Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Geral - - 0000
Em um paciente oligofrênico, a característica comumente encontrada é a:
atenção;
imaginação;
memória;
compreensão;
iniciativa.
Psicologia - Geral - - 0000
Num paciente apresentando uma lesão traumática em epicôndilo medial, os músculos que poderão ter sua ação comprometida são os:
flexores do carpo;
extensores dos dedos;
supinadores;
extensores do carpo;
flexores dos dedos.
Psicologia - Geral - - 0000
O músculo tibial anterior é o motor principal para o movimento de:
extensão de halux;
extensão dos artelhos;
eversão do pe;
flexão plantar;
dorsiflexão do tornozelo.
Psicologia - Geral - - 0000
A Síndrome de Parkinson tem como sintoma inicial:
espasmos;
rigidez;
hipotonia;
edemas;
hipertonia.
Psicologia - Geral - - 0000
A capacidade de diferenciação de pesos denomina-se:
barestesia;
estereognosia;
baregnosia;
catexia;
grafestesia.
Psicologia - Geral - - 0000
A zona de grande capacidade discriminativa da mão chama-se:
face palmar;
região hipotênar;
face dorsal;
quirodáctilos;
região tênar
Psicologia - Geral - - 0000
Os reflexos tônico-cervicais, assimétrico e simétrico, apresentam grande importância para o desenvolvimento da:
orientação temporal;
percepção;
orientação espacial;
lateralidade;
atenção.
Segundo os Estágios de prontidão para mudança de Prochaska e Di Clemente em relação ao uso abusivo do álcool, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O Período de Pré-contemplação é aquele que a pessoa não enxerga motivos para mudar seu padrão de consumo de álcool. O psicólogo não poderá ajudá-lo uma vez que ele não se vê com necessidade para isso, devendo encaminhá-lo para outros profissionais da Equipe da Saúde da Família.
II. Contemplação: posição marcada pela ambivalência, ou seja, a pessoa ainda não está convencida da necessidade de se tratar. Embora o psicólogo não possa atuar muito, deverá agendar um retorno próximo e solicitar auxílio da família.
III. Determinação: o indivíduo já percebeu que necessita mudar o padrão de uso do álcool, mas tem dificuldade de tomar alguma medida prática nesse sentido. Nesse caso, o psicólogo deverá fornecer opções de estratégia para o paciente e ajudar na execução.
IV. Manutenção: o paciente já modificou seu hábito de beber, porém a recaída é uma ameaça. Nessa fase, o psicólogo poderá enfatizar os ganhos com a mudança e utilizar estratégias de prevenção de recaída.
V. Recaída: por algum motivo, o paciente voltou a beber. Aqui o psicólogo deverá esclarecer que a recaída faz parte do processo de cura e que, em geral, o paciente volta a percorrer as etapas de melhora de maneira mais rápida e menos sofrida.
Você é o psicólogo mais novo contratado para atuar no NASF, no município de Londrina. Dentre às Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde irá atuar, uma delas chama atenção pelo relato dos agentes comunitários de saúde e demais profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF): A maioria da população masculina acima de 15 anos da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde faz uso abusivo de álcool, além do envolvimento direto ou indireto com o tráfico de drogas, uso e abuso de drogas ilícitas. Pensando em Projeto de Saúde para esse território (PST), na área da saúde mental, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que contenha a sequência correta para que este projeto tenha êxito:
I. Definir objetivos da equipe de saúde e estabelecer ações efetivas para alcançá-los.
II. Compreender o processo histórico e social singular do território.
III. Identificar atores sociais importantes para o projeto.
IV. Identificar área e/ou população vulnerável ou em risco.
V. Justificar a priorização da área e/ou população.
Uma história clínica mais completa, sem filtros, tem uma função terapêutica em si mesma, na medida em que situa os sintomas na vida do Sujeito e dá a ele a possibilidade de falar, o que implica algum grau de análise sobre a própria situação. Além disso, esta anamnese permite que os profissionais reconheçam as singularidades do Sujeito e os limites das classificações diagnósticas.
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que contém a denominação da anamnese acima descrita e a ação atribuída ao NASF.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...