Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Tradicionalmente, os riscos presentes nos locais de trabalho são classificados em:
Psicologia - Psicologia Escolar - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
A orientação profissional tem por objetivo ajudar o indivíduo a escolher e a se preparar para entrar e progredir numa ocupação. Por sua vez, os adultos devem tomar decisões profissionais que, na atualidade, dependem de vários fatores já não mais atrelados a uma orientação profissional, o que torna a função do orientador bastante complexa, levando-o a trabalhar não somente com indivíduos e grupos. Segundo Super (1975), o orientador deve compreender e manipular, entre outros, as
Analise a afirmativa sobre a preocupação da psicologia social com as relações de trabalho nos dias atuais.
Embora tanto os homens como as mulheres estejam expostos aos ________________ do(no) trabalho, eles são representados, sentidos e vividos de uma forma diferenciada desde a perspectiva do gênero. Cabe aos homens a preocupação para com os ________________ visíveis e que tragam danos materiais imediatos ao físico, e às mulheres a preocupação para com os ________________ invisíveis e que possam trazer danos igualmente invisíveis em um tempo futuro.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo da saúde no manejo do estresse ocupacional. O foco de atuação mais factível ao psicólogo no manejo do estresse em ambiente de trabalho é a proposição de condições de segurança, treinamento e desenvolvimento para o trabalhador.
A proposta de Martín-Baró (1989) de uma teoria dialética sobre o grupo humano se constrói a partir de uma análise crítica sobre as teorias grupais. O autor compreende que na sociedade atual, o grupo na sua singularidade expressa múltiplas determinações e as contradições presentes no capitalismo; ele aponta três grandes problemas da maioria dos modelos utilizados pela psicologia social tradicional:
Psicologia - Trabalho em equipe - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Bleger (1980) reduz a oito os momentos de aprendizagem, quando os integrantes de um grupo assumem determinadas condutas ou papéis. Um desses momentos refere-se a uma conduta que revela precipitação compulsiva ou agressiva sobre o objeto de conhecimento que é atacado ou ridicularizado. Essa conduta, nos grupos, refere-se ao momento tido como
Julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo da saúde no manejo do estresse ocupacional. A atuação do profissional de psicologia em ambientes de trabalho visa, entre outros aspectos, modificar comportamentos individuais.
De acordo com Borges-Andrade e Abbad (1996), uma das características essenciais do conceito de Treinamento (T) é a noção de que ele representa um esforço despendido pelas organizações para propiciar oportunidades de aprendizagem aos seus integrantes. O conceito de Desenvolvimento (D), na literatura clássica da área, é compreendido como mais abrangente, incluindo ações organizacionais que estimulam o livre crescimento pessoal de seus membros, que não visam necessariamente à melhoria de desempenhos atuais ou futuros. Atualmente T & D podem ser vistos como um sistema, integrado por três elementos:
Psicologia - Psicologia Organizacional - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
As tarefas relativas a um eficiente Psicólogo Organizacional envolvem a análise de trabalho, gerando um longo relatório que inclui uma descrição dos atributos, das características para que o funcionário desenvolva com sucesso um determinado trabalho. Segundo Spector (2005), esta fase do relatório recebe a denominação de
Em relação à teoria da personalidade, o autor Dalgalarrondo (2008) afirma que os transtornos da personalidade, embora de modo geral produzam consequências muito penosas para o indivíduo, familiares e pessoas próximas, não são facilmente modificáveis por meio das experiências da vida, tendem, antes, a permanecer estáveis ao longo de toda vida.
Sobre as principais características dos transtornos de personalidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O menino é o pai do homem, geralmente, os transtornos de personalidade surgem na infância ou adolescência e tendem a permanecer relativamente estáveis ao longo da vida do indivíduo.
( ) É comum manifestar nos transtornos de personalidade um conjunto de comportamentos e reações afetivas claramente desarmônicos, envolvendo vários aspectos da vida do indivíduo.
( ) O padrão anormal de comportamento inclui muitos aspectos, porém, estes são equivalentes apenas ao psiquismo, e não à vida social do indivíduo.
( ) Os transtornos de personalidade são condições não relacionadas diretamente à lesão cerebral evidente ou a outro transtorno psiquiátrico, ressaltando que pode apresentar alterações de personalidade secundárias à lesão cerebral.
( ) O transtorno de personalidade contribui para o mau desempenho ocupacional, entretanto, no social, esse desempenho não é precário, não chega a ser considerado como mau desempenho.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...