Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Fernando é psicólogo organizacional há dez anos e conhece os meandros de uma avaliação psicológica. Ao preparar a bateria de avaliação dos novos servidores escolheu um teste para mensurar coeficiente de inteligência, um teste gráfico e um teste de personalidade.

Fernando selecionou os seguintes testes:

I. H-T-P (Vetor Editora)

II. BPA

III. Teste da árvore de Koch

IV. TIG-NV V. MBTI

Segundo a SATEPSI, os testes válidos são APENAS os listados em

  • A. I, IV e V.
  • B. III, IV e V.
  • C. I, II e III.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, II e V.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as teorias e técnicas sobre grupo aos seus respectivos teóricos.

COLUNA I

1. Bion

2. Freud

3. Kurt Lewin

4. Pichon-Rivière

COLUNA II

( ) O sentimento de grupo está associado às primeiras relações familiares, que possuem como mecanismos principais de união: a identificação e a sublimação.

( ) Os processos grupais – de afiliação, comunicação, cooperação, tele, aprendizagem e pertinência – funcionam como uma espiral dialética em constante movimento.

( ) Todo grupo funciona em dois níveis: o nível da tarefa, que requer objetivos e regras conscientes e o nível da valência, que implica a esfera afetiva e inconsciente do grupo.

( ) O grupo não é uma somatória de indivíduos, e, sim, um conjunto de relações em constante movimento.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 2 4 3 1
  • B. 3 2 4 1
  • C. 2 4 1 3
  • D. 3 2 1 4

Segundo Marsh e Terdd (1988), identificaram-se quatro finalidades para a avaliação psicológica que produzem diferentes tipos de laudos, dentre eles:

I. psicodiagnóstico

II. diagnóstico

III. prognóstico

IV. delineamento de intervenção

V. avaliativo-cognitivo

VI. avaliação da eficácia da intervenção

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, III, IV e V.
  • C. II, III, IV e VI.
  • D. I, IV, V e VI.
  • E. II, IV, V e VI.

Analise as afirmativas a seguir.

I. Na psicogenética de Wallon, o conhecimento ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção do sujeito quanto do ponto de vista da construção do afeto.

II. No início da vida, a afetividade e a inteligência estão sincreticamente misturadas, com predomínio da segunda. O ser humano ao sair da vida puramente orgânica é um ser inteligente.

III. Para Wallon, a atividade emocional é simultaneamente social e biológica em sua natureza; realiza a transição entre o estado orgânico do ser e a sua etapa cognitiva, racional, que só pode ser atingida por meio da mediação cultural, ou seja, o social.

IV. Para Wallon, o psiquismo é uma síntese entre o orgânico e o social.

Estão corretas as afirmativas

  • A. III e IV, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

As representações sociais são definidas como uma “rede” de ideias, metáforas e imagens sociais mais fluidas, são processos cognitivos e afetivos inacabados de apreensão do mundo, sendo constituídas pela comunicação com outros. Portanto, a criação das representações sociais se dá por:

I. Influência de outros ao tomarmos uma decisão no cotidiano.

II. Distorções de pensamento pautado no discurso de outros.

III. Processos científicos de pesquisa qualitativa da realidade.

IV. Comportamentos e emoções ancorados no cotidiano.

V. Processos de ancoragem e objetivação que circulam no cotidiano.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. III e V.
  • C. II e IV.
  • D. I, III e V.
  • E. I, II, IV e V.

Sobre os fundamentos teóricos da Psicologia da Educação aplicados à prática pedagógica, é incorreto afirmar:

  • A. A Psicometria possibilitou uma caracterização mais completa do aluno, tomando-se por base sua inteligência, suas aptidões específicas, seus interesses e também sua personalidade.
  • B. A partir da teoria comportamentista, o papel do aluno pode ser compreendido como o de um receptor do conhecimento, e do aluno se espera a aceitação de metas preestabelecidas, sendo a avaliação dessas metas medida pelas respostas observáveis e passíveis de medição.
  • C. Rogers apontou a educação como um recurso por meio do qual a repressão se efetiva.
  • D. Para a Psicanálise, o professor pode ser compreendido como um substituto paterno e, por o professor não reagir com a emoção própria dos pais, é possível atender a criança capacitando-a a encontrar novas satisfações para suas necessidades.

Certa organização realizou uma profunda reestruturação estratégica, alterando radicalmente o seu negócio e o produto que entrega. De fornecedora de informações financeiras, passou a construir e vender soluções de software em finanças. Para tornar a mudança sustentável, a diretoria de RH deverá

  • A. adequar as competências corporativas à nova estratégia e reavaliá-las em 1 ano.
  • B. treinar toda a empresa no novo produto, em desenvolvimento de softwares.
  • C. reajustar todos os salários para motivar as pessoas e retê-las.
  • D. disseminar a nova visão e missão para a área de tecnologia.
  • E. fazer entrevistas de desligamento para os demissionários.

“As psicoterapias são métodos de tratamento para problemas de natureza emocional, nos quais uma pessoa treinada, mediante a utilização de meios psicológicos, estabelece deliberadamente uma relação profissional com a pessoa que busca ajuda.” (CORDIOLI, 1998)

A terapia comportamental pode ser indicada para vários casos, EXCETO:

  • A. Agorafobia com ou sem pânico
  • B. Personalidade esquizoide
  • C. Estresse pós-traumático
  • D. Deficiências de controle esfincteriano

A frase pelo trabalho, ao mesmo tempo em que constrói, o homem se constrói, propõe uma reflexão dentro das organizações sobre a importância do trabalho

  • A. mesmo que desprovido de significado para o homem.
  • B. na construção da identidade do homem.
  • C. no sustento do homem no longo prazo.
  • D. como segurança da coletividade.
  • E. para si e para a organização.

São fatores de risco, característicos dos pais e das famílias, que aumentam a vulnerabilidade das famílias de crianças com necessidades educativas especiais, EXCETO.

  • A. Serviços de saúde inadequados às necessidades das crianças e da família.
  • B. Pouca formação para exercer a maternidade e a paternidade.
  • C. Dificuldades de ajuste à criança e pouca interação mãe-filho.
  • D. Falta de diversão e de lazer na família.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...