Questões de Psicologia

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Do ponto de vista ético, é correto afirmar que, na organização, o psicólogo deve:

  • A. estar atento à forma como usa o seu poder e como interage com o poder do cliente.
  • B. simular um conhecimento ou competência acima de suas reais condições, em determinado momento, para salvaguardar um projeto maior do qual é parte.
  • C. dentro da ética de cooperação incentivar o cliente a analisar os feedbacks que recebe – sejam positivos ou negativos, tendo o cuidado de proteger unilateralmente sua imagem.
  • D. interromper um contrato de trabalho em andamento se lhe for garantida uma outra possibilidade de serviço com maior vantage m pessoal.
  • E. conseguir todas as informações sobre o cliente que forem significativas para o projeto que está desenvolvendo na organização, mesmo sem autorização do cliente.

Segundo a Federação Internacional de Paternidade Plane-jada, com base nas avaliações da associação entre orienta-ção, qualidade de atenção e continuidade do processo, po-demos afirmar que:

  • A.

    A quantidade de informações oferecida durante a sessão de orientação deve ser de acordo com o que o cliente pode com-preender e guardar na sua mente.

  • B.

    A orientação deve ser abrangente ao nº de questões que possam ser discutidas dentro da disponibilidade de tempo.

  • C.

    A orientação para anticoncepção não deve focalizar informa-ções essenciais e nem discussões das necessidades dos cli-entes.

  • D.

    O tempo gasto com cada cliente deve ser sempre limitado a 30 minutos no processo de orientação.

Com relação à organização dos processos de trabalho, é correto afirmar que:

  • A. é necessária uma análise quantitativa para definir os graus de generalidade e especialização que a empresa precisa para o seu contingente de pessoas, considerando as características da atividade e o regime de trabalho.
  • B.  para obter grau de desempenho exigido pelos processos, é importante que o pessoal que compõe o quadro – perfil da força de trabalho – esteja classificado em cargos compatíveis com a natureza dos trabalhos exigidos pelos processos e não se restrinjam a uma só área de atuação.
  • C. definir atividades e tarefas que compõem os cargos é o fator mais importante para que a empresa garanta uma força de trabalho compatível com o volume de seu negócio.
  • D.

    a empresa deve desenvolver um sistema de controle para que fatores como volume de trabalho, nível de informatização, percentual de terceirizado e treinamentos não alterem processos de trabalho já estabelecidos.

  • E. quando segmentada por processos, a empresa pode prescindir de analisar todas as atividades contidas nas tarefas e o número de horas necessárias à sua execução.

Existem diversos métodos e técnicas diferentes para se obter informações para pesquisa do comportamento organizacional. Sobre isso, é correto afirmar que:

  • A. questionários têm a vantagem de, como geralmente são anônimos, resultarem em respostas confiáveis.
  • B. entrevistas consomem tempo e exigem, cada vez mais, treinamento e habilidade, dependendo de sua profundidade e estruturação.
  • C. a grande possibilidade dos obsevadores fornecerem dados completos e exatos.
  • D. questionários apresentam como vantagem a alta taxa de devolução, o que facilita a generalização dos resultad os.
  • E. as medidas não-reativas, ao serem usadas, alteram o ambiente que está sendo estudado.

Em um projeto de pesquisa comportamental, é imprescindível:

  • A. especificar o problema-objeto.
  • B. experiências de laboratório.
  • C. estudo de campo.
  • D. entrevistas coletivas.
  • E. estudos de caso.

Com relação ao clima organizacional, é correto afirmar que:

  • A.

    refere-se à percepção que as pessoas têm da organização e que são determinadas por fatores conjunturais internos.

  • B.

    o clima organizacional pode ser identificado por meio de pesquisa, instrumento através do qual é possível atender as necessidades da organização e seus colaboradores, à medida que caracteriza tendências, tomando por base consultas a todos os níveis funcionais.

  • C. o clima organizacional tende a ser estável, nãosendo vulnerável a questões externas, como boatos, notícias, eventos.
  • D. o mapeamento das percepções sobre o contexto organizacional constitui-se o elemento-chave da mudança profunda.
  • E. se os níveis de satisfação no trabalho estão em baixa, os fatores relativos a clima organizacional têm um papel indireto em relação à motivação.

Em um processo de Desenvolvimento Organizacional, é essencial considerar que:

  • A. a questão mais importante é que as pessoas com poder hierárquico assumam o patrocínio do programa.
  • B. a empresa deve ter clareza das implicações do programa quanto a seus limites, riscos, possibilidades, devendo ter cuidado para que essas informações não fluam pela organização.
  • C. diagnóstico do comportamento organizacional que envolva pesquisa em níveis diferenciados de modo que o desenho do programa seja adequado à realidade, além de contar com um conjunto de métodos e técnicas testados em ambientes empresariais.
  • D. o que acontece é um conjunto de intervenções de mudança planejada que valoriza o crescimento organizacional.
  • E. não desejam mudar seus comportamentos, pois isso implica em rever costumes, crenças e valores adquiridos ao longo do tempo.

Conforme a Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças, o que NÃO é uma característica do estágio pré-operatório?

  • A. Desenvolvimento dos reflexos, flexibilidade sociocognitiva e inteligência hierárquica.
  • B. Desenvolvimento da função simbólica através do brincar.
  • C. Compreensão da noção de permanência de identidade.
  • D. Egocentrismo e a aparência tomada como realidade.
  • E. Capacidade de categorização.

As principais tendências do processo de avaliação de desempenho podem ser resumidas da seguinte forma:

  • A. utilização de modelos que forneçam com precisão informações para novas formas de trabalhar.
  • B. avaliação compreendida como um espaço para negociação entre as expectativas da empresa e das pessoas, devendo balizar decisões que contribuam para ambas as partes.
  • C. busca de indicadores quantitativos – em geral financeiros – para dar concretude à avaliação.
  • D. ampla comunicação dos objetivos e do processo, enfatizando os resultados para o negócio.
  • E. avaliação vista como processo que oferece suporte ao controle da gestão.

Com relação à cultura organizacional, é essencial considerar que:

  • A. os artefatos visíveis da cultura organizacional, como lay-out, comportamento das pessoas, rituais, mitos organizacionais, assim como crenças, expressas em documentos, não são difíceis de ser percebidos e interpretados.
  • B. ospressupostosbásicos,normalmente inconscientes, determinam como os membros do grupo percebem, pensam e sentem.
  • C. os valores da cultura são pressupostos básicos organizados aleatoriamente.
  • D. para decifrar a cultura da organização, o pesquisador precisa investigar a natureza e os relacionamentos humanos.
  • E. o conceito de cultura concebido por Shein se refere a um modelo dinâmico que é aprendido, transmitido e perpetuado.
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