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Há estudos que mostram que durante episódios depressivos, uma diferença no desenvolvimento entre crianças e adolescentes, de um lado, e adultos, do outro, é que as crianças, especialmente os meninos, tendem a se tornar
menos produtivas, porém criativas.
dóceis e amáveis.
agressivas e até destrutivas.
apáticas e até catatônicas.
mórbidas e suicidas.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Ao verificar o prontuário de um paciente encaminhado para tratamento em ambulatório de Saúde Mental, o Psicólogo percebe que o médico Psiquiatra, o qual realizava atendimento com o dado paciente, apontou diagnóstico de Transtorno de Personalidade Esquizoide. Tendo como referência o DSM IV, assinale a alternativa que se refere a esse transtorno:
Um padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que ocorre desde os 15 anos de idade.
Um padrão invasivo de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.
Um padrão invasivo de deficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.
Um padrão predominante de emocionalidade em excesso e procura por atenção, a partir do começo da idade adulta e presente em uma variedade de contextos.
Um padrão invasivo de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.
O adjetivo inconsciente é por vezes usado para exprimir o conjunto dos conteúdos não presentes no campo efetivo da consciência, isto num sentido descritivo e não tópico, quer dizer, sem se fazer discriminação entre os conteúdos dos sistemas préconsciente e inconsciente (LAPLANCHE; PONTALIS, 1995, p. 235). Sobre o inconsciente, segundo Freud, é CORRETO afirmar:
Os conteúdos do inconsciente são representantes das pulsões;
Os conteúdos do inconsciente são regidos pelos mecanismos específicos do processo secundário, principalmente a condensação e a negação;
Os conteúdos do inconsciente não são investidos pela energia pulsional;
Os conteúdos do inconsciente procuram retornar à consciência e à ação, mas só podem ter acesso ao sistema Pré-consciente-consciente através de sintomas psicóticos;
N.D.A.
O líder orientado para as pessoas tende a apresentar os seguintes comportamentos:
enfatiza o cumprimento de prazos e busca sempre superar a concorrência para obter resultados superiores.
esclarece as responsabilidades individuais; focaliza o trabalho do colaborador e do grupo e focaliza o cumprimento de metas.
apoia os colaboradores; focaliza o próprio colaborador ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e é amigável.
busca sempre superar desempenhos passados; focaliza a necessidade do cumprimento dos padrões de qualidade e cria controles de supervisão sobre os trabalhos realizados por cada colaborador.
identifica o que cada colaborador deve realizar no trabalho; atua com controles de qualidade bem estabelecidos e promove foco em resultados no grupo.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A psicodinâmica do trabalho tem por objetivo explicar
as causas da alienação do trabalhador e os mecanismos da doença mental.
as estratégias utilizadas pelo trabalhador para manter-se saudável em face de certos modos patologizantes de organização do trabalho.
a adaptação do organismo às pressões do meio.
a multicausalidade das doenças no contexto de trabalho e identificar seus determinantes.
a forma como a psicologia do sujeito determina as diferentes maneiras de enfrentamento do estresse no trabalho.
Muitas crianças, no início das aprendizagens de leitura e escrita, apresentam os mais variados erros. Trocam letras, às vezes escrevem em espelho, não conseguem aglutinar palavras. Isto já é esperado e tende a desaparecer à medida que forem assimilando os conceitos necessários a essas habilidades. Há casos, porém, em que os erros persistem e a criança mesmo apresentando uma inteligência normal, tem grande dificuldade de ler e escrever. Ela pode estar apresentando o que chamamos de:
Praxia.
Agrafia.
Dislexia.
Disgrafia.
Na demência de tipo Alzheimer, o indivíduo manifesta déficits cognitivos múltiplos que se desenvolvem gradual e continuadamente, predominando a deficiência de memória, orientação, julgamento e
raciocínio.
destreza manual.
fluência verbal.
recurso visual.
estratégia focal.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
O conceito de personalidade compreende:
I. Cada indivíduo possui características que o diferenciam dos outros e que definem a sua forma de comportar- se.
II. Podemos afirmar que a personalidade do sujeito é totalmente inata, pois as estruturas e os comportamentos são herdados geneticamente.
III. A personalidade é o conjunto total de características próprias do indivíduo que integradas, estabelecem a forma pela qual ele reage costumeiramente ao meio.
IV. A etimologia do termo refere-se às máscaras, chamadas personas, que na Roma Antiga eram utilizadas para representar peças de teatro.
São CORRETAS as afirmações:
I, II, III e IV
I, II e III, apenas
I, III e IV, apenas
II e IV, apenas
I e II, apenas
Sobre a personalidade para Lacan, é CORRETO afirmar:
É uma máscara que repousa no vazio;
É uma função de ignorância;
Não passa de uma espécie de odre, de bolha em expansão, que não tem outro mérito senão o de se identificar com o contorno que encerra um vazio central;
Não é um atributo de uma substância humana, mas a própria substância humana;
Todas as alternativas estão corretas.
O que liga o líder aos seguidores é a existência de uma tarefa ou missão. As missões que o líder propõe ao grupo podem ser classificadas em dois tipos: moral e calculista. Na missão calculista o líder
lança desafios e apela ao senso de responsabilidade, valores, desejos e aptidões dos seus seguidores.
usa palavras de ordem como comprometimento, engajamento para enfatizar a importância de todos no cumprimento das metas.
dá valor aos seguidores que se dedicam a atividades em que encontram recompensas psicológicas intrínsecas.
atua com promessas de recompensas em troca da obediência dos seguidores.
acredita que a recompensa que seu liderado recebe é a satisfação no cumprimento de uma dada missão.
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