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O termo Psicologia Institucional tem sido usado para nomear diferentes tipos de práticas psicológicas em instituições, uma variedade de formas de atuação. Quando a Psicologia Institucional inclui a abordagem psicanalítica, trata-se de um trabalho na esfera
do campo das competências compartilhadas e grupais.
das crenças diretas destacadas no comportamento organizacional.
da criatividade pessoal dos colaboradores na empresa.
do consciente coletivo e de suas múltiplas manifestações.
das representações e do inconsciente.
Freud iniciou seu pensamento teórico assumindo o pressuposto de que não há nenhuma descontinuidade na vida mental, isto é, que
tudo pode ser completamente compreendido, já que os eventos ocorrem ao acaso.
tudo ocorre ao acaso, embora haja lógica nos processos mentais.
nada pode ser entendido isoladamente, dada a descontinuidade da consciência.
nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais.
nada é equivalente à descontinuidade dos processos mentais, que demandam inteligibilidade via análise.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que os indivíduos com Fobia Específica, ao contrário dos portadores de Transtorno de Pânico
com sintomas psicóticos, apresentam a revivência de um evento extremamente traumático, acompanhada por sintomas de excitação aumentada e esquiva de estímulos associados com o trauma.
sem Agorafobia, apresentam ansiedade generalizada, já que o quadro caracteriza-se por pelo menos 6 meses de ansiedade e preocupação excessivas e persistentes.
com Agorafobia, não apresentam ansiedade generalizada, porque seu temor se restringe a objetos (ou situações) específicos e circunscritos.
sem sintomas psicóticos, apresentam ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a certos tipos de situações sociais ou de desempenho, frequentemente levando ao comportamento de esquiva.
sem Estresse Agudo, apresentam ideias obssessivas (que causam acentuada ansiedade ou sofrimento) e/ou compulsões (que servem para neutralizar a ansiedade).
De acordo com Zimerman (2004), na fobia o que importa é saber que o psiquismo do sujeito comporta-se de forma reticular, isto é, um determinado estímulo conecta-se com primitivas lembranças traumáticas que foram significadas com terror pela criança de então. Sabe-se que a fobia possui algumas causas bem plurais, no entanto, existe um consenso de que em qualquer tipo de fobia sempre estão presentes as ansiedades de:
Simbolização e Imaginação.
Deslocamento e Punição.
Aniquilamento e Desamparo.
Identificação e Separação.
A qual pensamento utilizado pela criança o autor se refere?
Formal.
Afetivo.
Dedutivo.
Primitivo.
Pré-operatório.
Em uma concepção pós-moderna, o conhecimento psicológico pertence ao domínio do intersubjetivo, no qual os significados são construídos nos espaços comuns de pessoas em
hierarquia.
oposição.
relação.
competição.
alternância.
A escola de Melanie Klein, juntamente com a Psicologia do Ego e a Escola de Jacques Lacan é vista como uma das três grandes teorias pós-freudianas e seu mérito foi descrever um modelo novo da mente e de seu funcionamento, baseado nos conceitos de
ego função e de área sem conflito do ego.
mundo interno (ou mundo dos objetos internos) e de fantasias inconscientes.
self e de espaço potencial.
grande Outro e de Sujeito Suposto.
falta básica e pequeno outro.
Os participantes de um grupo, ao adentrarem no processo de terapia grupal, tendem a ver o terapeuta de acordo com o viés de sua própria história de vida. Aos seus olhos, o terapeuta pode parecer uma pessoa gentil, cordial e confiável ou, inversamente, alguém descortês e pouco digno de confiança. Entretanto, os participantes do grupo não percebem apenas o terapeuta de uma forma distorcida da realidade, mas também tendem a perceberem-se uns aos outros de maneira irreal. Esse tipo de percepção distorcida do campo relacional, resultante das expectativas do passado que são projetadas inadvertidamente no presente, de modo totalmente indiscriminado e inconsciente, é o que se convencionou denominar transferência. Sobre a transferência no processo grupal, é CORRETO afirmar:
A partir do momento em que ela ocorre ou surge no campo relacional, certo é que produzirá resultados saudáveis para o processo de terapia do grupo.
Assim como na terapia analítica, onde o analista gradualmente torna-se o foco de toda transferência do paciente, no grupo o deslocamento é o mesmo, o que muda é o fenômeno do deslocamento.
A transferência no grupo é multilateral, pois engloba não somente o relacionamento dos pacientes com o terapeuta, mas, também, dos próprios membros entre si, e é também cruzada, pois envolve um entrelaçamento constante de experiências de significado.
A transferência no grupo é possível de ser evitada, visto que o terapeuta consegue manter o distanciamento emocional para preservar a relação com o todo, e com as partes desse todo.
Sobre a experiência do entrevistador, Bleger aponta importantes traços que podem, inclusive, interferir na realização da entrevista psicológica. NÃO se refere ao entrevistador no processo da entrevista psicológica
faz o outro atuar e delega aos outros suas preocupações e mal-estares.
seu instrumento de trabalho é ele mesmo, sua própria personalidade.
participa inevitavelmente da relação interpessoal durante o processo.
ao examinar a vida dos demais, se acha implicado a revisar a própria vida.
deve observar e controlar o que ocorre, de maneira a graduar o impacto emocional.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Analisando as dimensões das estruturas psíquicas, julgue os itens que se seguem.
A frustração é um dos fatores que desencadeiam o sofrimento, podendo ocorrer em função das dificuldades em aceitar as diferenças individuais e do confronto com a realidade imposta pela cultura.
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