Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em 2002, o Ministério da Saúde promulgou uma nova normatização que classifica os serviços de atenção psicossocial em CAPS I (Centros de Atenção Psicossocial), CAPS II e CAPS III. Os diversos tipos de CAPS diferem, basicamente, quanto ao

  • A. tipo de casos atendidos e quanto ao nível de atenção em saúde em que atuam.
  • B. local do município no qual se encontram e quanto à faixa etária que atendem.
  • C. tipo de profissionais que integram a equipe e quanto à remuneração que recebem.
  • D. estilo de intervenção que adotam e quanto ao tipo de profissionais de que dispõem.
  • E. tamanho da população atendida e quanto ao regime de funcionamento.

No processo de seleção de 900 profissionais para a escolha de um executivo da área de Planejamento, a área de RH definiu a utilização das seguintes técnicas ou testes: Zulliger, Dinâmica de Grupo e Atenção Concentrada. A decisão do Psicólogo do PGE na escolha das técnicas para a avaliação foi

  • A. totalmente correta e atendeu ao objetivo da seleção.
  • B. parcialmente correta porque deixou de mensurar competências conceituais.
  • C. parcialmente correta porque deixou de mensurar dimensões da personalidade.
  • D. totalmente incorreta porque deixou de mensurar competências comportamentais.
  • E. incorreta, pois o perfil de um executivo não é passível de mensuração.

São características diagnósticas do transtorno de déficit de atenção hiperatividade – TDAH – descritas no DSM V, EXCETO:

  • A. A desatenção manifesta-se no TDAH como divagação em tarefas, falta de persistência, dificuldade de manter o foco e desorganização.
  • B. A hiperatividade refere-se à atividade motora excessiva quando não apropriada; nos adultos pode manifestar-se como inquietude extrema.
  • C. A impulsividade refere-se a ações precipitadas que ocorrem no momento sem premeditação e com elevado potencial para dano à pessoa.
  • D. As manifestações do transtorno devem estar presentes apenas em ambiente escolar ou de trabalho.

De acordo com a proposta de construção de uma rede alternativa para atendimento em saúde mental, os Centros de Convivência têm o papel de

  • A. divulgar a nova proposta de atendimento em Saúde Mental para todos os membros da comunidade na qual se insere um serviço em saúde mental.
  • B. realizar o treinamento e qualificação de todos os profissionais que se encarregam das ações nos diferentes serviços de atendimento em saúde mental.
  • C. acompanhar os familiares dos portadores de transtornos mentais em relação às suas necessidades do ponto de vista social e psicológico.
  • D. realizar oficinas de arte, artesanato, lazer, passeios, monitorados por diferentes profissionais da Secretaria da Saúde, aos usuários dos serviços de saúde mental.
  • E. promover eventos que arrecadem fundos para a realização de todas as ações necessárias para a promoção da saúde mental da população.

Ao se criar uma Academia de Liderança para preparar gestores eficazes de pessoas dentro da organização, será essencial abordar os conteúdos:

I. Liderança como uma posição de comando.

II. O uso do poder como intrínseco ao exercício da liderança.

III. Ótimos gestores e suas capacidades de superar metas a qualquer preço.

IV. O estilo de liderança adotado como forma escolhida para exercício do poder.

V. O uso do poder como fator negativo para o exercício da liderança.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. II e III.
  • C. II e IV.
  • D. I e V.
  • E. III e V.

No que se refere à avaliação, por parte do psicopedagogo, sobre a atividade docente em sala de aula, pode-se elencar três tipos de questões: quais podem ser os indicadores, como obter a informação mais relevante e em que deve consistir a colaboração entre o professor e o assessor psicopedagógico.

Sendo assim, são indicadores que podem proporcionar informações sobre como o professor favorece a aprendizagem de seus alunos, EXCETO:

  • A. Unidade didática adequadamente planejada.
  • B. Metodologia adotada pelo professor.
  • C. Análise do contexto familiar do aluno.
  • D. Atividades de avaliação que o professor utiliza e como utiliza as informações com o aluno.

Pesquisas atuais identificaram quatro componentes essenciais para o tratamento adequado aos dependentes de substâncias psicoativas. Esses componentes são:

  • A. afastamento do convívio familiar e social, abstinência progressiva, utilização de técnicas para conter a intensa necessidade de expressão de afetos e medicação.
  • B. um substituto para a dependência de agentes químicos, tratamento adequado para os transtornos psiquiátricos associados à dependência, abstinência forçada e psicoterapia.
  • C. sistema de crenças alternativo, suspensão da utilização de medicação psiquiátrica para contenção das crises, técnicas de relaxamento e internação de longa duração.
  • D. orientação em biofeedback, atendimento ao grupo familiar, suspensão do consumo da droga utilizada e da medicação com psicotrópicos e atendimento domiciliar.
  • E. internação em unidades de referência, suspensão progressiva e lenta do consumo de drogas, acompanhamento em terapia ocupacional e terapia individual.

Dois gestores de áreas afins entraram em rota de confronto porque discordaram fortemente em relação às ideias de como solucionar um problema que envolvia a área de ambos. O psicólogo da PGE foi chamado a intervir. Sua correta atuação para solucionar o conflito deve ser:

  • A. Reunir-se com ambos e ajudá-los no diálogo.
  • B. Contestá-los posicionando-se contra o conflito.
  • C. Aplicar o instrumento TKI em ambos para conhecer o perfil de negociação de cada um.
  • D. Ouvir cada um individualmente e solicitar que se entendam.
  • E. Informá-los de que conflitos são sempre improdutivos e não recomendáveis.

Sobre a adolescência e a Psicologia, analise as afirmativas a seguir.

I. As problemáticas dos adolescentes iniciam-se com as mudanças corporais, com a definição do seu papel na procriação e segue com mudanças psicológicas. Assim, para lidar com essas problemáticas, o adolescente tem que renunciar à sua condição de criança.

II. Na busca por sua identidade, o adolescente, busca a inserção em grupos heterogêneos. Ocorre um processo de identificação maciça com os componentes do grupo, no qual todos se identificam com cada um. Muitas vezes, o processo é tão intenso que o adolescente parece pertencer mais ao grupo de amigos do que ao grupo familiar.

III. Uma das tarefas fundamentais, concomitante à busca de identidade do adolescente, é a elaboração do luto pela perda dos pais da infância.

IV. Apenas quando o mundo adulto compreende adequadamente e facilita a tarefa evolutiva do adolescente, ele poderá desempenhar-se satisfatoriamente e gozar de sua identidade para construir uma personalidade mais sadia e eficaz.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. II e IV, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

A característica diagnóstica principal dos quadros de anorexia nervosa é a

  • A. perda completa do apetite associada a um delírio de grandeza.
  • B. aversão aos alimentos associada a um autoconceito elevado.
  • C. amenorreia associada aos vômitos constantes e uso de laxantes.
  • D. busca frenética por um corpo magro associada ao medo de engordar.
  • E. automutilação associada a sentimentos onipotentes e agressividade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...