Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Foi estimado que um sétimo dos norte-americanos têm uma deficiência que interfere na vida diária. Nos últimos anos, a sociedade tem reconhecido, mais que nunca, as necessidades especiais de cidadãos desafiados por deficiências físicas e (ou) mentais. Os efeitos desse crescente reconhecimento são visíveis: rampas de acesso especiais ao lado de lance de escadas, programação de TV legendada para surdos, livros e revistas com letras grandes para cegos, entre outras. Dependendo da natureza da deficiência de um testando e de outros fatores contextuais associados à deficiência, pode ser necessário um procedimento de mensuração com adaptações, a fim de que a avaliação psicológica seja possível.

COHEN, R. J.; SWERDLIK, M. E.; STURMAN, E. D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medida. Porto Alegre: Artmed, 2014, com adaptações.

No que se refere aos estilos de avaliação psicológica e às acomodações diárias referentes às pessoas com deficiência, necessárias à testagem psicológica, julgue os itens a seguir.

As avaliações psicométricas possuem uma ênfase na padronização dos estímulos e em respostas fechadas, elaboradas previamente para maximizar a objetividade. Nesse sentido, a acomodação referente ao propósito da avaliação é adequada em algumas situações e inadequada em outras, o que faz com que a acomodação, na maioria das vezes, seja apenas uma forma de ser fiel a uma política social que promove e garante oportunidades iguais para todos os cidadãos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre os contextos educativos durante a adolescência, descritos por Oliva (2004), é incorreto afirmar:

  • A. Muitas vezes, ocorre, por parte do adolescente, a diminuição da motivação para as tarefas escolares, o não comparecimento às aulas ou o abandono da escola no início do Ensino Médio.
  • B. O sistema educacional apresenta certa incapacidade para se ajustar às necessidades do adolescente.
  • C. Em geral, as relações entre professores e alunos tornam-se mais intensas no período da adolescência, único ponto de prazer para os adolescentes na instituição escolar.
  • D. O adolescente passa a vivenciar novos interesses sexuais, conflitos com os pais, transtornos emocionais ou desenganos amorosos que funcionam como perturbadores potenciais para sua motivação escolar.

Foi estimado que um sétimo dos norte-americanos têm uma deficiência que interfere na vida diária. Nos últimos anos, a sociedade tem reconhecido, mais que nunca, as necessidades especiais de cidadãos desafiados por deficiências físicas e (ou) mentais. Os efeitos desse crescente reconhecimento são visíveis: rampas de acesso especiais ao lado de lance de escadas, programação de TV legendada para surdos, livros e revistas com letras grandes para cegos, entre outras. Dependendo da natureza da deficiência de um testando e de outros fatores contextuais associados à deficiência, pode ser necessário um procedimento de mensuração com adaptações, a fim de que a avaliação psicológica seja possível.

COHEN, R. J.; SWERDLIK, M. E.; STURMAN, E. D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medida. Porto Alegre: Artmed, 2014, com adaptações.

No que se refere aos estilos de avaliação psicológica e às acomodações diárias referentes às pessoas com deficiência, necessárias à testagem psicológica, julgue os itens a seguir.

As avaliações impressionistas consideram uma variável de cada vez e, com estilo holístico interpretativo, viabilizam a compreensão mais abrangente de um fenômeno. As acomodações referentes à capacidade do avaliando e ao propósito da avaliação são essenciais para o uso dessas avaliações para efeitos diagnósticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Chiavenato, as organizações constituem sistemas complexos destinados a atingir objetivos igualmente complexos e diferenciados. Por isso, ocorre a divisão do trabalho e a especialização de atividades dos órgãos e dos participantes.

Quanto aos níveis da organização, eles podem ser analisados sob três diferentes níveis hierárquicos, são eles: _____________, _____________, _____________.

Assinale a alternativa que completa a sentença corretamente.

  • A. institucional, intermediário e operacional.
  • B. racionalidade, operacionalidade e institucionalidade.
  • C. seleção ambiental, percepção ambiental, fronteiras ambientais.
  • D. tecnológico, político, social.

Foi estimado que um sétimo dos norte-americanos têm uma deficiência que interfere na vida diária. Nos últimos anos, a sociedade tem reconhecido, mais que nunca, as necessidades especiais de cidadãos desafiados por deficiências físicas e (ou) mentais. Os efeitos desse crescente reconhecimento são visíveis: rampas de acesso especiais ao lado de lance de escadas, programação de TV legendada para surdos, livros e revistas com letras grandes para cegos, entre outras. Dependendo da natureza da deficiência de um testando e de outros fatores contextuais associados à deficiência, pode ser necessário um procedimento de mensuração com adaptações, a fim de que a avaliação psicológica seja possível.

COHEN, R. J.; SWERDLIK, M. E.; STURMAN, E. D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medida. Porto Alegre: Artmed, 2014, com adaptações.

No que se refere aos estilos de avaliação psicológica e às acomodações diárias referentes às pessoas com deficiência, necessárias à testagem psicológica, julgue os itens a seguir.

As avaliações psicométricas possuem foco ideográfico, suas interpretações são focadas na combinação de dados individuais com contextuais e buscam a semelhança entre pessoas e não semelhanças entre variáveis. As acomodações necessárias aqui são referentes ao significado atribuído à pontuação do teste que, dependendo da deficiência, pode ser mudada.

  • C. Certo
  • E. Errado

A seleção de testes e escalas psicológicas é algo complexo, e deve contemplar as características dos sujeitos, aquilo que se deseja medir, as características psicométricas dos instrumentos, verificar seus manuais para compreender sua aplicação. A construção de uma bateria psicológica deve

  • A. buscar instrumentos de naturezas diferentes, para que se obtenha um estudo amplo da dinâmica do sujeito.
  • B. usar um instrumento relevante, pois a amplitude da interpretação é dada pelo teste.
  • C. minimizar o uso de testes, buscando sempre que possível técnicas próprias, pois deste modo o psicólogo não fica limitado ao âmbito da estatística descritiva.
  • D. garantir que o uso de técnicas seja predominante na avaliação psicológica, pois os testes psicológicos “rotulam” o sujeito.
  • E. usar apenas dois testes psicológicos, sendo um de inteligência e outro de personalidade, pois são as instâncias psíquicas a serem mensuradas.

Sobre a entrevista de devolução do processo de psicodiagnóstico, é incorreto afirmar:

  • A. O entrevistador irá comunicar oralmente ao entrevistado o resultado do psicodiagnóstico e propor indicações terapêuticas, após ter obtido, analisado e interpretado os dados a respeito do entrevistado.
  • B. A entrevista de devolução deve iniciar com as indicações terapêuticas e ao final ser colocado o sintoma ligado à queixa inicial do entrevistado.
  • C. O entrevistador deve evitar o uso de jargão técnico.
  • D. As entrevistas de devolução caracterizam-se diferentemente, conforme a faixa etária do entrevistado.

Foi estimado que um sétimo dos norte-americanos têm uma deficiência que interfere na vida diária. Nos últimos anos, a sociedade tem reconhecido, mais que nunca, as necessidades especiais de cidadãos desafiados por deficiências físicas e (ou) mentais. Os efeitos desse crescente reconhecimento são visíveis: rampas de acesso especiais ao lado de lance de escadas, programação de TV legendada para surdos, livros e revistas com letras grandes para cegos, entre outras. Dependendo da natureza da deficiência de um testando e de outros fatores contextuais associados à deficiência, pode ser necessário um procedimento de mensuração com adaptações, a fim de que a avaliação psicológica seja possível.

COHEN, R. J.; SWERDLIK, M. E.; STURMAN, E. D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medida. Porto Alegre: Artmed, 2014, com adaptações.

No que se refere aos estilos de avaliação psicológica e às acomodações diárias referentes às pessoas com deficiência, necessárias à testagem psicológica, julgue os itens a seguir.

As avaliações impressionistas possuem foco nomotético, e as respectivas interpretações são focadas na aplicação de regras gerais aos casos individuais derivados dos estudos de validade e auxiliam o desenho de testes projetivos na área clínica. Esse tipo de avaliação requer acomodação no tocante às capacidades do avaliador, que deve estar preparado para lidar com as situações da deficiência do testando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma vez compreendido que o laudo é uma comunicação de resultados ao sujeito e ao solicitante da avaliação psicológica, apresentar estes resultados com uma visão integrada das informações e dados é algo imperioso. Um laudo psicológico que não apresente uma visão integrada implicará em

  • A. maior esforço de interpretação do documento por parte do solicitante.
  • B. uma visão imparcial sobre o sujeito, pois a avaliação psicológica é sempre algo produtivo, independentemente da visão que se apresente.
  • C. uma visão parcial sobre o sujeito, podendo induzir o solicitante a erro de análise.
  • D. uma visão parcial sobre o sujeito, e que não altera o modo como o documento será interpretado.
  • E. uma visão imparcial sobre o sujeito, pois uma visão integrada é algo relativo, uma vez que depende do cabedal teórico do solicitante.

De acordo com as pesquisas realizadas por Piaget sobre juízo moral, é correto afirmar:

  • A. A anomia consiste em uma etapa da evolução da prática e da consciência da regra na qual a criança apresenta a concepção adulta do jogo, ou seja, as crianças jogam seguindo as regras com zelo, e o respeito pelas regras é compreendido como um mútuo acordo entre os jogadores.
  • B. A evolução da prática e da consciência da regra foi estudada por Piaget por meio do jogo de bola de gude e a amarelinha. O pesquisador pedia às crianças que o ensinassem a jogar e jogassem com ele, e, em seguida, que lhe dissessem de onde vinham as regras, quem as tinha inventado, se poderiam ser modificadas.
  • C. A heteronomia consiste em uma etapa da evolução da prática e da consciência da regra, na qual as crianças de até 6 anos de idade não seguem regras coletivas.
  • D. A autonomia consiste em uma etapa da evolução da prática e da consciência da regra, na qual as crianças possuem interesse em participar de atividades coletivas e regradas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...