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Quanto a técnicas de entrevista e aconselhamento, julgue os itens que se seguem. As perguntas da entrevista clínica para o DSM-IV são estruturadas, mas a pontuação depende do julgamento clínico do entrevistador sobre a presença ou não de determinado critério.
Na seleção de pessoal, segundo Chiavenatto (1999), as informações a respeito do cargo a ser preenchido podem ser colhidas de cinco modos distintos. Um desses modos é a técnica dos incidentes críticos que consiste no(a):
levantamento sistemático das informações sobre os requisitos e características desejáveis do futuro ocupante do cargo, assinalados na requisição de pessoal
levantamento dos aspectos intrínsecos referentes ao conteúdo do cargo e extrínsecos relativos aos requisitos que o cargo exige de seus ocupantes.
previsão aproximada do conteúdo do cargo e de sua exigibilidade em relação ao ocupante (requisitos e características) como uma simulação inicial.
comparação dos cargos da empresa com a estrutura dos cargos de outras bem-sucedidas no mercado a fim de adequá-los às novas demandas.
anotação sistemática e criteriosa de todos os fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo considerado que produziram um bom ou mau desempenho no trabalho.
Quanto a técnicas de entrevista e aconselhamento, julgue os itens que se seguem. A entrevista clínica estruturada para o DSM-IV permite o diagnóstico de diferentes transtornos mentais com bom grau de confiabilidade em termos gerais.
Na avaliação de um Programa de Treinamento, Spector (2002) classifica os critérios de treinamento em dois níveis importantes, um dos quais é o critério do nível de desempenho que:
avalia o que uma pessoa é capaz de fazer ao final do treinamento dentro do ambiente de treinamento, em si.
indica quais são os efeitos do treinamento no desempenho da pessoa em seu ambiente de trabalho.
observa se os comportamentos da pessoa traduzem, ou não, o que lhe foi ensinado no treinamento.
mede o que a pessoa aprendeu e o que é capaz de demonstrar por meio de seu comportamento, em termos de seus conhecimentos e habilidades.
se refere a quanto os sujeitos gostaram do treinamento e quanto eles acreditam ter aprendido.
Quanto a técnicas de entrevista e aconselhamento, julgue os itens que se seguem. A entrevista psicodinâmica requer a investigação do desenvolvimento dos esquemas cognitivos, enquanto a entrevista comportamental requer a investigação de variáveis contingentes à emissão do comportamento em questão.
De acordo com Spector (2002), na abordagem orientada à pessoa, um CHAO é definido como:
aquilo que uma pessoa é capaz de realizar no trabalho.
o que uma pessoa precisa saber para desempenhar um determinado trabalho.
a capacidade de uma pessoa para desempenhar tarefas ou aprendê-las.
um atributo ou característica exigida para que alguém possa desempenhar uma determinada tarefa.
uma determinada atividade que uma pessoa executa em um trabalho.
Quanto a técnicas de entrevista e aconselhamento, julgue os itens que se seguem. A entrevista não-estruturada é mais utilizada no contexto clínico e, principalmente, quando é adotada a abordagem dinâmica.
Na perspectiva de Chiavenatto (1999), o salário nominal representa:
o volume de dinheiro fixado em contrato individual pelo cargo ocupado.
o conjunto de recompensas quantificáveis que um empregado recebe pelo seu trabalho.
a quantidade de bens que o empregado pode adquirir com o volume de dinheiro que recebe.
a menor remuneração permitida por lei para trabalhadores de um ramo de atividade econômica.
as recompensas que as pessoas recebem em troca do desempenho das tarefas organizacionais
Quanto a técnicas de entrevista e aconselhamento, julgue os itens que se seguem. Uma entrevista clínica tem por objetivo a descrição e a avaliação de comportamentos relevantes por meio de técnicas específicas.
Para Chiavenatto (1999), no modelo contingencial de desenho de cargos, as cinco dimensões essenciais que todo cargo deve possuir são:
variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com a tarefa, retroação.
variedade, contexto do cargo, significado das tarefas, comunicação, retroação.
racionalidade, fragmentação do trabalho, eficiência, permanência, conteúdo do cargo.
contexto do cargo, condições sociais de desempenho, interação das pessoas, estabilidade, comunicação.
identidade com as tarefas, conteúdo do cargo, eficiência, interação das pessoas, autonomia.
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