Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.

  • A. É vedado ao psicólogo ser conivente com erros, faltas éticas, violação de direitos, crimes ou contravenções penais praticados por psicólogos na prestação de serviços profissionais.
  • B. Cabe ao profissional da psicologia recusar-se, mesmo quando requisitado a depor em juízo, prestar informações quaisquer tipos de informações, sobretudo a quebra de sigilo relativo a pessoas e/ou organizações.
  • C. Cabe ao profissional da psicologia induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual, ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
  • D. É vedado ao psicólogo informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário.

Com base no Código de ética profissional do psicólogo, julgue os itens a seguir. No art. 12, consta que o psicólogo registrará todas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho nos documentos que embasem as atividades em equipe multiprofissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O campo da psicopatologia está relacionado com o estudo científico dos transtornos psicológicos, sendo que um transtorno psicológico corresponde a uma disfunção psicológica no indivíduo que está associada com angústia ou prejuízo para o funcionamento (diminuição da capacidade adaptativa) e é uma resposta que não é normal nem esperada no que diz respeito ao aspecto

  • A. organofisiológico.
  • B. cultural.
  • C. metabólico.
  • D. dimensional.
  • E. neurocientífico.

Com base no Código de ética profissional do psicólogo, julgue os itens a seguir. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltados para a produção de conhecimento e para o desenvolvimento de tecnologias, deverá garantir o anonimato das pessoas, dos grupos, ou das organizações nos resultados das pesquisas ou dos estudos, após encerramento, sempre que assim o desejarem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Diane Krumm, em seu livro Psicologia do Trabalho: Uma introdução à Psicologia Industrial/organizacional, revela que podem ser considerados alguns princípios tópicos de estudo da Psicologia Organizacional atual; analise-os.

I. Questões legais e sociais tais como decisões judiciais, padrões de segurança e emprego justo.

II. Recrutamento e retenção de empregados, juntamente com o estudo das necessidades futuras de recursos humanos.

III. Análise das necessidades de treinamento e avaliação dos programas de treinamento.

IV. Cultura organizacional (a “personalidade” da organização).

V. Forma física, saúde e estresse.

VI. Efeito de novas tecnologias sobre o local de trabalho e sobre os empregados.

VII. Necessidades futuras e desafios enfrentados pelas organizações.

VIII. Internacionalização e crescente diversidade do local de trabalho.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII.
  • B. I, II, III, IV, V e VI, apenas.
  • C. II, III, IV, VII e VIII, apenas.
  • D. I, II, V, VI, VII e VIII, apenas.

A publicação “Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde”, divulgada pelo Ministério da Saúde do Brasil (2001) utiliza a taxonomia da CID-10, para identificar algumas doenças identificadas como do grupo LER/DORT: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), também conhecidas por Lesões por Esforços Repetitivos (LER). Consta no Manual, que uma intervenção multi ou interdisciplinar é fundamental para a gestão de programas de prevenção de LER/DORT e que sintomas de fadiga podem ser decorrentes de tarefas que solicitam tratamento controlado de informações e ainda atenção múltipla, como tomada de decisões e amabilidade com o público, sendo que a fadiga pode ser agravada em presença de ruído. Se o trabalhador puder estabelecer estratégias para evitar o risco, a doença terá menos chance de se manifestar. Os estudos mostram que o ruído originado de fontes variadas, como sinal sonoro das leitoras vizinhas, conversas paralelas, equipamentos e outros, é perturbador das atividades

  • A. mentais, pois aumenta a exigência cognitiva e essa interfere sobre os efeitos da carga física sobre o aparelho musculoesquelético.
  • B. perceptuais, pois diminui a exigência cognitiva e essa interfere sobre os efeitos da carga física sobre o aparelho cerebral.
  • C. sensoriais, pois estabiliza a exigência cognitiva e essa interfere sobre os efeitos da carga física sobre o dinamismo fisiológico.
  • D. motoras, pois acresce sinais perceptuais à exigência cognitiva e essa interfere sobre os efeitos da carga física sobre o dinamismo glandular.
  • E. fisiológicas, pois dispersa a atenção e isso interfere sobre os efeitos da carga física sobre o aparelho molecular.

Com base no Código de ética profissional do psicólogo, julgue os itens a seguir. As transgressões dos preceitos do Código de ética profissional do psicólogo constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia: suspensão do exercício profissional, por até trinta dias; e cassação do exercício profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A perspectiva humanista enfatizou o potencial inerente à autorrealização do ser humano. Não é de estranhar que os terapeutas humanistas almejem alavancar a autorrealização, ajudando as pessoas a crescer na autoconsciência e autoaceitação. Como a psicanálise, as terapias humanistas tentaram reduzir os conflitos internos que impedem o desenvolvimento natural, munindo os clientes com novos insights. De fato, com frequência, nos referimos às duas vertentes como terapias de insight. No entanto, os terapeutas humanistas diferem dos psicanalistas por focarem:

I. O presente e o futuro mais que o passado. Eles exploram os sentimentos à medida que ocorrem, em vez de obter insights sobre as origens infantis dos mesmos.

II. Pensamentos conscientes ao invés de inconscientes.

III. Assumir responsabilidade imediata por seus sentimentos e suas ações, em vez de desvelar determinantes ocultos.

IV. Promover crescimento em vez de curar uma doença. Assim, a pessoa em terapia torna-se “cliente” em vez de “paciente”.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

Um dos maiores desafios diante do trabalho em equipe de saúde é a reunião da equipe. Segundo as diretrizes nacionais de políticas públicas em saúde, para a equipe de saúde conseguir delinear um projeto terapêutico a contento, é correto afirmar que

  • A. o gestor da equipe deve delegar tarefas aos profissionais com vistas a uma empreitada sinérgica.
  • B. os espaços do cotidiano são pouco autoritários, mas é comum que uns estejam acostumados a mandar e outros a calar e obedecer na sociedade brasileira.
  • C. um clima fraternal de trocas de opiniões (até mesmo críticas), conjugado à objetividade nas reuniões exige um aprendizado de todas as partes, e é a primeira tarefa de qualquer equipe.
  • D. um espaço de diálogo, com um clima favorável à cortesia e gentileza é necessário; contudo, não é preciso que todos tenham direito à voz e à opinião, visto que isso custa tempo, sistematização e objetividade.
  • E. as reuniões são vistas por grande parte dos colaboradores e instituições como enfadonhas e improdutivas, além de potencialmente gerarem conflitos desnecessários, devendo ser evitadas ao máximo, e quando forem inevitáveis, que sejam rápidas e objetivas.

Sobre transtornos de personalidade, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Pessoas com TP bordeline têm instabilidade de humor e em suas relações interpessoais e usualmente têm baixa autoestima. Essas pessoas muitas vezes se sentem vazias e correm o risco de cometer suicídio.
  • B. Um transtorno de personalidade é um padrão persistente de emoções, cognições e comportamentos que resultam em um sofrimento emocional duradouro para a pessoa afetada e/ou para outros e pode causar dificuldades no trabalho e nos relacionamentos.
  • C. Pessoas com transtorno de personalidade paranoide são excessivamente desconfiadas e suspeitam de outras pessoas, sem nenhuma justificativa; porém, elas tendem a confidenciar aos outros de forma natural, embora achem que outras pessoas irão lhe fazer mal.
  • D. O DSM-5 divide os transtornos de personalidade em três grupos e isso provavelmente continuará até que uma base científica sólida seja estabelecida para considerá-los de outro modo. A divisão dos grupos baseia-se na semelhança. Grupo A é o dos esquisitos ou excêntricos; inclui os transtornos da personalidade paranoide, esquizoide e esquizotípica. O grupo B é o das pessoas que se mostram dramáticas, emotivas ou imprevisíveis; abrange os transtornos de personalidade antissocial, borderline, histriônica e narcisista. O grupo C é o das pessoas ansiosas ou medrosas; inclui os transtornos de personalidade evitativa, dependente e obsessivo-compulsiva.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...