Questões de Psicologia

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No levantamento de necessidades de treinamento (LNT), é essencial considerar que:

  • A. o diagnóstico para fins de treinamento é integrado e sistêmico.
  • B. o quadro de necessidades está relacionado com as carências ou problemas ocorridos na organização.
  • C. o esforço do diagnóstico é um esforço da área de gestão de pessoas.
  • D. no levantamento de necessidades se utilizam métodos formais de sondagem.
  • E. é necessário análise dos conteúdos para o desempenho eficaz dos colaboradores nos cargos.

O planejamento do treinamento empresarial é fundamental porque:

  • A. énecessárioelevaracompetitividade empresarial através de ações de baixo custo e do controle de despesas.
  • B. deve-se montar treinamento numa postura de consumir conhecimento de forma rápida e utilitária.
  • C. como a redução do prazo de validade do conhecimento, é uma realidade, deve-se ser pragmático centrando-se no aqui e agora.
  • D. é necessário incorporar ao treinamento novos elementos, como recursos tecnológicos e métodos de aprendizagem, que promovam a passagem de aprendizes passivos para ativos colaboradores de negócios no cenário global.
  • E. é preciso clareza de que as ações de treinamento devem espelhar cada vez mais as tarefas específicas de cada cargo.

As empresas não são entidades isoladas, mas estão em interação dinâmica com o ambiente em que se encontram. As transformações que ocorrem hoje no mundodotrabalhotrazemmudançasno funcionamento das organizações, tendo como conseqüência:

  • A. a busca de participação e autonomia por parte dos colaboradores, parcerias, alianças, alta competitividade, ausência de fronteiras.
  • B. um acelerado desenvolvimento tecnológico, ênfase em serviços que dependem de habilidades mecânicas bem diferenciadas.
  • C. visão e ação estratégica voltadas para os processos das áreas-meio.
  • D. prática da ética no ambiente de negócio de cada empresa.
  • E. tecnologia da informação que promove grandes alterações no fluxo e tratamento das informações, garantindo melhor desempenho quanto à comunicação interpessoal.

Por que é necessário fazer avaliação de treinamento?

  • A. Para dispor de dados objetivos que reforcem a crença de que capacitar pessoas é uma estratégia organizacional eficaz.
  • B. Para ter parâmetros para diminuir despesas com treinamento.
  • C. Para obter informações sobre a reação dos participantes.
  • D. Para definir características dos participantes.
  • E. Para consequir uma avaliação da aprendizagem quantificável.

Sobre a importância e interligação dos fatores individuais, grupais e organizacionais, é correto afirmar que:

  • A. a unidade-chave de aprendizagem na organização é o indivíduo, e não o grupo.
  • B. anecessidadedeaprimoramentoe desenvolvimento no contexto organizacional deve ser buscada na pesquisa de atitudes e comportamentos individuais.
  • C. desenvolver recursos humanos é a mesma coisa que desenvolver os potenciais individuais.
  • D. a organização não é a soma de indivíduos, mas a manifestaçãodasrelaçõessocioculturais, políticas e econômicas que eles estabelecem entre si.
  • E. é recomendável a utilização dos mesmos métodos e instrumentos para abordagem do indivíduo, do grupo e da organização.

Algumas mudanças contemporâneas colocaram em xeque o modelo tradicional de gestão e desenvolvimento de organização adotado pela maioria das empresas. Esse modelo foi criado e desenvolvido:

  • A. segundo os princípios do taylorismo-fordismo e do modelo hierárquico-funcional.
  • B. com base na empresa organizada em estruturas matriciais.
  • C. com uso do raciocínio sistêmico, aquele que apreende toda a realidade, considerando que todas as suas partes estão articuladas.
  • D. na crença de que valores e objetivos são compartilhados, e pelo compartilhamento chega- se ao engajamento.
  • E. considerando que é necessário investir na qualidade do raciocínio, na capacidade de reflexão e na unidade de comando.

Mauro, 27 anos, casado, dois filhos, engenheiro, faz acompanhamento psicoterápico com psicólogo há dois anos tratando demandas relativas à sua inserção profissional. Ele solicitou um laudo psicológico ao seu psicoterapeuta, pois deseja se submeter à cirurgia de vasectomia. Seu psicoterapeuta não tem formação profissional teórico-prática na área da avaliação psicológica. O que o psicoterapeuta NÃO deve fazer?

  • A. O psicoterapeuta tem conhecimento suficiente acerca do paciente para emitir um laudo psicológico favorável ou desfavorável ao procedimento. O que conta, neste caso, é a quantidade de dados de que o psicoterapeuta dispõe sobre o paciente e por isso ele pode emitir o laudo psicológico sem estar cometendo um erro ético.
  • B. O psicoterapeuta deve encaminhar o paciente para um profissional que seja habilitado para realizar avaliação psicológica do paciente, por se tratar de uma nova demanda, que ele não está habilitado para manejar da forma técnico-científica.
  • C. O psicoterapeuta pode estudar sobre avaliação psicológica, comprar alguns testes psicológicos e aplicá-los no paciente para que, juntamente com os dados de que já dispõe, e com os novos dados acerca dessa demanda, possa compreender a demanda psicológica do paciente e emitir um laudo.
  • D. O psicoterapeuta pode convocar outro profissional para avaliar este paciente junto com ele.
  • E. O psicoterapeuta deve encaminhá-lo para um centro especializado em avaliação psicológica.

Para manutenção e desenvolvimento da saúde psíquica das pessoas no trabalho, faz-se necessário que a organização formal:

  • A. modifique sua estrutura, a fim de que as pessoas se sintam mais protegidas.
  • B. amplie os desafios profissionais, para que haja oportunidade de atualização das aptidões individuais mais importantes.
  • C. reduza a variedade e amplitude das tarefas, para diminuir o desgaste emocional.
  • D. direcionadasestimulerelaçõespessoais exclusivamente às necessidades de realização das metas.
  • E. estimule a criação de grupos e atividades adaptativas informais, para minimizar sintomas como apatia, passividade e dependência.

Sobre Gestão de Recursos Humanos, podemos afirmar que:

  • A. a alta gerência responsável, generosa e esclarecidadesenvolveráumgrupode funcionários eficazes, pois suas práticas atenciosas e humanas se disseminarão e permearão a organização.
  • B. como recursos humanos superiores criam a vantagem competitiva mais central, básica e poderosa possível, a gestão de recursos humanos precisa ter alta prioridade.
  • C. as pessoas adaptam-se a uma ampla variedade de tarefas e condições.
  • D. estimule relações pessoais direcionadas exclusivamente às necessidades de realização das metas.
  • E. estimule a criação de grupos e atividades adaptativas informais, para minimizar sintomas como apatia, passividade e dependência.

Sobre o comportamento humano numa organização, é incorreto afirmar que ele depende de:

  • A. fatores individuais.
  • B. fatores intragrupais
  • C. fatores intergrupais.
  • D. fatores da organização formal.
  • E. da combinação de todos estes fatores, os quais obedecem aos mesmos princípios de funcionamento.
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