Questões de Psicologia

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Sobre o processo de desenvolvimento infantil, Piaget entende que:

I. As chaves do desenvolvimento são a própria ação do sujeito e o modo pelo qual isto se converte num processo de construção interna, isto é, de formação dentro de sua mente de uma estrutura em contínua expansão, que corresponde ao mundo exterior.

II. As estruturas psicológicas desenvolvem-se gradualmente no processo de interação com o ambiente e são compostas de uma série de esquemas integrados.

III. A criança é o próprio agente de seu desenvolvimento, sendo que os processos assimilativos gradualmente estendem seu domínio e a acomodação leva a modificações da atividade.

IV. Do equilíbrio dos fatores da assimilação e da acomodação advém uma adaptação ao mundo cada vez mais adequada e uma consequente organização mental.

  • A. Todas as alternativas estão corretas.
  • B. Somente as alternativas I e II estão corretas.
  • C. Somente as alternativas II e III estão corretas.
  • D. Somente as alternativas III e IV estão corretas.

Considerando as ciências psicológicas como campo de dispersão epistemológico e metodológico, é correto afirmar que também é um campo de dispersão argumentativo quanto à verdade a respeito de vários aspectos da dimensão humana. Com base no exposto, julgue os itens a seguir.

Quanto mais fundamentada em teorias e métodos de origem estatísticos, mais verdadeiros e válidos serão os argumentos das teorias psicológicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao conceber o processo de pesquisa como um mosaico que descreve um fenômeno complexo a ser compreendido, é fácil entender que as peças individuais representem um espectro de métodos e técnicas, que precisam estar abertas a novas ideias, perguntas e dados. Ao mesmo tempo, a diversidade nas peças desse mosaico inclui perguntas fechadas e abertas, implica passos predeterminados e abertos, utiliza procedimentos qualitativos e quantitativos.

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: é esta a questão? In: Revista Psicologia: teoria e pesquisa. Maio-agosto de 2006. V. 22, no 2, P. 212, com adaptações.

No que se refere aos instrumentos e procedimentos de coleta de dados na pesquisa em psicologia, julgue os itens a seguir.

A pesquisa de tipo ex-post-facto consiste em uma investigação sistemática e empírica, na qual o pesquisador não tem controle direto sobre variáveis independentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os postulados de Vygotsky acerca dos processos de desenvolvimento e aprendizagem não é correto afirmar que:

  • A. Todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade.
  • B. No processo de desenvolvimento cognitivo da criança, a linguagem tem papel crucial, pois existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem.
  • C. A zona de desenvolvimento proximal representa a diferença entre a capacidade atual da criança de resolver problemas por si própria e a capacidade de resolvê-los futuramente também sem ajuda de outra pessoa.
  • D. Uma característica essencial do aprendizado é que ele desperta vários processos de desenvolvimento internamente, os quais funcionam apenas quando a criança interage em seu ambiente de convívio.

Em ciência, alcançar o rigor lógico de uma definição é tarefa complexa, principalmente no campo da psicologia, já que essa é considerada a ciência da alma, ou da psique, ou da mente, ou do comportamento, denotando diferentes facetas do objeto de estudo dessa ciência. A história da psicologia caracterizou-se por grandes sistemas. Esses sistemas tiveram influências filosóficas e fisiológicas nas próprias formulações teóricas acerca do que é ou deve ser psicologia. Considerando essas informações, de acordo com a história da psicologia, julgue os itens a seguir. O behaviorismo de Watson empregou conceitos do comportamento e considerou ideias mentalistas no estudo da psicologia, tendo sido influenciado pelo positivismo lógico, pela psicologia funcional e pela psicologia animal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao conceber o processo de pesquisa como um mosaico que descreve um fenômeno complexo a ser compreendido, é fácil entender que as peças individuais representem um espectro de métodos e técnicas, que precisam estar abertas a novas ideias, perguntas e dados. Ao mesmo tempo, a diversidade nas peças desse mosaico inclui perguntas fechadas e abertas, implica passos predeterminados e abertos, utiliza procedimentos qualitativos e quantitativos.

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: é esta a questão? In: Revista Psicologia: teoria e pesquisa. Maio-agosto de 2006. V. 22, no 2, P. 212, com adaptações.

No que se refere aos instrumentos e procedimentos de coleta de dados na pesquisa em psicologia, julgue os itens a seguir.

O uso do questionário, enquanto técnica de obtenção de dados, pode ser indicado para pesquisas de desenho quantitativo, pois possibilita atingir grande número de pessoas, mesmo que estejam distantes geograficamente, visto que esse instrumento pode ser aplicado via correio ou pelos recursos disponíveis na internet.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a concepção piagetiana das operações formais, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Nas operações formais, o sujeito costuma ser capaz somente de pensar sobre os elementos de um problema tal como lhe foi apresentado, isto é, abordam somente os dados reais presentes.
  • B. Diante de uma tarefa formal, o adolescente possui a capacidade potencial de conceber e de elaborar quase todas as situações possíveis que poderiam se relacionar ou coexistir com a situação dada, conceituando com uma precisão maior a exposição e a resolução de um problema determinado.
  • C. O pensamento formal possui um caráter proporcional; os sujeitos dessa etapa servem-se de proposições verbais e de resultados obtidos.
  • D. Na etapa das operações formais, o pensamento alcançará um caráter hipotético-dedutivo, ou seja, as abstrações dos adolescentes adquirem a forma de hipótese, pois eles, nessa fase, utilizam-se de uma estratégia que consiste em formular todo um conjunto de explicações possíveis para, posteriormente, submetê-las à prova por meio da confirmação empírica.

Em ciência, alcançar o rigor lógico de uma definição é tarefa complexa, principalmente no campo da psicologia, já que essa é considerada a ciência da alma, ou da psique, ou da mente, ou do comportamento, denotando diferentes facetas do objeto de estudo dessa ciência. A história da psicologia caracterizou-se por grandes sistemas. Esses sistemas tiveram influências filosóficas e fisiológicas nas próprias formulações teóricas acerca do que é ou deve ser psicologia. Considerando essas informações, de acordo com a história da psicologia, julgue os itens a seguir. Wundt, fundador da psicologia moderna, não aceitava a redução da psicologia à física ou a redução da causalidade psíquica à causalidade física. A respectiva concepção de psicologia fisiológica e experimental como ciência intermediária entre as ciências da natureza e as ciências da cultura expressa a dualidade entre a cultura e a natureza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao conceber o processo de pesquisa como um mosaico que descreve um fenômeno complexo a ser compreendido, é fácil entender que as peças individuais representem um espectro de métodos e técnicas, que precisam estar abertas a novas ideias, perguntas e dados. Ao mesmo tempo, a diversidade nas peças desse mosaico inclui perguntas fechadas e abertas, implica passos predeterminados e abertos, utiliza procedimentos qualitativos e quantitativos.

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: é esta a questão? In: Revista Psicologia: teoria e pesquisa. Maio-agosto de 2006. V. 22, no 2, P. 212, com adaptações.

No que se refere aos instrumentos e procedimentos de coleta de dados na pesquisa em psicologia, julgue os itens a seguir.

As entrevistas estruturadas desenvolvem-se a partir de uma relação não fixa de perguntas, cuja ordem e redação podem ser alteradas, levando-se em consideração as variações ocorridas na aplicação da técnica, de sujeito para sujeito de pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na idade adulta, pode-se considerar psicologicamente ou comportamentalmente maduro quem:

  • A. é totalmente instável e coerente em seu comportamento, mas incapaz de mudanças adaptativas.
  • B. sabe distinguir quando está indefeso, à disposição de forças externas, e quando não está; e quando tem, pelo menos em parte, sob controle as circunstâncias da vida.
  • C. é incapaz de cuidar de si mesmo, de gerir sua própria experiência de vida, para torná-la satisfatória.
  • D. é incapaz de enfrentar acontecimentos adversos que o atingem e situações complexas que surgem.
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