Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com referência aos pressupostos básicos que fundamentam o desenvolvimento organizacional, assinale a opção incorreta.
A constante e rápida mutação do ambiente determina a necessidade de contínua adaptação, ajustamento e reorganização como condição básica de sobrevivência.
Todo sistema é social, evidenciando a necessidade de se cuidar da interação entre a organização e o ambiente e da interação entre o indivíduo e a organização.
A integração entre objetivos individuais e objetivos organizacionais e o planejamento da mudança organizacional constituem um processo contínuo e longo, que demanda alguns anos para sua execução.
A eficácia organizacional e o bem-estar dos empregados dependem da aplicação dos conhecimentos acerca da natureza humana, indicando como modelo ideal de desenvolvimento organizacional o que se baseia na ciência do comportamento.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O termo equipe vem sendo utilizado para descrever tipos de operações de trabalho, como equipes de projeto, equipes de venda, dentre outros. Entretanto também é possível diferenciar as equipes pela natureza de suas interações. Nas afirmativas abaixo encontram-se definições de três tipos básicos de equipes segundo essa tipologia:
I - Equipes de solução de problemas: os membros precisam ter um alto grau de confiança em um processo de resolução de problemas que se concentre nas questões, não em posições ou conclusões predeterminadas.
II - Equipes de criação: são responsáveis por explorar possibilidades e alternativas, com o objetivo amplo de desenvolver um novo produto ou serviço, devendo possuir alto grau de autonomia.
III - Equipes táticas: responsáveis pela execução de um plano ou objetivo bem definido, onde todos devem ter muita clareza dos objetivos e de seu papel na equipe.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira
Somente II é verdadeira.
Somente III é verdadeira
Somente I e II são verdadeiras
I, II e III são verdadeiras.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Para Vigotsky, a constituição do pensamento, especialmente nas suas funções complexas, é viabilizada principalmente pelas trocas sociais e, nesta interação, o fator de maior peso é a linguagem. Nesse sentido, é correto afirmar que:
o comportamento da criança é orientado pelo instrumento físico e pelo signo da mesma forma.
na medida em que se constitui como um meio de atividade interna dirigida para o controle do próprio indivíduo, o signo não modifica em nada o objeto da operação psicológica.
é somente a partir da articulação do signo que as funções cognitivas superiores podem se estruturar.
o signo pode modificar o objeto da operação psicológica em função de não estar orientado exclusivamente de forma interna.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em relação à influência da Pedagogia dentro do Movimento Institucionalista, é válido afirmar que:
o Institucionalismo abarcou apenas os conceitos do Estruturalismo e do Materialismo Histórico na sua produção teórica e na sua intervenção.
do ponto de vista da técnica, os instrumentos clássicos da Sociologia, como questionários e entrevistas foram reformulados a partir do método Montessoriano.
para a Pedagogia Libertária, o importante era a atividade criadora das instituições, a sua atividade instituinte, tanto dos professores quanto dos alunos.
da Pedagogia apenas as idéias questionadoras de Rousseau foram incorporadas à gênese conceitual do Institucionalismo.
A experiência mostra que ao longo da evolução de um grupo vários papéis podem ser desempenhados por seus membros. Marque a opção FALSA a respeito do papel evidenciado.
Vestal: consiste na função do indivíduo em provocar perturbações no campo grupal por meio de um jogo de intrigas.
Bode Expiatório: toda a maldade do grupo fica depositada em um indivíduo que, se tiver uma tendência prévia, servirá como depositário, tendo a possibilidade de ser expulso do grupo.
Radar: é o indivíduo que, antes dos demais, capta os primeiros sinais das ansiedades que ainda embrionariamente estão emergindo no grupo.
Porta-voz: é aquele que através deste papel mostra mais manifestamente aquilo que o restante do grupo pode estar, latentemente, pensando ou sentindo.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A G&E, empresa de engenharia, passou recentemente por mudanças drásticas na implantação de novos softwares, o que exigiu novas formas de trabalho, novos conhecimentos e habilidades por parte dos funcionários e fornecedores de serviços, além da superação de resistências e conflitos. O programa de desenvolvimento comportamental foi aplicado, visando à melhoria do clima organizacional e da motivação dos colaboradores nas atividades da empresa. Os elementos que contribuem para a eficácia desse programa, no alcance de resultados de melhoria do desempenho da empresa como um todo, não incluem a existência de
flexibilidade organizacional e de reconhecimento da necessidade de investir em melhorias durante a condução das mudanças.
aceitação para a mudança de comportamento, que é facilmente alcançada em programas de acompanhamento das mudanças.
ambiente que favoreça a cooperação e a participação de todos os empregados envolvidos no processo de mudança.
envolvimento e comprometimento por parte dos empregados no programa de acompanhamento das mudanças.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O poder no qual o indivíduo detém por estar no cargo em uma organização e ao sair dele, imediatamente o perde, é definido como:
Poder de referência.
Poder de especialista.
Poder legítimo.
Poder de informação.
Poder coercitivo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A idéia piagetiana de que a ação é o ponto de partida da razão e fonte da organização e reorganização contínua da percepção, é corretor afirmar que:
o processo de equilibração tem uma relação correspondente à organização lógica.
o ensino organizado e sistemático é a única forma capaz de chegar à estruturação da inteligência.
as características fundamentais da inteligência: objetivação, generalização, classificação e ordenação são prejudicadas pelo processo de subjetivação.
a dinâmica de articulação entre os níveis de inteligência, do desejo, do organismo e do corpo não é afetada pelo problema de aprendizagem.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O objetivo do diagnóstico psicopedagógico é:
proporcionar orientações e instrumentos de trabalho aos professores, capazes de modificar o conflito estabelecido.
colocar em evidência o trabalho do psicopedagogo como único responsável pela realização e solução dos conflitos da escola.
explorar a problemática do aluno perante o professor e seus familiares, a fim de encontrar as soluções mais adequadas ao caso.
esclarecer uma queixa da família, do próprio sujeito e, na maioria das vezes, apenas da escola.
Geralmente, os psicólogos sociais concordam que uma atitude possui três componentes. Marque a alternativa que indica com exatidão como esses componentes são denominados
Assertivo, nominativo e classificativo
Emocional, avaliativo e lingüístico.
Cognitivo, afetivo e comportamental
Classificativo, deliberativo e social
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...