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Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O abrigo é uma forma imediata de proteção à criança que, por motivos diversos, tenha suas necessidades, interesses e direitos ameaçados pela família biológica. Todavia, o abrigamento deve ser temporário, para que se evite a institucionalização da criança. Neste contexto, observe as seguintes características de uma das modalidades de amparo à criança abrigada: i) a pessoa mantém um auxílio e vínculo informal com a criança, ii) a pessoa contribui financeiramente para o custeamento dos estudos ou tratamento especializado da criança, iii) a pessoa visita a criança no abrigo e/ou leva-a para usufruir férias ou comemorar aniversários e datas festivas. Assinale a alternativa que identifica corretamente essa modalidade de amparo.
Tutela.
Adoção.
Guarda.
Apadrinhamento.
Estágio de Convivência
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em um estudo realizado para identificar as relações de poder presentes em determinada empresa, segundo a percepção de seus colaboradores, foram obtidos os seguintes resultados: há uma coalizão interna profissional impregnada de fortes conotações ideológicas; a equipe de especialistas revelou um sentimento de lealdade incondicional para com a organização, que foi, para a maioria, o primeiro local de trabalho, e onde eles complementaram suas formação profissional. Os membros dessa equipe, por terem participado desde o processo de concepção da organização, possuem total identificação com os objetivos e a missão organizacionais.
Na situação acima, as características descritas correspondem à configuração de poder
instrumento.
autocracia.
missionária.
meritocrática.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Marque a alternativa que corresponde à definição de treinamento on-the-job:
Consiste em estabelecer relações com muitos grupos de trabalho ao mesmo tempo.
Método de aprender o trabalho realizando-o no próprio local de trabalho, onde os instrutores normalmente são o funcionários mais antigos.
É uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha.
É o processo que envolve todas as formas de pagamento ou de recompensas dadas aos funcionários.
É um exame sistemático dos cargos no sentido de especificar o valor relativo de cada cargo para a organização.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É correto afirmar em relação à motivação humana:
Fatores de motivação e fatores de satisfação são sinônimos.
A motivação sempre é um catalisador que induz comportamentos positivos.
Quando o indivíduo tem suas necessidades satisfeitas ele encontra-se motivado
Devido a uma forte influência do comportamentalismo skineriano, o que muitos concebem como motivação é na verdade condicionamento.
Tomando por base o conceito de motivação intrínseca pode-se afirmar que uma pessoa pode motivar outra pessoa
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As técnicas projetivas psicopedagógicas têm por objetivo:
analisar o quociente de inteligência que um sujeito possui para resolução de problemas.
categorizar o grau de dificuldade na aprendizagem de projéteis.
definir o tipo de temperamento que um sujeito possui para facilitar o relacionamento interpessoal.
descobrir como o sujeito usa seus próprios recursos cognitivos para expressar suas emoções.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Considerando a discussão psicossocial da família, observe as afirmações abaixo.
I. A familiar nuclear, organizada segundo a inter-relação pai-mãe-filho(s), é um modelo que evidencia a determinação biológica dada pelos laços consangüíneos, portanto, natural e necessário, e, como tal, regulado por normas, crenças e valores que independem de qualquer contexto sócio-histórico.
II. No cotidiano da vida social, observa-se a emergência de novos arranjos familiares, por exemplo, as relações homossexuais e de mães ou pais solteiros. Tal situação mostra a necessidade histórica de, por um lado, desvincular o conceito de família do modelo nuclear (pai-mãe-filho(s)) e, por outro, vinculá-lo a um modelo definido em função, por exemplo, do tipo de ligação afetiva e de relação de cuidado/responsabilidade que os indivíduos mantêm entre si.
III. A dissolução de uma união conjugal, formalizada (religioso/civil) ou não, é, muitas vezes, vivenciada como uma situação dolorosa e estressante, na qual o homem e a mulher, em maior ou menor medida, confrontam-se com o sentimento de perda do parceiro e da unidade familiar. É um confronto com o sentimento de morte, que não é físico, mas é psicológico, e, como tal, articulada à elaboração de um luto e dos sentimentos que o permeiam: o fracasso e a impotência, dentre outros.
Assinale a alternativa que identifica, dentre as afirmações citadas, a(s) correta(s).
I e II, apenas
II e III, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas
I, II e III.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O departamento de recursos humanos (DRH) de uma empresa deve atuar como guardião da cultura, exercendo funções estratégicas que promovam a aceitação, a consolidação, a manutenção e as mudanças culturais. As atribuições típicas do DRH, à luz da análise cultural, incluem a
definição de perfis compatíveis com os valores que orientarão o recrutamento, a seleção e os programas de treinamento, enfatizando a história da organização, com depoimento dos heróis que fizeram o primeiro trabalho de socialização.
elaboração de sistemas de compensação e de status, definindo carreiras e critérios de avaliação, buscando modificar a filosofia, as crenças e os mitos existentes.
definição e interpretação de mensagens adequadas via imprensa interna, e correção de mensagens desviantes, ou mal-entendidos, alterando, se necessário, as normas existentes.
definição das mudanças no sistema de gestão da cultura, para atender melhor às transformações organizacionais que estão se sucedendo no mundo contemporâneo, principalmente no que diz respeito aos estímulos à heterogeneidade.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Leia as seguintes afirmativas referentes aos níveis nos quais o diagnóstico de necessidade de treinamento deve ser realizado:
I - No nível da análise organizacional devem ser identificados os níveis de eficiência e eficácia da organização, a fim de determinar as formas de treinamento que poderão contribuir para sua elevação.
II - No nível da análise das tarefas devem ser identificadas as atividades que compõem as tarefas assim como os requisitos pessoais necessários para seu desempenho eficaz.
III - No nível da análise dos recursos humanos devem ser identificados os níveis de conhecimento, habilidades e atitudes requeridas para a execução das tarefas.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira
Somente II é verdadeira.
Somente III é verdadeira.
Somente I e II são verdadeiras
I, II e III são verdadeiras.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando a importância do desenho infantil no processo de diagnóstico, é correto afirmar que:
cada sujeito apresenta um modelo comum de configuração ao qual acrescenta os atributos de acordo com sua história.
desenhar livremente contribui para ampliar a forma de raciocinar, imaginar e conjugar emoção com a lógica.
a avaliação psicopedagógica que utiliza o desenho como ferramenta poderá ser utilizada somente na clínica.
ao desenhar e ao escrever, a criança está no domínio do icônico, porque reproduzem as formas dos objetos e dos grafismos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A psicopedagogia exercida na escola é a que denominamos de psicopedagogia institucional. Por isso, é correto afirmar que ela:
se dá na relação entre um sujeito com sua história pessoal e sua modalidade de aprendizagem, buscando compreender a mensagem de outro sujeito, implícita no não-aprender.
se ocupa de estudar os processos didático-metodológicos e a dinâmica institucional enquanto espaço físico e psíquico que interfere no processo de aprendizagem.
se ocupa de atividades corretivas para prevenir problemas de aprendizagem dos alunos e melhorar o relacionamento familiar.
se ocupa de detectar as causas dos transtornos psíquicos dos alunos e professores, buscando encontrar os meios para que as patologias sejam eliminadas.
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