Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Freller, citada por Machado (Psicologia escolar: em busca de novos rumos, 2004, p.132), afirma que uma das formas para evitar o fracasso escolar, frequentemente observado entre as crianças de classes sociais menos favorecidas, é a adoção de práticas educativas que

  • A.

    valorizem a repetição contínua e sistemática dos conteúdos apresentados durante o processo de aprendizagem.

  • B.

    reprimam, com ações firmes, qualquer atitude diferente dos alunos, em relação às expectativas da escola.

  • C.

    responsabilizem os pais, por meio de reuniões frequentes, pelo processo de aprendizagem dos filhos.

  • D.

    criem espaços para que os alunos expressem seus sentimentos e os problemas que enfrentam no cotidiano escolar.

  • E.

    recorram a profissionais especialistas, tais como médicos e psicólogos, para diagnosticar o potencial dos alunos.

A psicanálise trouxe contribuições teóricas importantes para o campo da psicologia clínica. Tomando como viés essa abordagem, julgue os itens a seguir.

Os sintomas classicamente relacionados à neurose obsessiva são: parcimônia, obstinação, hiperexpressividade somática das ideias e paroxismos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há teorias sobre a liderança que buscam associar a eficácia do líder à situação em que se encontra.

Dentre tais teorias, a da Meta e do Caminho de Robert House sustenta que o(a)

  • A. líder estabelece relações distintas com seus liderados, alocando-os em um grupo “de dentro” e um “de fora” e favorece e investe mais no grupo de dentro, a quem direciona informações e recursos.
  • B. líder é flexível, podendo ser diretivo, apoiador, orientado para a conquista ou participativo, e executa a tarefa de ajudar os subordinados a atingir metas pessoais que sejam compatíveis com o que a organização almeja.
  • C. compartilhamento da decisão com os liderados pode variar em cinco graus distintos, da decisão solitária ao compartilhamento total do problema e da decisão, e isso é determinado pela situação em que o líder se encontra, envolvendo sete contingências elencadas em uma árvore decisória.
  • D. eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que a situação lhe proporciona.
  • E. liderança bem-sucedida é alcançada pela escolha do estilo adequado, que é contingente ao nível de habilidade e disposição dos liderados.

A terapia racional-emotivacomportamental (TREC), fundada em 1955, em sua forma mais específica, enfatiza a reestruturação cognitiva e emprega, por razões práticas e teóricas, uma grande variedade de métodos cognitivos, afetivos e comportamentais de mudança da personalidade. Essa teoria foi desenvolvida por:

  • A. Bernard Rangé.
  • B. Albert Bandura.
  • C. Aaron Beck.
  • D. Jean Piaget.
  • E. Albert Ellis.

Considerando as diferenças e similaridades entre organizações de aprendizagem e aprendizagem organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    As organizações de aprendizagem são representadas por profissionais com prática e por consultores, enquanto a aprendizagem organizacional é representada por acadêmicos e pesquisadores.

  • B.

    Organizações de aprendizagem e aprendizagem organizacional referem-se, basicamente, ao modo como as organizações aprendem.

  • C.

    As organizações de aprendizagem e a aprendizagem organizacional buscam descrever como as organizações devem aprender.

  • D.

    Especialistas em aprendizagem organizacional buscam demonstrar que o pensamento sistêmico e a aprendizagem em equipe são fatores críticos de sucesso, de forma a estimular as organizações a aprender e a desenvolver vantagem competitiva.

  • E.

    Organizações de aprendizagem ou organizações que aprendem são mais suscetíveis à elaboração de experiências exitosas de acordo com suas características que à implantação de modelos de excelência bem-sucedidos em outras organizações.

A agenda da escola, isto é, a organização de tempo na instituição escolar, como destaca Boruchovitch (A motivação do aluno, 2004, p. 92), deve respeitar as necessidades inerentes às atividades de aprendizagem planejadas e

  • A.

    as determinações dos professores da escola.

  • B.

    a rotina das famílias cujas crianças frequentam a escola.

  • C.

    as necessidades do diretor de cada instituição escolar.

  • D.

    a dinâmica de horários da comunidade na qual a escola se insere.

  • E.

    as reais necessidades dos alunos e seus diferentes ritmos.

Conforme oArtigo 20 do Código de Ética, o Psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, deverá informar:

  • A.

    seu nome completo, o CRP, e seu endereço profissional.

  • B.

    o CRP, seu número de registro, e seu endereço profissional.

  • C.

    seu nome completo, o CRP e seu número de registro.

  • D.

    o CRP, sua maior titulação e seu endereço profissional.

  • E.

    seu nome completo, oCRPe sua maior titulação.

Julgue os itens seguintes, a respeito de laudos e instrumentos de avaliação psicológica.

Na elaboração de um laudo psicológico, o psicólogo deve identificar o paciente e a si próprio, além de utilizar uma linguagem equilibrada, elaborando um texto conciso e considerando que é preferível utilizar uma redação lacônica em lugar de uma redação prolixa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o conceito de cultura organizacional e os conceitos correlatos ao tema, uma cultura

  • A. forte demanda regras e regulamentos rigorosos e bem claros para orientar o comportamento dos funcionários.
  • B. forte gera coesão, lealdade e comprometimento organizacional, diminuindo a rotatividade da força de trabalho.
  • C. forte não deixa espaços para subculturas, especialmente em organizações de grande porte.
  • D. fraca é uma dificuldade para uma organização que precisa modificar-se, sendo, nesse caso, preferível uma cultura forte.
  • E. organizacional se sobrepõe à cultura nacional, influenciando seus funcionários de forma mais sensível.

Qual das opções abaixo melhor define os sintomas para o Transtorno do Pânico?

  • A. palpitações, dor no peito, sensação de desfalecimento, vertigem, quadro ansioso generalizado, descontrole com preocupações exageradas a respeito de tudo, medo do medo.
  • B. palpitações, dor no peito, sensação de desfalecimento, vertigem, sentimentos de irrealidade, medo de falar um público e medo de ser avaliado negativamente.
  • C. palpitações, dor no peito, sensação de desfalecimento, vertigem, sentimentos de irrealidade, medo de estar morrendo, tentativa de evitar o local onde se deu a crise.
  • D. ideias recorrentes e persistentes, pensamentos e impulsos considerados intrusivos e irracionais, palpitações, dor no peito, medo do medo, vertigens e preocupações exageradas.
  • E. intenso sofrimento psicológico quando exposto a algum aspecto do evento traumático, evitação persistente de estímulos associados ao trauma, obsessões e compulsões.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...