Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Teste Gestáltico Bender trata-se de teste
projetivo, composto por 7 figuras que são apresentadas conjuntamente e sobre as quais o indivíduo deve construir uma história escrita.
gráfico, composto por 5 figuras que são apresentadas conjuntamente, para serem copiadas uma após a outra.
de personalidade, composto por 8 pranchas que são apresentadas uma de cada vez, solicitando-se a confecção de histórias ao indivíduo.
visomotor, composto por 9 figuras que são apresentadas uma de cada vez, para serem copiadas pelo sujeito em folha branca.
inteligência, composto por 20 problemas de raciocínio lógico que devem ser resolvidos respeitando a sequência da apresentação das questões.
Acerca dos transtornos do humor, julgue os itens a seguir.
Pacientes com transtorno bipolar do tipo II apresentam pelo menos um episódio de mania e um de depressão.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
O campo e Garciana Arzeno são dois importantes autores que abordam o Psicodiagnóstico. Para eles, o Psicodiagnóstico tem como objetivo _____________________.
proporcionar ao paciente um ambiente acolhedor, capaz de auxiliá-lo na resolução de conflitos e sintomas.
obter uma descrição e compreensão mais profunda e completa possível da personalidade total do paciente para, depois formular recomendações terapêuticas.
identificar as principais motivações do paciente que inicia o processo terapêutico e reforçar tais aspectos.
analisar os processos inconscientes envolvidos na queixa trazida pelo paciente e confrontar os comportamentos incongruentes como seu discurso.
identificar aspectos da personalidade, compreender e intervir de forma acolhedora e não diretiva.
Enumere os conceitos de psicoterapias apresentados de acordo com as suas definições.
Definições:
1. A exposição é a principal estratégia psicoterápica utilizada e sua principal contribuição para o tratamento dos transtornos mentais. O fenômeno da habituação, bem como a extinção, constituem a base teórica e empírica para explicar o desaparecimento dos sintomas.
2. Seu foco de atenção é a atividade mental consciente ou pré-consciente (pensamentos automáticos, crenças subjacentes e suas consequências: emoções, comportamentos ou reações físicas).
3. Alguns dos seus fatores terapêuticos são: altruísmo, catarse, comportamento imitativo, fatores existenciais, recapitulação corretiva, instalação da esperança, universalidade do problema.
4. A estratégia básica é mapear as principais áreas de dificuldade da vida do paciente e melhorá-las da maneira que for possível, em vez de tentar descobrir suas causas.
5. Usa método ou procedimento de investigação dos conteúdos mentais, especialmente os inconscientes (livre associação, análise dos sonhos, análise da transferência).
Conceitos:
( ) Psicoterapia de grupo.
( ) Psicanálise.
( ) Psicoterapia de apoio.
( ) Psicoterapia cognitiva.
( ) Psicoterapia comportamental.
A sequência está correta em
4, 5, 3, 1, 2
5 2, 1, 3, 4
3, 5, 4, 2, 1
2, 1, 5, 4, 3
1, 5, 4, 2, 3
O ataque de pânico é definido como
um estado de ansiedade diretamente relacionado a pensamentos ou imagens de experiências traumáticas passadas.
a reação de alarme imediata ao perigo e pode ser bom para a pressão sanguínea, que juntamente com outros sentidos subjetivos de terror, motiva o indivíduo a escapar ou, se for preciso, atacar.
um estado de humor negativo caracterizado por sintomas corporais de tensão física e apreensão em relação ao futuro.
uma experiência abrupta de intenso medo ou desconforto agudo, acompanhada por sintomas físicos que incluem palpitações, dor no peito, respiração curta e tontura.
uma tentativa de evitar pensamentos (obsessões) intrusivos e repulsivos ou neutralizar esses pensamentos por meio do comportamento ritualístico (compulsões).
A gestão de pessoas envolve vários processos de gestão estratégica, liderança, negociação e gerenciamento das diversidades. Em relação a esses assuntos, julgue os itens que se seguem.
A mudança do paradigma burocrático para o pós-burocrático ou gerencial propicia a transferência de tecnologias gerenciais do setor privado para o setor público.
O Plano Decenal dos Direitos de Crianças e Adolescentes é um documento aprovado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente no dia 19 de abril de 2011. Principal desdobramento da 8ª. Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Plano Decenal é um documento que prevê as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente para os próximos dez anos. Os eixos que compõem o Plano Decenal estão corretamente apresentados em que opção?
Cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente; planejamento de políticas públicas; implantação e execução de políticas públicas; avaliação de políticas públicas; controle social das políticas públicas.
Garantia dos direitos de crianças e adolescentes; ampliação dos serviços de atenção à infância e juventude; protagonismo familiar; descentralização das políticas públicas; investimentos em políticas públicas.
Políticas públicas de saúde; políticas públicas de educação; políticas públicas de segurança; políticas públicas de assistência social.
Promoção de direitos de crianças e adolescentes; proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social da efetivação de direitos; gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Promoção dos Direitos Humanos Universais de Crianças e Adolescentes; resgate da cidadania de crianças e adolescentes; planejamento familiar; infância e juventude institucionalizada.
No Manual e Guia de Interpretação do H.T.P. (House- Tree-Person), John N. Buck aponta que, em relação à Perspectiva, um planejamento das relações espaciais no desenho da casa, da árvore e da pessoa indica a capacidade do indivíduo para compreender e reagir com sucesso a aspectos mais complexos, mais abstratos e mais exigentes da vida. Quanto à localização horizontal na página, quanto mais afastado para a esquerda estiver localizado o ponto médio da figura em relação ao ponto médio da folha, maior é a probabilidade de que o indivíduo tenda a se comportar
de modo a preferir satisfações intelectuais e emocionais.
de modo estável, rigidamente controlado, de estar propenso a adiar a satisfação de suas necessidades e impulsos imediatos.
impulsivamente, buscar satisfação emocional imediata e direta de suas necessidades e impulsos.
de forma insegura e inadequada e de se sentir deprimido no humor.
inadequadamente, tendendo a ser concreto e a buscar satisfação mais na realidade do que na fantasia.
Acerca dos transtornos do humor, julgue os itens a seguir.
A ciclotimia consiste em um transtorno do humor bipolar cujos sintomas incluem fortes surtos de hipomania e quadros depressivos leves.
Atualmente, é muito comum a veiculação de reportagens e matérias sobre o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade TDAH. Tendo como base o DSM IV, sobre esse transtorno, geralmente diagnosticado na infância, assinale a alternativa INCORRETA:
Na infância, pode ser difícil distinguir entre os sintomas de TDAH e comportamentos próprios da idade em crianças ativas.
A desatenção pode manifestar-se em situações escolares, profissionais ou sociais. Os indivíduos com este transtorno podem não prestar muita atenção a detalhes ou podem cometer erros por omissão de cuidados nos trabalhos escolares ou outras tarefas.
Pessoas com esse transtorno com frequência têm dificuldade para organizar tarefas e atividades. As tarefas que exigem um esforço mental constante são vivenciadas como desagradáveis e acentuadamente aversivas.
É comum a ocorrência de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. Com frequência, estes se manifestam primariamente pelo desenvolvimento de preocupações insistentes a respeito de um tópico ou interesse restrito, sobre o qual o indivíduo pode reunir grande quantidade de fatos ou informações.
Em sua forma grave, o transtorno é acentuadamente incapacitante, afetando o ajustamento social, familiar e escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...