Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Durante décadas acreditou-se na figura do líder nato. Atualmente é mais aceita a posição da liderança como fenômeno decorrente da interação entre os participantes, com acentuada dependência dos objetivos e clima do grupo. Kurt Lewin (1892-1947), um dos psicólogos pioneiros nos estudos sobre grupo, identificou três tipos de liderança:

  • A. Imperativa, cortês e visionária.
  • B. Autoritária, democrática e visionária.
  • C. Autocrática, carismática e visionária.
  • D. Autoritária, carismática e permissiva (ou Laissez-faire).
  • E. Autocrática, democrática e permissiva (ou Laissez-faire).

Dentre as teorias e técnicas de psicoterapias (Fiorini, 1978), a psicoterapia dinâmica breve tem sido a mais adequada para as instituições de grande demanda de atendimentos. Nesse caso, as ações do terapeuta compreendem uma grande diversidade de modelos e de abrangências, como no caso em que se procura dirigir a atenção do paciente para pontos nodais de sua comunicação, tratando-se de

  • A. Operações de enquadramento.
  • B. Interpretações de tipo.
  • C. Intervenções de esclarecimento.
  • D. Encaminhamento de informação.
  • E. Interpretações transferenciais.

Diferentes fundamentações teóricas sustentam os estudos sobre o processo de estruturação da personalidade do sujeito. A citação anterior refere-se à teoria

  • A. Analítica, de Carl Jung.
  • B. do Self, de Carl Rogers.
  • C. Behaviorista, de B. F. Skinner.
  • D. Psicodinâmica, de Erick Erikson.
  • E. Psicanalítica, de Sigmund Freud.

No que se refere à intervenção do psicólogo da saúde sobre as estratégias de enfretamento dos trabalhadores, julgue os itens subsecutivos. As intervenções focadas em trabalhar o coping individual do trabalhador estão entre as que apresentam resultados mais efetivos no combate ao estresse.

  • C. Certo
  • E. Errado

À medida que o interesse pela experiência de grupo e pela sua realização cresceu no campo da Psicologia, desenvolveuse uma vasta gama de modalidade de grupos. A definição “grupo que pretende acentuar o crescimento pessoal e o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e relações interpessoais, através de um processo experiencial”, refere-se a

  • A. grupo-T.
  • B. grupo de encontro.
  • C. grupo centrado na tarefa.
  • D. grupo de treino de sensibilidade.
  • E. grupo de desenvolvimento da organização.

A aprendizagem provoca mudanças relativamente permanentes no comportamento, resultantes da prática e decorrentes das capacidades humanas. No contexto educacional, o resultado da aprendizagem envolve operações cognitivas, psicomotoras e afetivas. O fator que irá demonstrar que um resultado foi adquirido, sendo incorporado pela primeira vez ao padrão de comportamento do aprendiz, segundo Klausmeier (1977), é o seguinte:

  • A. Atitude e valores.
  • B. Conceitos e princípios.
  • C. Informação e integração.
  • D. Retenção e transferência.
  • E. Motivação e medidas avaliativas.

Os estudos da epistemologia genética do psicólogo Jean Piaget é um marco referencial para os profissionais no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Com base nos estudos piagetianos, relacione os conceitos às respectivas definições.

A sequência está correta em

  • A. 1, 4, 5, 2, 3
  • B. 5, 2, 4, 3, 1
  • C. 4, 1, 3, 5, 2
  • D. 3, 5, 2, 1, 4
  • E. 2, 3, 1, 4, 5

Julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo da saúde no manejo do estresse ocupacional. Para diminuir o estresse dos trabalhadores, é mais viável ao psicólogo intervir nas mudanças da estrutura organizacional e nos processos de trabalho do que nos comportamentos individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Martín-Baró (1989) a identidade do grupo; o poder de que dispõe o grupo em suas relações com os demais grupos; e a atividade grupal são dimensões para diferenciar três tipos de grupos:

  • A. primários, funcionais e estruturais.
  • B. primários, funcionais e operacionais.
  • C. inatos, socializadores e organizativos.
  • D. inatos, socializadores e segregadores.
  • E. primários, secundários e organizativos.

Nos princípios e condições de aprendizagem, um modelo de desenvolvimento refere-se a conceitos que são a informação ordenada a respeito das propriedades de uma ou mais coisas (Klausmeier, 1977). Para que isso ocorra, é preciso adquirir condições internas relacionadas com os níveis de formação de conceitos, como quando o indivíduo reconhece um objeto que foi encontrado numa ocasião anterior. Assim, a formação desse conceito é conhecida como de nível

  • A. concreto.
  • B. identitário.
  • C. classificatório.
  • D. formal.
  • E. factual.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...