Questões de Psicologia

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Quanto a técnicas de entrevista e aconselhamento, julgue os itens que se seguem. As perguntas da entrevista clínica para o DSM-IV são estruturadas, mas a pontuação depende do julgamento clínico do entrevistador sobre a presença ou não de determinado critério.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na seleção de pessoal, segundo Chiavenatto (1999), as informações a respeito do cargo a ser preenchido podem ser colhidas de cinco modos distintos. Um desses modos é a técnica dos incidentes críticos que consiste no(a):

  • A.

    levantamento sistemático das informações sobre os requisitos e características desejáveis do futuro ocupante do cargo, assinalados na requisição de pessoal

  • B.

    levantamento dos aspectos intrínsecos referentes ao conteúdo do cargo e extrínsecos relativos aos requisitos que o cargo exige de seus ocupantes.

  • C.

    previsão aproximada do conteúdo do cargo e de sua exigibilidade em relação ao ocupante (requisitos e características) como uma simulação inicial.

  • D.

    comparação dos cargos da empresa com a estrutura dos cargos de outras bem-sucedidas no mercado a fim de adequá-los às novas demandas.

  • E.

    anotação sistemática e criteriosa de todos os fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo considerado que produziram um bom ou mau desempenho no trabalho.

Quanto a técnicas de entrevista e aconselhamento, julgue os itens que se seguem. A entrevista clínica estruturada para o DSM-IV permite o diagnóstico de diferentes transtornos mentais com bom grau de confiabilidade em termos gerais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na avaliação de um Programa de Treinamento, Spector (2002) classifica os critérios de treinamento em dois níveis importantes, um dos quais é o critério do nível de desempenho que:

  • A.

    avalia o que uma pessoa é capaz de fazer ao final do treinamento dentro do ambiente de treinamento, em si.

  • B.

    indica quais são os efeitos do treinamento no desempenho da pessoa em seu ambiente de trabalho.

  • C.

    observa se os comportamentos da pessoa traduzem, ou não, o que lhe foi ensinado no treinamento.

  • D.

    mede o que a pessoa aprendeu e o que é capaz de demonstrar por meio de seu comportamento, em termos de seus conhecimentos e habilidades.

  • E.

    se refere a quanto os sujeitos gostaram do treinamento e quanto eles acreditam ter aprendido.

Quanto a técnicas de entrevista e aconselhamento, julgue os itens que se seguem. A entrevista psicodinâmica requer a investigação do desenvolvimento dos esquemas cognitivos, enquanto a entrevista comportamental requer a investigação de variáveis contingentes à emissão do comportamento em questão.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Spector (2002), na abordagem orientada à pessoa, um CHAO é definido como:

  • A.

    aquilo que uma pessoa é capaz de realizar no trabalho.

  • B.

    o que uma pessoa precisa saber para desempenhar um determinado trabalho.

  • C.

    a capacidade de uma pessoa para desempenhar tarefas ou aprendê-las.

  • D.

    um atributo ou característica exigida para que alguém possa desempenhar uma determinada tarefa.

  • E.

    uma determinada atividade que uma pessoa executa em um trabalho.

Quanto a técnicas de entrevista e aconselhamento, julgue os itens que se seguem. A entrevista não-estruturada é mais utilizada no contexto clínico e, principalmente, quando é adotada a abordagem dinâmica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na perspectiva de Chiavenatto (1999), o salário nominal representa:

  • A.

    o volume de dinheiro fixado em contrato individual pelo cargo ocupado.

  • B.

    o conjunto de recompensas quantificáveis que um empregado recebe pelo seu trabalho.

  • C.

    a quantidade de bens que o empregado pode adquirir com o volume de dinheiro que recebe.

  • D.

    a menor remuneração permitida por lei para trabalhadores de um ramo de atividade econômica.

  • E.

    as recompensas que as pessoas recebem em troca do desempenho das tarefas organizacionais

Quanto a técnicas de entrevista e aconselhamento, julgue os itens que se seguem. Uma entrevista clínica tem por objetivo a descrição e a avaliação de comportamentos relevantes por meio de técnicas específicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Chiavenatto (1999), no modelo contingencial de desenho de cargos, as cinco dimensões essenciais que todo cargo deve possuir são:

  • A.

    variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com a tarefa, retroação.

  • B.

    variedade, contexto do cargo, significado das tarefas, comunicação, retroação.

  • C.

    racionalidade, fragmentação do trabalho, eficiência, permanência, conteúdo do cargo.

  • D.

    contexto do cargo, condições sociais de desempenho, interação das pessoas, estabilidade, comunicação.

  • E.

    identidade com as tarefas, conteúdo do cargo, eficiência, interação das pessoas, autonomia.

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