Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base na teoria psicanalítica de Freud, julgue os itens que se seguem.

A ansiedade neurótica é desvinculada da realidade, tendo relação com o medo de punições fantasiadas pelo sujeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na teoria psicanalítica de Freud, julgue os itens que se seguem.

O Ego é o sistema do qual se originam o Id e o Superego.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na teoria psicanalítica de Freud, julgue os itens que se seguem.

A soma total de energia disponível para a personalidade é constituída por todos os instintos considerados conjuntamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A orientadora educacional de uma escola, percebendo que um aluno de treze anos de idade estava isolando-se dos demais alunos e apresentando mais agressividade e introversão, resolveu encaminhá-lo a uma consulta com Tícia, sua amiga psicóloga que trabalha na rede pública de saúde. Atendendo ao pedido da amiga, Tícia iniciou sessões de psicodiagnóstico com o aluno, utilizando uma técnica projetiva à qual teve acesso por meio de manuais e que se propõe a investigar a ocorrência de maus-tratos em crianças e adolescentes. O pai do aluno, ao saber das consultas, procurou Tícia, a fim de conhecer o conteúdo das sessões. Alegando questões de ética profissional, a psicóloga negou-se a fornecer qualquer informação ao pai sem o expresso consentimento do aluno.

Diante dessa situação hipotética e com base na legislação em vigor e no código de ética, julgue os itens subseqüentes.

Se o pai resolver encaminhar o filho a outra psicóloga, de sua confiança, e esta, autorizada pelo pai, solicitar a Tícia cópia dos dados por ela obtidos, Tícia deverá negar-se a prestar qualquer informação, a fim de cumprir seu dever de sigilo profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A orientadora educacional de uma escola, percebendo que um aluno de treze anos de idade estava isolando-se dos demais alunos e apresentando mais agressividade e introversão, resolveu encaminhá-lo a uma consulta com Tícia, sua amiga psicóloga que trabalha na rede pública de saúde. Atendendo ao pedido da amiga, Tícia iniciou sessões de psicodiagnóstico com o aluno, utilizando uma técnica projetiva à qual teve acesso por meio de manuais e que se propõe a investigar a ocorrência de maus-tratos em crianças e adolescentes. O pai do aluno, ao saber das consultas, procurou Tícia, a fim de conhecer o conteúdo das sessões. Alegando questões de ética profissional, a psicóloga negou-se a fornecer qualquer informação ao pai sem o expresso consentimento do aluno.

Diante dessa situação hipotética e com base na legislação em vigor e no código de ética, julgue os itens subseqüentes.

Se, além dos sintomas já relatados, a psicóloga diagnosticar, ainda, aumento repentino de peso, ansiedade elevada e sentimento de menos valia, a soma desses sintomas evidenciará, de forma conclusiva, um diagnóstico de maustratos do adolescente por familiar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A orientadora educacional de uma escola, percebendo que um aluno de treze anos de idade estava isolando-se dos demais alunos e apresentando mais agressividade e introversão, resolveu encaminhá-lo a uma consulta com Tícia, sua amiga psicóloga que trabalha na rede pública de saúde. Atendendo ao pedido da amiga, Tícia iniciou sessões de psicodiagnóstico com o aluno, utilizando uma técnica projetiva à qual teve acesso por meio de manuais e que se propõe a investigar a ocorrência de maus-tratos em crianças e adolescentes. O pai do aluno, ao saber das consultas, procurou Tícia, a fim de conhecer o conteúdo das sessões. Alegando questões de ética profissional, a psicóloga negou-se a fornecer qualquer informação ao pai sem o expresso consentimento do aluno.

Diante dessa situação hipotética e com base na legislação em vigor e no código de ética, julgue os itens subseqüentes.

A confirmação de maus-tratos por meio da técnica projetiva mencionada não será substancialmente válida.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às metodologias de pesquisa para intervenção organizacional, é correto afirmar que:

  • A. a pesquisa na organização pode ser vista como um meio de acelerar o processo de compreensão de como realizar melhor o trabalho, mas o valor do investimento pode levar a um custo-benefício insatisfatório.
  • B. as metodologias mais adequadas para a pesquisa de intervenção estão concentradas em descrever, codificar e contar eventos para favorecer a compreensão de "por que" as coisas acontecem.
  • C. os métodos qualitativos de pesquisas nas organizaçõesbuscamconcentrar-sena exploração, em profundidade, da natureza e das origens dos pontos de vista das pessoas ou das razões e conseqüências da escolha de critérios de desempenho corporativos.
  • D. devido às características colaborativas da pesquisa de ação, é provável que os participantes aprendam muito com o processo em si, mas a morosidade para obter-se os resultados dificulta sua aplicação.
  • E. as características-chave da pesquisa pura é que ela pretende conduzir a desenvolvimentos teóricos e a aplicações práticas dos seus resultados na organização.

O desenvolvimento da formação, qualificação profissional e o reforço da competitividade nas empresas tem por objetivo:

  • A.

    Garantir o acesso específico à formação contínua por parte dos trabalhadores.

  • B.

    Ser indispensável para o reforço da empregabilidade dos trabalhadores e da competitividade das empresas

  • C.

    Desenvolvimento e consolidação de um sistema de formação profissional fragmentado, de acordo com as necessidades da empresa.

  • D.

    Reforço da especialização dos empregados e valorização de atributos específicos a nível profissional.

Considerando as mudanças na dinâmica e funcionamento das organizações assinale a alternativa correta no que se refere às tendências na análise do trabalho,hoje.

  • A. quando um colaborador não entrega o resultado pactuado, a tendência é analisar-se o quanto isso foi motivado por problemas que a organização precisa sanar e o quanto foi motivado por deficiências individuais.
  • B. apenas para os colaboradores que tenham cargo de comando, investiga-se como ele procura atuar de forma cooperada nas equipes de trabalho em que participe.
  • C. na proporção que o colaborador se qualifica para o cargo seguinte em sua carreira, é mantido o mesmo nível de exigência para o seu desempenho.
  • D. o tipo de trabalho desenvolvido pelo colaborador determina seu nível salarial.
  • E. um conjunto de cargo, mesmo disposto em seqüência crescente, não define uma carreira.

A definição ampliada de Escolha Consciente (informada) pode ser definida como:

  • A.

    Os provedores de serviços, a fim de completar seu processo de orientação, devem lançar mão de recursos áudio visuais e distribuição de material, de forma correta, apropriado à clien-tela alvo

  • B.

    Cada instituição deve assegurar que a orientação de clientes deve ser realizada com sensibilidade e eficácia.

  • C.

    O acesso deve ser eficaz à informação sobre escolhas repro-dutivas e à orientação, serviços e insumos necessários para ajudar a um indivíduo a selecionar e usar um método apropri-ado de planejamento familiar e, portanto, ele deve começar antes da seleção de um método específico

  • D.

    Dentro de cada zona de serviço deve estar disponível uma gama apropriada de métodos anticoncepcionais para satisfa-zer as necessidades de vários usuários de anticoncepcionais

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...