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Segundo Judith Beck (1997), a terapia cognitiva
não tem um sentido didático.
não enfatiza o presente.
é orientada em metas e focada em problemas.
não requer uma aliança terapêutica sólida.
baseia-se em múltiplas e descontínuas formulações do cliente e de seus problemas.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Sobre a Psicoterapia Breve, é INCORRETO afirmar:
Os objetivos terapêuticos estão ligados à necessidade imediata do indivíduo, à superação dos sintomas e a problemas atuais da realidade. O enfrentamento de situações conflituosas, a aquisição da consciência da enfermidade e a recuperação da autoestima são objetivos a serem alcançados pelo terapeuta e pelo paciente.
Enquanto no tratamento psicanalítico a duração não é determinada de antemão, prolongando-se durante anos, nas terapias breves é comum que se fixe um prazo previamente, e que seja mais curto, em geral alguns meses.
O objetivo da Técnica Focal não é atingir todos os aspectos de mudanças estruturais, mas sim, dar início ao processo e deixar o paciente suficientemente estabilizado de forma que possa dar continuidade a esse processo de crescimento através de outros relacionamentos em sua vida.
Para a Psicoterapia Breve, é necessário um planejamento das estratégias terapêuticas a serem utilizadas e dos objetivos a serem atingidos, a partir da avaliação inicial. A aplicação de testes e o emprego da associação livre são importantes ferramentas a serem utilizadas logo após as primeiras entrevistas.
A Psicoterapia Breve mobilizadora tem como objetivo a evidenciação da ansiedade contida em processos mórbidos apresentados pelo paciente, mas que, devido a diversos fatores, ainda não se encontra apto para se submeter a um processo psicoterápico.
Julgue os próximos itens, acerca dos processos, procedimentos e instrumentos de avaliação psicológica.
Na elaboração do laudo, por motivos éticos, o psicólogo está impedido de informar quais instrumentos ou técnicas de avaliação e medida foram utilizados, sob pena de tornar públicos nomes e objetivos de instrumentos sigilosos e de uso restrito do profissional de psicologia.
Assinale a alternativa correta no que se refere ao autor da teoria do Complexo de Édipo:
Sigmund Freud;
Freudenberg;
Sigmund Rascher;
Frederick Heidelberg.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
São características das normas relativas a direitos humanos
a efetividade e a transparência.
a imprescritibilidade e a individualidade.
a inviolabilidade e a dependência.
a inalienabilidade e a irrenunciabilidade
a complementaridade e a finalidade.
No treinamento da sensitividade o que vale
é o método.
é o conteúdo.
é o processo.
é o conhecimento.
são as expressões.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 76 a 80, a respeito do trabalho e dos procedimentos do psicólogo no contexto da saúde e em equipes multidisciplinares.
O treinamento de assertividade é uma prática adequada para ensinar empregados de determinado setor a reduzir o estresse decorrente de demanda de trabalho considerada excessiva.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correspondente a método quantitativo de avaliação de cargos.
comparação binária
comparação de fatores
pesquisa salarial
escalonamento
graus predeterminados
No processo psicodiagnóstico de tipo compreensivo, o psicólogo busca
aplicar e avaliar testes psicológicos, com a finalidade de auxiliar o trabalho de outros profissionais, entrando em contato com aspectos parciais da personalidade do examinando.
transpor para o diagnóstico psicológico, noções advindas do diagnóstico clínico em medicina.
configurar uma espécie de antevisão dos fenômenos que a prática psicanalítica bem-sucedida encontraria no paciente, e com os quais lidaria.
considerar prioritário os dados da observação objetiva, com exclusão de apreciações a respeito do mundo interno, respaldado na Psicologia da Aprendizagem.
encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Leia as seguintes afirmações sobre o fenômeno de transferência:
I. É um fenômeno que se apresenta e deve ser observado pelo terapeuta desde os primeiros contatos com o paciente, sendo importante ferramenta para o diagnóstico.
II. Pode ser negativa, sendo manifestada através da agressividade; ou positiva, podendo apresentar características eróticas.
III. É uma manifestação consciente, e acontece tanto por parte do paciente quanto por parte do terapeuta, recebendo então o nome de "contratransferência".
IV. A transferência de conteúdos por parte do paciente em relação ao terapeuta irá fornecer a este importantes aspectos do funcionamento psicodinâmico do paciente, tanto de aspectos saudáveis quanto de aspectos patológicos.
Estão corretas as afirmações:
Apenas I e II
Apenas I e III
Apenas I, II e IV
Apenas I, III e IV
Apenas II e III
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