Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre as séries de transformações vividas pela criança no processo de apontar ilustrado e descrito na citação, pode-se afirmar que

  • A.

    os processos psicológicos, tal como aparecem nos animais, realmente permanecem existindo, são incorporados neste sistema de desenvolvimento humano.

  • B.

    uma operação sempre representa uma atividade interna; é expressa externamente e, assim, permanece no processo de desenvolvimento a partir dos domínios dos signos.

  • C.

    a transformação de um processo interpessoal num processo intrapessoal é o resultado de uma longa série de eventos ocorridos ao longo do desenvolvimento.

  • D.

    todas as funções no desenvolvimento da criança aparecem uma única vez, ou elas são do nível social e garantem as relações sociais ou elas são individuais.

  • E.

    o controle da natureza e o controle do comportamento deixam de estar ligados ao desenvolvimento, evidenciando um comportamento humano herdado.

Em psicodiagnóstico, na avaliação psicométrica, ocorre que a maioria das escalas de medida em ciências do comportamento são escalas aditivas, isto é, são obtidas a partir da soma de vários itens selecionados como indicadores do constructo teórico em relação ao qual há interesse em

  • A.

    medir.

  • B.

    acirrar.

  • C.

    modificar.

  • D.

    suprimir.

  • E.

    desqualificar.

A gestão de pessoas envolve vários processos de gestão estratégica, liderança, negociação e gerenciamento das diversidades. Em relação a esses assuntos, julgue os itens que se seguem.

A gestão de pessoas é de fundamental importância para o processo de modernização do Estado brasileiro, por garantir a implementação adequada das mais diversas políticas públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em nossa sociedade ocidental, o discurso que rege o que se tem por verdadeiro, que define a rede de conhecimentos válidos (ou não válidos), é o científico. Nossa “verdade” está centrada nele e nas instituições que o produzem. Instituições essas igualmente não isentas de interesses. São conhecimentos e verdades guiados em seu processo de produção por crenças, costumes e interesses. Usados permanentemente pela produção econômica e pelo poder político e difundidos pelas instâncias educativas e informativas da sociedade, de forma, até certa instância, controlada por grandes aparelhos políticos e econômicos, tais como: universidades, mídia, escrita, exército. Para explicar o acima descrito, Foucault menciona, em sua obra, a existência de

  • A.

    capitalismo humanista.

  • B.

    percepção cognitiva.

  • C.

    jogos de verdade.

  • D.

    sociedade laudatória.

  • E.

    transtorno psicopatológico.

Segundo a teoria freudiana, no narcisismo, a libido retirada do mundo externo dirige-se para o:

  • A.

    imo.

  • B.

    ego.

  • C.

    self

  • D.

    id.

  • E.

    superego.

Ao conceituar grupo operativo e processo grupal, Enrique Pichon-Rivière e seus seguidores, definiram a prática grupal em conceitos, de momentos e personagens do processo, que nos auxiliam nas atividades com grupos. Enumere os conceitos apresentados de acordo com as definições.

Definições:

1. Apropriação instrumental da realidade para modificá-la. Vincula-se intimamente com o critério de adaptação ativa à realidade, através do qual se explicita a ideologia que sustenta esta instituição.

2. Traz a campo a informação que permite o autoconhecimento grupal, o que gera novas formas de interação, modifica o campo grupal; permite, a partir do autoconhecimento, a reestruturação das relações entre os membros e com a tarefa.

3. Dirige-se basicamente à ruptura dos estereótipos na modalidade de abordagem do objeto de conhecimento; estereótipos que, por carência de confrontação, podem potencializar-se nos grupos homogêneos.

4. Mantém com o grupo uma relação assimétrica, requerida pelo seu papel específico: o de copensor. Sua tarefa consiste em refletir com o grupo sobre a relação que seus integrantes estabelecem entre si e com a tarefa prescrita.

5. Conjunto organizado de noções e conceitos gerais, teóricos, referentes a um setor do real, a um universo do discurso, que permite uma aproximação instrumental do objeto particular concreto.

Conceitos:

( ) Esquema conceitual referencial operativo.

( ) Interpretação operativa.

( ) Heterogeneidade.

( ) Aprendizagem.

( ) Coordenador.

A sequência está correta em

  • A.

    5, 2, 3, 1, 4

  • B.

    2, 1, 4, 3, 5

  • C.

    1, 4, 2, 5, 3

  • D.

    3, 5, 1, 4, 2

  • E.

    4, 3, 5, 2, 1

A Diretriz 05 do Plano Decenal dos Direitos de Crianças e Adolescentes prevê: “Universalização, em igualdade de condições, do acesso de crianças e adolescentes aos sistemas de justiça e segurança pública para a efetivação de seus direitos”. Dados a seguir os objetivos estratégicos relacionados a esta diretriz,

I. Articular e aprimorar os mecanismos de notificação e investigação de violações dos direitos de crianças e adolescentes.

II. Fomentar a cultura da sustentabilidade socioambiental no processo de educação em direitos humanos com crianças e adolescentes.

III. Fortalecer a capacidade institucional dos órgãos de responsabilização para o rompimento do ciclo de impunidade e para o enfrentamento de violações dos direitos de crianças e adolescentes.

IV. Incentivar processos de aprimoramento institucional, de especialização e de regionalização dos sistemas de segurança e justiça, para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

V. Priorizar e articular as ações de atenção integral a crianças de 0 a 6 anos, com base no Plano Nacional Pela Primeira Infância.

verifica-se que estão corretos

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    II, III, IV e V, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Para compor o conjunto de instrumentos selecionados para realizar um psicodiagnóstico, um psicólogo incluiu no seu programa de avaliação um teste composto por um conjunto de lâminas. Cada uma das lâminas tem um significado e explora questões específicas. Analisar este teste consiste em destacar as modalidades do discurso que precedem à construção das diversas narrativas, produzidas a partir das diferentes lâminas. A forma como os relatos são construídos e comunicados ao psicólogo possibilita o acesso

  • A.

    às estruturas operatórias presentes nas ações do sujeito. Trata-se das Provas de Piaget.

  • B.

    ao Percentil de Inteligência. Trata-se do Teste Raven.

  • C.

    às modalidades de ação do sujeito frente a situações adversas. Trata-se do Teste Desiderativo.

  • D.

    aos mecanismos de defesa do ego. Trata-se do TAT − Teste de Apercepção Temática.

  • E.

    aos conteúdos inconscientes relativos aos temas sugeridos pelas pranchas. Trata-se do Teste de Histórias de Walter Trinca.

Acerca dos transtornos do humor, julgue os itens a seguir.

O transtorno ciclotímico caracteriza-se pela ocorrência de períodos de hipomania alternados com períodos de mania.

  • C. Certo
  • E. Errado

A entrevista motivacional é um meio particular de ajudar as pessoas a reconhecer e fazer algo a respeito de seus problemas presentes ou potenciais. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que indica as que estão corretas:

I. Um dos princípios da entrevista motivacional é criar e ampliar na mente do paciente uma discrepância entre o comportamento presente e as metas mais amplas.

II. O terapeuta, ao utilizar a entrevista motivacional faz intenso uso da estratégia de confrontação da negação, visando gerar o desconforto necessário para que o paciente motive-se e mobilize-se para mudança.

III. A entrevista motivacional visa ensinar comportamentos de enfrentamentos por meio da instrução,da modelagem, da prática dirigida e do feedback.

IV. A resistência é vista como um padrão de comportamento interpessoal, influenciado pelo comportamento do terapeuta.

V. As metas de tratamento e as estratégias de mudança são negociadas entre paciente e terapeuta, baseadas em dados e aceitabilidade. O envolvimento do paciente e sua aceitação das metas são vistos como vitais.

  • A.

    I, III, IV e V, apenas;

  • B.

    I,II, IV e V apenas;

  • C.

    I, IV e V, apenas;

  • D.

    II, III e IV, apenas;

  • E.

    II, III e V, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...