Questões de Psicologia

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Julgue os itens seguintes, a respeito de laudos e instrumentos de avaliação psicológica.

Um teste psicológico fidedigno é aquele que mensura de fato a variável que se propõe a mensurar.

  • C. Certo
  • E. Errado

O uso do estabelecimento de objetivos a serem alcançados pelo trabalhador é um ingrediente frequente de inúmeras estratégias e teorias motivacionais utilizadas no contexto da psicologia organizacional.

O estabelecimento de objetivos é uma etapa necessária da teoria

  • A. da fixação de metas, da teoria do controle, da teoria da ação
  • B. da equidade, da teoria da fixação de metas, da teoria da autoeficácia
  • C. da expectativa, da teoria do controle, da teoria do reforço
  • D. da equidade, da teoria da fixação de metas, da teoria da ação
  • E. do reforço, da teoria da expectativa, da teoria do planejamento do trabalho

Assinale a única alternativa que está em desacordo com a ideia de Bellkiss (1999), sobre a tarefa do psicólogo na instituição hospitalar.

  • A. Assistir diretamente o paciente.
  • B. Intermediar a relação equipe/paciente.
  • C. Realizar a interconsulta.
  • D. Dar poucas informações aos pacientes.
  • E. Discutir casos clínicos.

Independente dos seus fins, o trabalho pericial que objetiva caracterizar os prejuízos de determinado fato danoso produz na vítima uma

  • A.

    desqualificação emocional, tornando-a dependente de psicofármacos.

  • B.

    desvalorização de seu papel, tornando-a submissa de sua própria dor.

  • C.

    atualização da dor vivida, tornando-a sujeitada à sentença judicial da esfera criminal.

  • D.

    vivência de um luto patológico, tornando-a uma paciente psiquiátrica.

  • E.

    revalorização de seu papel, tornando-a sujeito do processo.

Um professor acredita que a aprendizagem é uma reconstrução que o aprendiz tem de fazer de seus esquemas interpretativos e, por isso, realiza um mapeamento do conhecimento prévio de seus alunos antes de colocar em prática situações planejadas para conduzí-los a um avanço no seu processo de aprendizagem. Nesse caso, segundo Weisz (O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, 2002, p. 94), a maneira coerente de verificar como esses alunos estão progredindo é

  • A.

    sugerir a eles que façam uma autoavaliação.

  • B.

    observar as ações deles e o seu processo de aprendizagem.

  • C.

    organizar, ao final do período letivo, uma feira cultural.

  • D.

    solicitar que eles sejam avaliados por outro professor.

  • E.

    aplicar uma prova de múltipla escolha sobre o conteúdo ensinado.

Julgue os itens seguintes, a respeito de laudos e instrumentos de avaliação psicológica.

A escolha de um teste psicológico para avaliação deve levar em conta sua adequação ao gênero e idade do sujeito em questão, bem como os critérios de validade do instrumento para o objetivo proposto.

  • C. Certo
  • E. Errado

As pesquisas sobre satisfação com o trabalho indicam uma queda sensível na satisfação do trabalhador se comparados os resultados atuais com os resultados da década de 90.

Os estudos sobre a satisfação com o trabalho permitem concluir que a satisfação

  • A. com o trabalho não está relacionada aos comportamentos que indicam uma cidadania organizacional alta.
  • B. com o trabalho é proporcional ao absenteísmo do trabalhador.
  • C. com o trabalho é proporcional à rotatividade do trabalhador.
  • D. do trabalhador com seu trabalho o faz um trabalhador mais produtivo.
  • E. do trabalhador que lida com o cliente é proporcional à avaliação positiva do cliente.

Jurandir Freire Costa, no artigo “As éticas da psiquiatria” (Figueiredo, A. C. e Filho, J. F., 2001) elenca três tipos de conceitos de ética que existem na assistência: ética da tutela, ética da interlocução e ética da ação social. Dispensando uma discussão sobre a natureza histórico-filosófica do tema, ele define a ética, de uma forma geral, como

  • A. toda ação, estado ou intenção, que podem ser interpelados no âmbito do “isto é certo ou errado”, ou que podem ser justificados com base em razões dessa ordem. Normalmente ela gira em torno de valores.
  • B. um posição prévia de definição do indivíduo enquanto privado de razão e de vontade. É a aproximação máxima entre a moral “do que deveria ser” e a moral “daquilo que é”. O instituído é pouco criticado.
  • C. toda ação, estado ou intenção, que podem ser interpelados no âmbito do “isto é certo ou errado”, ou que podem ser justificados em evidências empíricas, como garantia de legitimação última do que é dito.
  • D. a moral privada, onde a referência ao instituído é facilmente desfeita em nome da criação e recriação, com velocidade e intensidade diversas, mas com uma flexibilidade muito maior que a de recriação de crenças.
  • E. um modelo da ética pública, onde sujeito e agente da assistência definem-se como pares, normalmente como cidadãos, e há sobretudo a vontade de renovar o instituído, de abrir espaço para a ação.

O aumento do número de divórcios e a formação crescente de arranjos familiares mais complexos aumentam a demanda de casos que buscam no Poder Judiciário uma solução para seus dilemas. Uma via que tem sido usada para compensar essa grande demanda e falta de infraestrutura é a

  • A.

    Investigação de Paternidade.

  • B.

    Perícia.

  • C.

    Avaliação extrajudicial.

  • D.

    Mediação.

  • E.

    Avaliação Psicométrica.

Julgue os itens seguintes, a respeito de laudos e instrumentos de avaliação psicológica.

Entrevistas, testes padronizados e escutas são instrumentos adequados à coleta de dados para a elaboração de laudos psicológicos, e a identificação desses instrumentos no laudo é apropriada.

  • C. Certo
  • E. Errado
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