Questões de Psicologia

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A avaliação psicológica é resultante de três critérios:

  • A. A técnica, o instrumento e processo de avaliação.
  • B. Um instrumento com consistência estatística, um instrumento auxiliar e a contextualização da avaliação.
  • C. Um tópico, um instrumento de avaliação e um instrumento auxiliar.
  • D. O fenômeno a ser medido, o instrumento e o processo de avaliação.
  • E. O processo como instrumento, a medida que surge ao longo da avaliação e a intensionalidade do avaliador.

A primeira conduta a ser adotada por um psicólogo que se encarrega do atendimento psicoterapêutico da depressão, independentemente de o paciente estar internado ou em um tratamento ambulatorial, é

  • A. o encaminhamento para um psiquiatra.
  • B. a interpretação dos sentimentos hostis do paciente.
  • C. a ênfase nos aspectos positivos da vida do paciente.
  • D. o estabelecimento de uma aliança terapêutica.
  • E. a identificação do trauma que causou a depressão.

Por meio de uma avaliação psicológica, busca-se

  • A. responder às demandas sociais e à previsão das condutas individuais.
  • B. responder às demandas sociais e às possibilidades da avaliação em curso, bem como prever a conduta do avaliado.
  • C. responder às demandas sociais, pois o indivíduo é um ser social, e, por isto, é a única esfera que conta para uma avaliação.
  • D. ater o estritamente no escopo da avaliação, enfocando as possiblidades do sujeito.
  • E. a previsão das condutas dos indivíduos, a fim de se obter maior controle sobre eles.

Durante a realização de uma observação lúdica, um dos indicadores utilizados para analisar o comportamento da criança avaliada é a personificação. Esse indicador

  • A. demonstra fragilidade do ego, revelando dificuldades da criança para expressar suas relações com o outro e consigo mesma.
  • B. evidencia falta de criatividade e atitude pouco espontânea, traços característicos de crianças com padrões rígidos de comportamento.
  • C. é um elemento comum em todos os períodos evolutivos e permite compreender o equilíbrio existente entre o superego, o id e a realidade.
  • D. revela regressão a serviço de um superego rígido, porque indica que a criança não consegue se expressar sem o auxílio da fantasia.
  • E. sugere baixa tolerância à frustração e dificuldades para aceitar as exigências e regras que lhe são impostas pela realidade.

Considere os problemas humanos a seguir:

I. Transtornos e descompensações psicológicas.

II. Problemas de aprendizagem.

III. Problemas na interação social.

IV. Adaptabilidade ao trabalho.

Uma avaliação psicológica pode ter como objetivo a análise o que consta em

  • A. II e IV, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I e III, apenas.
  • D. I, II, III, apenas.
  • E. I e IV, apenas.

Um psicólogo utiliza o teste HTP (Casa-Árvore-Pessoa) para avaliar os traços da personalidade de uma paciente. Ele se depara com o desenho de uma casa simples, pobre, com portas abertas. A árvore desenhada parece desprotegida, desvitalizada e apresenta nódulos no tronco, sombreamentos e ramos frágeis. A figura humana é desenhada sem muitos detalhes, com ênfase na cabeça. Os desenhos apresentam tamanho pequeno e não existe linha de solo.

Os dados identificados na produção gráfica indicam

  • A. psicose.
  • B. conflitos edípicos.
  • C. comportamento antissocial.
  • D. aspectos depressivos.
  • E. transtorno de ansiedade.

Quadros de sintomas psíquicos pós-traumáticos podem se desenvolver devido à

  • A. mera alteração da rotina de trabalho, que gera estresse à sua adaptação.
  • B. adoção de novas tecnologias, por sua ameaça ao emprego.
  • C. vivência de acidentes de trabalho, que envolvam risco de morte ou ameaça à integridade física.
  • D. exposição ao sulfeto de carbono, que teve sua relação estabelecida com a doença em 1856.
  • E. longas jornadas de trabalho, associadas à dificuldades de sono.

Um psicólogo precisa avaliar o potencial cognitivo de uma criança, especialmente as habilidades da criança em relação ao seu raciocínio perceptual. O profissional aplicou o WISC IV (Wechsler Intelligence Scale for Children). As provas do teste que investigam o raciocínio perceptual são:

  • A. Semelhanças, Compreensão e Vocabulário.
  • B. Cubos, Raciocínio Matricial e Conceitos de Figuras.
  • C. Dígitos, Sequência de Números e Letras e Aritmética.
  • D. Códigos, Procurar Símbolos e Cancelamento.
  • E. Raciocínio com Palavras, Arranjo de Figuras e Labirintos.

Com base no texto acima e tendo em vista a posição de destaque que o trabalho ocupa na vida das pessoas, sendo determinante de alegria, saúde e prazer, uma mudança na carreira pode acarretar

  • A. estresse ideal, motivando-o a melhorar seu desempenho.
  • B. quadros psicopatológicos, desde transtornos de ajustamento às depressões severas.
  • C. intoxicações ocupacionais, gerando irritabilidade.
  • D. um círculo vicioso de estresse, fazendo com que o trabalhador sucumba às pressões dos supervisores em busca de uma maior produtividade.
  • E. trauma psíquico, decorrente da exposição à situação traumática da mudança.

José Bleger enfatiza que a ansiedade constitui um indicador do desenvolvimento de uma entrevista psicológica e deve ser acompanhada pelo entrevistador. Segundo o teórico,

  • A. a ansiedade é um agente motor da relação interpessoal e, portanto, nunca pode ser considerada como um elemento que perturba ou bloqueia a entrevista.
  • B. em uma situação de entrevista, o aparecimento da ansiedade sempre indica a utilização de mecanismos de defesa primitivos.
  • C. a ansiedade em uma entrevista sempre deve ser interpretada, mesmo quando o entrevistador ainda não compreendeu o motivo de seu aparecimento.
  • D. diante da ansiedade do entrevistado, o entrevistador deve recorrer a algum procedimento que demonstre apoio direto ou que a dissimule.
  • E. um entrevistador deve estar atento não somente ao aparecimento da ansiedade na situação da entrevista mas também ao seu grau e intensidade.
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