Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Geral - - 0000
Na visão de Alícia Fernández, o fracasso escolar afeta o aprender do sujeito sem chegar a aprisionar a inteligência e, muitas vezes, advém do choque entre o aprendente e a escola. Em geral, diante de uma situação de fracasso escolar o psicopedagogo faz uma intervenção dirigida:
à escola, no intuito de que esta reveja a metodologia, a linguagem, o vínculo e as modalidades de ensino;
à família, responsabilizando-a pelo fracasso do filho e sugerindo alterações nos valores que lhe direcionam a formação;
ao sujeito que não aprende, procurando adequá-lo a normas mais rígidas de controle e de aprendizagem;
à modalidade de aprendizagem da família, orientando os pais quanto às condutas adequadas à aprendizagem;
à direção da escola e ao regimento escolar inadequado, propondo reformulações que atendam às necessidades dos aprendentes.
Psicologia - Geral - - 0000
Cada sujeito tem uma maneira especial de construir o seu saber e aproximar-se do conhecimento. Este fato em psicopedagogia é denominado:
construção do caráter;
modalidade de aprendizagem;
evolução afetiva;
crescimento emocional;
maturação
Psicologia - Geral - - 0000
Podemos dizer que para Vygotsky o conceito cotidiano de uma criança é algo embebido de experiências de vida, enquanto o conceito científico é aquele que:
é desenvolvido em laboratório;
leva a criança a não utilizar a linguagem;
é transmitido em situações formais de ensinoaprendizagem;
faz a criança crescer;
envolve uma situação concreta.
Psicologia - Geral - - 0000
Para Piaget, a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em etapas por meio das quais a criança tem a possibilidade de vivenciar:
a anomia, a heteronomia e a autonomia;
o corpo em movimento;
o corpo em relação ao espaço;
o realismo moral;
o senso de justiça.
Psicologia - Geral - - 0000
O material utilizado na prova de Quantificação da Inclusão de Classes é composto por:
círculos vermelhos e azuis;
bastonetes de madeira;
seis fichas de cores diferentes;
duas barrinhas de massa plástica de cores diferentes;
um ramo com dez margaridas e duas ou três rosas.
Psicologia - Geral - - 0000
As Provas do Diagnóstico Operatório são compostas por:
duas argumentações sobre a conservação do volume;
argumentações e contra-argumentações sobre a seriação de bastonetes;
provas de classificação, conservação, seriação e provas para o pensamento formal;
investigações referentes às relações lógicas no manejo das classes;
investigações sobre o domínio que o aprendente possui de si mesmo.
Numerosas teorias têm sido elaboradas buscando linhas diretivas para o estudo do desenvolvimento da personalidade. Entre elas a teoria psicodinâmica é de fundamental importância na compreensão da conduta humana. Portanto, de acordo com a psicodinâmica, analise as assertivas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) A fase oral corresponde ao primeiro ano de vida.
( ) Os sete primeiros anos de vida são decisivos na formação da personalidade.
( ) A fase anal está compreendida do segundo ao sétimo ano de vida.
( ) Os cinco primeiros anos de vida são decisivos na formação da personalidade.
( ) A fase fálica corresponde ao período que vai dos três aos cinco anos de idade.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta, de cima para baixo.
Psicologia - Geral - - 0000
A informática é mais um recurso utilizado pelo psicopedagogo nos processos diagnóstico e terapêutico. O uso do computador possibilita observações importantes como:
o entretenimento preferido pelo aprendente, dentre as inúmeras opções que a indústria de softwares vem desenvolvendo, para se verificar se opta por jogos com maior ou menor grau de violência;
os níveis de solução de problemas, a lógica usada na busca de soluções, o nível de atenção e o foco na tarefa, a memorização de novos comandos e seqüências funcionais, o nível de resistência à frustração;
o conhecimento de softwares infantis e o domínio desses programas na geração de idéias que permitam verificar a capacidade do aprendente para solucionar problemas no hardware;
o conhecimento dos princípios da informática relacionados a programas de hardware, a periféricos e utilização da internet;
a relação que o aprendente tem com a informática e como usa os recursos como Internet e Intranet, bem como a sua capacidade de utilização de mensagens nos endereços eletrônicos.
Personalidade é um tema complexo. Conceituá-la de modo útil e compreensivo é uma difícil tarefa para os estudiosos do assunto. Sendo assim, é preciso considerar alguns itens fundamentais. Considerando o enfoque psicodinâmico, analise as assertivas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) A personalidade é a resultante psicofísica da interação da hereditariedade com o meio, manifestada através do comportamento, cujas características são peculiares a cada pessoa.
( ) A personalidade pode ser considerada como uma simples soma de funções vitais que independe do genótipo de cada indivíduo.
( ) Caráter é o conjunto de formas comportamentais mais elaboradas e determinadas pelas influências ambientais, sociais e culturais que o indivíduo usa para adaptar-se ao meio.
( ) O desenvolvimento da personalidade jamais deverá ser associado ao desenvolvimento físico do indivíduo e sim a sua capacidade psíquica.
( ) Temperamento é a tendência herdada do indivíduo para reagir ao meio de maneira peculiar.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta, de cima para baixo.
Psicologia - Geral - - 0000
Se um psicopedagogo está avaliando um aprendente, que está cursando a 3ª série do ensino fundamental e tem uma queixa de dificuldade especificamente em matemática, há necessidade de se avaliar mais detalhadamente:
se resolve corretamente cálculos que envolvam raiz quadrada aplicados em questões concretas de seu diaa- dia;
se opera mentalmente a multiplicação de números decimais, principalmente as relacionadas a operações de câmbio e ações de bolsas de valores;
a resolução de equação de 2º grau que envolvam situações de juros simples e compostos;
o raciocínio matemático, o cálculo, a leitura e compreensão de problemas e questões;
o conhecimento de geometria a partir da proposição de problemas em cuja leitura estejam presentes figuras do mundo concreto do aprendente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...