Questões de Psicologia

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O abrigo é uma forma imediata de proteção à criança que, por motivos diversos, tenha suas necessidades, interesses e direitos ameaçados pela família biológica. Todavia, o abrigamento deve ser temporário, para que se evite a institucionalização da criança. Neste contexto, observe as seguintes características de uma das modalidades de amparo à criança abrigada: i) a pessoa mantém um auxílio e vínculo informal com a criança, ii) a pessoa contribui financeiramente para o custeamento dos estudos ou tratamento especializado da criança, iii) a pessoa visita a criança no abrigo e/ou leva-a para usufruir férias ou comemorar aniversários e datas festivas. Assinale a alternativa que identifica corretamente essa modalidade de amparo.

  • A.

    Tutela.

  • B.

    Adoção.

  • C.

    Guarda.

  • D.

    Apadrinhamento.

  • E.

    Estágio de Convivência

Em um estudo realizado para identificar as relações de poder presentes em determinada empresa, segundo a percepção de seus colaboradores, foram obtidos os seguintes resultados: há uma coalizão interna profissional impregnada de fortes conotações ideológicas; a equipe de especialistas revelou um sentimento de lealdade incondicional para com a organização, que foi, para a maioria, o primeiro local de trabalho, e onde eles complementaram suas formação profissional. Os membros dessa equipe, por terem participado desde o processo de concepção da organização, possuem total identificação com os objetivos e a missão organizacionais.

Na situação acima, as características descritas correspondem à configuração de poder

  • A.

    instrumento.

  • B.

    autocracia.

  • C.

    missionária.

  • D.

    meritocrática.

Marque a alternativa que corresponde à definição de treinamento on-the-job:

  • A.

    Consiste em estabelecer relações com muitos grupos de trabalho ao mesmo tempo.

  • B.

    Método de aprender o trabalho realizando-o no próprio local de trabalho, onde os instrutores normalmente são o funcionários mais antigos.

  • C.

    É uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha.

  • D.

    É o processo que envolve todas as formas de pagamento ou de recompensas dadas aos funcionários.

  • E.

    É um exame sistemático dos cargos no sentido de especificar o valor relativo de cada cargo para a organização.

É correto afirmar em relação à motivação humana:

  • A.

    Fatores de motivação e fatores de satisfação são sinônimos.

  • B.

    A motivação sempre é um catalisador que induz comportamentos positivos.

  • C.

    Quando o indivíduo tem suas necessidades satisfeitas ele encontra-se motivado

  • D.

    Devido a uma forte influência do comportamentalismo skineriano, o que muitos concebem como motivação é na verdade condicionamento.

  • E.

    Tomando por base o conceito de motivação intrínseca pode-se afirmar que uma pessoa pode motivar outra pessoa

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As técnicas projetivas psicopedagógicas têm por objetivo:

  • A.

    analisar o quociente de inteligência que um sujeito possui para resolução de problemas.

  • B.

    categorizar o grau de dificuldade na aprendizagem de projéteis.

  • C.

    definir o tipo de temperamento que um sujeito possui para facilitar o relacionamento interpessoal.

  • D.

    descobrir como o sujeito usa seus próprios recursos cognitivos para expressar suas emoções.

Considerando a discussão psicossocial da família, observe as afirmações abaixo.

I. A familiar nuclear, organizada segundo a inter-relação pai-mãe-filho(s), é um modelo que evidencia a determinação biológica dada pelos laços consangüíneos, portanto, natural e necessário, e, como tal, regulado por normas, crenças e valores que independem de qualquer contexto sócio-histórico.

II. No cotidiano da vida social, observa-se a emergência de novos arranjos familiares, por exemplo, as relações homossexuais e de mães ou pais solteiros. Tal situação mostra a necessidade histórica de, por um lado, desvincular o conceito de família do modelo nuclear (pai-mãe-filho(s)) e, por outro, vinculá-lo a um modelo definido em função, por exemplo, do tipo de ligação afetiva e de relação de cuidado/responsabilidade que os indivíduos mantêm entre si.

III. A dissolução de uma união conjugal, formalizada (religioso/civil) ou não, é, muitas vezes, vivenciada como uma situação dolorosa e estressante, na qual o homem e a mulher, em maior ou menor medida, confrontam-se com o sentimento de perda do parceiro e da unidade familiar. É um confronto com o sentimento de morte, que não é físico, mas é psicológico, e, como tal, articulada à elaboração de um luto e dos sentimentos que o permeiam: o fracasso e a impotência, dentre outros.

Assinale a alternativa que identifica, dentre as afirmações citadas, a(s) correta(s).

  • A.

    I e II, apenas

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    III, apenas

  • E.

    I, II e III.

O departamento de recursos humanos (DRH) de uma empresa deve atuar como guardião da cultura, exercendo funções estratégicas que promovam a aceitação, a consolidação, a manutenção e as mudanças culturais. As atribuições típicas do DRH, à luz da análise cultural, incluem a

  • A.

    definição de perfis compatíveis com os valores que orientarão o recrutamento, a seleção e os programas de treinamento, enfatizando a história da organização, com depoimento dos heróis que fizeram o primeiro trabalho de socialização.

  • B.

    elaboração de sistemas de compensação e de status, definindo carreiras e critérios de avaliação, buscando modificar a filosofia, as crenças e os mitos existentes.

  • C.

    definição e interpretação de mensagens adequadas via imprensa interna, e correção de mensagens desviantes, ou mal-entendidos, alterando, se necessário, as normas existentes.

  • D.

    definição das mudanças no sistema de gestão da cultura, para atender melhor às transformações organizacionais que estão se sucedendo no mundo contemporâneo, principalmente no que diz respeito aos estímulos à heterogeneidade.

Leia as seguintes afirmativas referentes aos níveis nos quais o diagnóstico de necessidade de treinamento deve ser realizado:

I - No nível da análise organizacional devem ser identificados os níveis de eficiência e eficácia da organização, a fim de determinar as formas de treinamento que poderão contribuir para sua elevação.

II - No nível da análise das tarefas devem ser identificadas as atividades que compõem as tarefas assim como os requisitos pessoais necessários para seu desempenho eficaz.

III - No nível da análise dos recursos humanos devem ser identificados os níveis de conhecimento, habilidades e atitudes requeridas para a execução das tarefas.

Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:

  • A.

    Somente I é verdadeira

  • B.

    Somente II é verdadeira.

  • C.

    Somente III é verdadeira.

  • D.

    Somente I e II são verdadeiras

  • E.

    I, II e III são verdadeiras.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando a importância do desenho infantil no processo de diagnóstico, é correto afirmar que:

  • A.

    cada sujeito apresenta um modelo comum de configuração ao qual acrescenta os atributos de acordo com sua história.

  • B.

    desenhar livremente contribui para ampliar a forma de raciocinar, imaginar e conjugar emoção com a lógica.

  • C.

    a avaliação psicopedagógica que utiliza o desenho como ferramenta poderá ser utilizada somente na clínica.

  • D.

    ao desenhar e ao escrever, a criança está no domínio do icônico, porque reproduzem as formas dos objetos e dos grafismos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A psicopedagogia exercida na escola é a que denominamos de psicopedagogia institucional. Por isso, é correto afirmar que ela:

  • A.

    se dá na relação entre um sujeito com sua história pessoal e sua modalidade de aprendizagem, buscando compreender a mensagem de outro sujeito, implícita no não-aprender.

  • B.

    se ocupa de estudar os processos didático-metodológicos e a dinâmica institucional enquanto espaço físico e psíquico que interfere no processo de aprendizagem.

  • C.

    se ocupa de atividades corretivas para prevenir problemas de aprendizagem dos alunos e melhorar o relacionamento familiar.

  • D.

    se ocupa de detectar as causas dos transtornos psíquicos dos alunos e professores, buscando encontrar os meios para que as patologias sejam eliminadas.

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