Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Há estudos que mostram que durante episódios depressivos, uma diferença no desenvolvimento entre crianças e adolescentes, de um lado, e adultos, do outro, é que as crianças, especialmente os meninos, tendem a se tornar

  • A.

    menos produtivas, porém criativas.

  • B.

    dóceis e amáveis.

  • C.

    agressivas e até destrutivas.

  • D.

    apáticas e até catatônicas.

  • E.

    mórbidas e suicidas.

Ao verificar o prontuário de um paciente encaminhado para tratamento em ambulatório de Saúde Mental, o Psicólogo percebe que o médico Psiquiatra, o qual realizava atendimento com o dado paciente, apontou diagnóstico de Transtorno de Personalidade Esquizoide. Tendo como referência o DSM IV, assinale a alternativa que se refere a esse transtorno:

  • A.

    Um padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que ocorre desde os 15 anos de idade.

  • B.

    Um padrão invasivo de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

  • C.

    Um padrão invasivo de deficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

  • D.

    Um padrão predominante de emocionalidade em excesso e procura por atenção, a partir do começo da idade adulta e presente em uma variedade de contextos.

  • E.

    Um padrão invasivo de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

“O adjetivo inconsciente é por vezes usado para exprimir o conjunto dos conteúdos não presentes no campo efetivo da consciência, isto num sentido ‘descritivo’ e não ‘tópico’, quer dizer, sem se fazer discriminação entre os conteúdos dos sistemas préconsciente e inconsciente” (LAPLANCHE; PONTALIS, 1995, p. 235). Sobre o inconsciente, segundo Freud, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Os conteúdos do inconsciente são representantes das pulsões;

  • B.

    Os conteúdos do inconsciente são regidos pelos mecanismos específicos do processo secundário, principalmente a condensação e a negação;

  • C.

    Os conteúdos do inconsciente não são investidos pela energia pulsional;

  • D.

    Os conteúdos do inconsciente procuram retornar à consciência e à ação, mas só podem ter acesso ao sistema Pré-consciente-consciente através de sintomas psicóticos;

  • E.

    N.D.A.

O líder orientado para as pessoas tende a apresentar os seguintes comportamentos:

  • A.

    enfatiza o cumprimento de prazos e busca sempre superar a concorrência para obter resultados superiores.

  • B.

    esclarece as responsabilidades individuais; focaliza o trabalho do colaborador e do grupo e focaliza o cumprimento de metas.

  • C.

    apoia os colaboradores; focaliza o próprio colaborador ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e é amigável.

  • D.

    busca sempre superar desempenhos passados; focaliza a necessidade do cumprimento dos padrões de qualidade e cria controles de supervisão sobre os trabalhos realizados por cada colaborador.

  • E.

    identifica o que cada colaborador deve realizar no trabalho; atua com controles de qualidade bem estabelecidos e promove foco em resultados no grupo.

A psicodinâmica do trabalho tem por objetivo explicar

  • A.

    as causas da alienação do trabalhador e os mecanismos da doença mental.

  • B.

    as estratégias utilizadas pelo trabalhador para manter-se saudável em face de certos modos patologizantes de organização do trabalho.

  • C.

    a adaptação do organismo às pressões do meio.

  • D.

    a multicausalidade das doenças no contexto de trabalho e identificar seus determinantes.

  • E.

    a forma como a psicologia do sujeito determina as diferentes maneiras de enfrentamento do estresse no trabalho.

Muitas crianças, no início das aprendizagens de leitura e escrita, apresentam os mais variados “erros”. Trocam letras, às vezes “escrevem em espelho”, não conseguem aglutinar palavras. Isto já é esperado e tende a desaparecer à medida que forem assimilando os conceitos necessários a essas habilidades. Há casos, porém, em que os “erros” persistem e a criança mesmo apresentando uma inteligência normal, tem grande dificuldade de ler e escrever. Ela pode estar apresentando o que chamamos de:

  • A.

    Praxia.

  • B.

    Agrafia.

  • C.

    Dislexia.

  • D.

    Disgrafia.

Na demência de tipo Alzheimer, o indivíduo manifesta déficits cognitivos múltiplos que se desenvolvem gradual e continuadamente, predominando a deficiência de memória, orientação, julgamento e

  • A.

    raciocínio.

  • B.

    destreza manual.

  • C.

    fluência verbal.

  • D.

    recurso visual.

  • E.

    estratégia focal.

O conceito de personalidade compreende:

I. Cada indivíduo possui características que o diferenciam dos outros e que definem a sua forma de comportar- se.

II. Podemos afirmar que a personalidade do sujeito é totalmente inata, pois as estruturas e os comportamentos são herdados geneticamente.

III. A personalidade é o conjunto total de características próprias do indivíduo que integradas, estabelecem a forma pela qual ele reage costumeiramente ao meio.

IV. A etimologia do termo refere-se às máscaras, chamadas personas, que na Roma Antiga eram utilizadas para representar peças de teatro.

São CORRETAS as afirmações:

  • A.

    I, II, III e IV

  • B.

    I, II e III, apenas

  • C.

    I, III e IV, apenas

  • D.

    II e IV, apenas

  • E.

    I e II, apenas

Sobre a personalidade para Lacan, é CORRETO afirmar:

  • A.

    É uma máscara que repousa no vazio;

  • B.

    É uma função de ignorância;

  • C.

    Não passa de uma espécie de odre, de bolha em expansão, que não tem outro mérito senão o de se identificar com o contorno que encerra um vazio central;

  • D.

    Não é um atributo de uma substância humana, mas a própria substância humana;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

O que liga o líder aos seguidores é a existência de uma tarefa ou missão. As missões que o líder propõe ao grupo podem ser classificadas em dois tipos: moral e calculista. Na missão calculista o líder

  • A.

    lança desafios e apela ao senso de responsabilidade, valores, desejos e aptidões dos seus seguidores.

  • B.

    usa palavras de ordem como comprometimento, engajamento para enfatizar a importância de todos no cumprimento das metas.

  • C.

    dá valor aos seguidores que se dedicam a atividades em que encontram recompensas psicológicas intrínsecas.

  • D.

    atua com promessas de recompensas em troca da obediência dos seguidores.

  • E.

    acredita que a recompensa que seu liderado recebe é a satisfação no cumprimento de uma dada missão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...