Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A _____________tem sido apontada como responsável por diversos males físicos e psíquicos que acometem o homem moderno. Também tem sido considerada tributária do estilo de vida contemporâneo, notadamente caracterizado pela contração temporal, perda da referência à tradição, queda das ideologias e relativização da verdade. O enunciado refere-se à:
Depressão.
Angústia.
Ansiedade.
Fobia.
Sobre a entrevista psicológica, Bleger afirma que
a interdependência e inter-relação, o condicionamento recíproco de suas respectivas condutas, se realiza através do processo da (...) entendendo-se por isso o fato de que a conduta de um (consciente ou não) atua (de forma intencional ou não) como estímulo para a conduta do outro, e por sua vez essa última re-atua como estímulo para as manifestações do primeiro.
A que processo presente na entrevista psicológica o autor se refere?
Observação.
Classificação.
Confrontação.
Comunicação.
Manipulação.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Analisando as dimensões das estruturas psíquicas, julgue os itens que se seguem.
A identificação é um processo que permite a manutenção das relações intra e intergrupos.
A Psicologia, em sua história e concretização enquanto ciência, pode ser considerada como um estudo da alma, da psique, da mente e do comportamento, ou seja, cada escola com seu objeto de estudo e sua verdade. A Psicologia refere-se também a um conjunto de funções que se distinguem em três grandes vias: a via ativa, a via afetiva e a via intelectiva. As palavras que podem representar cada uma dessas vias são, respectivamente:
Instintos, Emoção e Percepção.
Prazer, Dor e Ódio.
Paixão, Inconsciente e Ideias.
Memória, Imaginação e Sentimento.
Sobre a entrevista psicológica, é correto afirmar que
tem por finalidade a compilação de dados, e o paciente fica reduzido a um mediador entre sua enfermidade, sua vida e seus dados por um lado, e o psicólogo por outro.
há uma previsibilidade dos dados necessários, o que leva a considerar toda a contribuição do paciente como supérfluo ao trabalho realizado, mas que deve ser tolerada por cortesia profissional.
é a relação na qual um dos integrantes deve procurar saber o que está acontecendo e buscar a realização dos objetivos desta, que depende desse saber e da atuação de acordo com esse saber.
ocorre para a solicitação de assistência técnica ou profissional, que pode ser prestada ou satisfeita de formas diversas por diferentes profissionais, entre eles, o psicólogo.
é feita por razões estatísticas ou para cumprir obrigações regulamentares de uma instituição ou concepção de trabalho clínico e, nesses casos, pode ser executada pelo auxiliar do consultório.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Analisando as dimensões das estruturas psíquicas, julgue os itens que se seguem.
Para a psicanálise, o sofrimento é estruturante da personalidade, por isso não é patológico.
Leia as proposições e marque a opção correta:
I. A depressão parental pode afetar o desenvolvimento da criança, predispondo-a a problemas emocionais e de comportamento. De acordo com Phares, Duhig e Watkins, as famílias onde um dos genitores apresenta depressão tendem a ser menos coesas, menos adaptativas, mostram menos envolvimento e são mais superprotetoras do que famílias onde nenhum dos pais apresenta depressão.
II. Alguns fatores parecem ser mais importantes para a depressão materna, como o ajustamento psicológico da mulher antes e durante a gravidez. Segundo O'Hara , mulheres que vivenciaram muito estresse na gestação e no parto e mulheres que não podem contar com apoio social, especialmente do cônjuge, têm grandes chances de desenvolver depressão. Além disso, a relação da mãe com a sua figura materna de identificação também deve ser considerado um importante fator que pode influenciar a qualidade das experiências emocionais durante o puerpério.
III. A literatura tem sido consistente em caracterizar que mães deprimidas tendem a ser menos responsivas a seu bebê do que mães não deprimidas. A depressão tenderia a afetar a disponibilidade cognitiva e emocional da mãe, condições inerentes à contingência das respostas; por isso ela tenderia a não ser adequadamente responsiva à sua criança.
Todas as proposições estão corretas.
Somente as proposições I, II estão corretas.
Somente as proposições II e III estão corretas.
Somente as proposições I, e III estão corretas.
Todas as proposições estão incorretas.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Analisando as dimensões das estruturas psíquicas, julgue os itens que se seguem.
A organização familiar é uma variável antecedente das doenças mentais, mas não das estratégias de enfrentamento.
Os impasses na atuação dos psicólogos na saúde pública surgem na confluência de diversos vetores, dos quais destacamos
a discussão que atravessa a identidade do psicólogo enquanto psicanalista nos espaços públicos e privados.
a cultura determinante de algumas instituições de formação de psicólogos que privilegiam a formação institucional.
a tradição da formação em Psicologia no Brasil calcada em um modelo clássico de clínica, liberal, privada, curativa e individual.
a reflexão sobre a diferenciação entre o fazer clínico e o pedagógico.
a ampla discussão sobre interdisciplinaridade travada nas universidades.
Assinale a opção INCORRETA:
Até muito recentemente, entre as tradições psicopatológicas mais comuns, era corrente encontrar uma compreensão fenomenológica que tomava a dimensão social com algo que jazia completamente na mente de cada indivíduo.
Alguns autores contemporâneos têm proposto uma compreensão unificada da Depressão em termos de um transtorno do senso comum ou de um transtorno da ipseidade/hiperreflexividade.
O ser-no-mundo, concepção de sujeito sugerida pela psicopatologia do ser social, não dizia apenas de um sujeito reflexivo, da narrativa, produto da relação intersubjetiva mediada pela linguagem, mas antes e também do ser que subjaz e antecede este sujeito narrativo. Ou seja, esta psicopatologia tratou também da experiência do ser em sua dimensão corporal, préreflexiva.
A observação do fenômeno da disfunção social pela lente da psicopatologia do senso comum desautoriza, por causa do modo como a sua produção é compreendida, qualquer separação entre ações de tratamento e reabilitação. Neste contexto, as estratégias de treinamento de habilidades sociais perdem relevância, assim como as estratégias que buscam ajustamento social pelo treinamento da capacidade de internalizar regras e comportamentos sociais. Ganha importância o desafio de construção de atividades e ações de reabilitação que possam dialogar com a experiência vivida desses sujeitos e com os modos de produção das dificuldades de relação com o mundo presente em cada quadro psicopatológico.
O terceiro uso para o termo fenomenologia em psicopatologia pode ser identificado em alguns autores da Europa Continental (dentre eles: Alemanha, Dinamarca, Itália e Holanda), América do Norte, América do Sul e Japão. Baseado em filósofos como Husserl, Heidegger e Merleau- Ponty, autores como Parnas, Stanghellini, Sass, Davidson, Kimura e outros, atribuem à fenomenologia um sentido que está para além do método empírico que favorece o acesso ao fenômeno psicopatológico. Descrever e compreender o fenômeno conhecendo sua forma e conteúdo é apenas uma das aspirações expressas pela utilização do termo fenomenologia, mas não o seu eixo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...