Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A cultura organizacional apresenta seis características principais: regularidades nos comportamentos observados, normas, valores dominantes, filosofia, regras e clima organizacional. As regularidades nos comportamentos observados, referem-se às interações entre os participantes caracterizadas por uma linguagem comum, terminologias próprias e
sentimento e estímulo transmitido pelo ambiente físico.
princípios e valores da organização.
rituais relacionados com condutas e deferências.
regras que os novos participantes devem aprender e aplicar.
processos e sistemas de trabalho.
Os critérios diagnósticos para Retardo Mental, apresentados no DSM-IV-TR, propõem codificar o Retardo Mental com base no nível de gravidade refletindo nível de comprometimento intelectual, sendo que o QI de 20-25 a 35-40 corresponde ao Retardo Mental
No que concerne à dependência química e às formas de tratamento, julgue os itens que se seguem.
Em casos de síndromes de dependência, as intervenções psicológicas e psiquiátricas são necessárias. Para que sejam estabilizados os efeitos da abstinência, é indicado o uso de psicotrópico, com o objetivo de manter o efeito temporário da droga habitualmente utilizada pelo indivíduo.
Psicologia - Psicopatologia do trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere a relações humanas para psicologia institucional, julgue os itens seguintes.
A preservação da saúde mental independe das estratégias de defesa mobilizadas pelo indivíduo em face de relações sociais conflitivas.
A flexibilidade implica mudança permanente e continuada, desconsiderando o tempo necessário ao trabalho mental, cognitivo e afetivo, e obriga à polivalência, abalando o reconhecimento do trabalhador no trabalho realizado.
A flexibilidade protege o trabalhador da precarização da saúde mental, uma vez que, quanto maior sua flexibilidade, maior sua adaptação às novas condições de trabalho e, portanto, menor será a degradação de sua saúde mental.
A flexibilidade das relações de trabalho gera danos à saúde mental do trabalhador à medida que facilita seu desligamento, sendo inócua nos casos em que não há perspectiva de desemprego nem mudanças contratuais.
A gestão relacionada à diretriz da flexibilidade é marcada pela ideologia da excelência, que garante ao trabalhador a possibilidade do aprimoramento pessoal contínuo, combatendo a precarização da saúde mental do trabalhador.
As políticas públicas sustentadas pela diretriz da flexibilidade promovem a saúde mental à medida que aumentam a probabilidade de reinserção no mercado, em caso de demissão, daqueles que se encontram empregados.
Pessoas que possuem forte necessidade de realização desejam estabelecer objetivos de dificuldade moderada, mas que sejam atingíveis; gostam de solucionar problemas, em vez de deixar os resultados para o acaso; preferem situações nas quais recebam contrapartidas regulares e concretas em relação a seu desempenho; pensam positivamente e
valorizam o apoio psicológico de seus superiores.
valorizam o apoio psicológico de seus pares.
assumem uma forte responsabilidade pessoal por seu trabalho.
consideram que pacotes de benefícios diferenciados devam ser praticados pelas empresas.
preferem ser reconhecidas como formadores de opiniões.
O modelo piagetiano divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento, sendo que, no período das operações concretas, surge uma nova capacidade mental da criança, isto é, ela consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um fim (objetivo) e revertê-la para o seu início, que foi nominada por
A obesidade pode acarretar risco significativo de aquisição de doenças graves, tais como hipertensão, diabetes e doenças cardíacas em geral. No que concerne à obesidade e à intervenção psicológica, julgue os itens a seguir.
A avaliação completa do indivíduo é necessária para a formulação de um plano terapêutico para a obesidade, principalmente pelo fato de a obesidade ser uma doença complexa, que pode envolver múltiplas etiologias e consequências médicas. As informações a respeito do indivíduo obeso devem ser coletadas de maneira detalhada, a fim de que se possa avaliar a intervenção e o procedimento específico para cada caso.
Dois grupos de trabalho são contemplados por um mesmo item do orçamento da organização de trabalho. Um dos grupos tem por objetivo apresentar projetos que aumentem a velocidade e diminuam os custos de produção da empresa, ao passo que o outro grupo objetiva aumentar a qualidade dos produtos. Os grupos possuem o mesmo status, e seus membros ocupam o mesmo degrau na hierarquia da empresa. O sistema de recompensas da empresa favorecerá o grupo com maior número de sugestões implementadas.
Essa situação tende a gerar, em relação a cada um dos grupos, um(a)maior foco na garantia das satisfações de seus membros, uma vez que a interdependência recíproca funciona como ameaça a cada membro.
ambiente de colaboração intergrupal, uma vez que a divergência das metas só poderá ser resolvida pelo trabalho conjunto.
maior submissão a uma liderança autocrática, se ela for empregada na tentativa de solucionar o conflito.
diminuição da coesão do grupo, devido ao estresse da situação de conflito que as condições propiciam.
necessidade de flexibilizar as regras, gerando uma estrutura pouco rígida, que favorece a criatividade e, internamente, os conflitos funcionais.
Três características foram identificadas nos líderes transformacionais: o carisma, o estilo intelectual e
a influência positiva.
o equilíbrio emocional.
a orientação para resultados.
a orientação para processos.
a consideração individualizada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...