Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens de 86 a 91, referentes a avaliação de desempenho.

Apesar da disseminação da tendência que preconiza o trabalho em equipe e a autorresponsabilização, a avaliação de desempenho nas organizações, na maior parte das vezes, ainda é realizada pelo superior hierárquico, mantendo-se o foco no desempenho individual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

Na comunicação interpessoal, a percepção seletiva demonstra a capacidade finita das pessoas de processar informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

O IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador de qualidade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, cuja função é fornecer um diagnóstico da situação das escolas da rede estadual paulista nesses níveis de ensino, indicando os aspectos que precisam ser aprimorados a cada ano. O IDESP é formado por dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o fluxo escolar. Esses critérios foram selecionados para compor o IDESP em razão de indicarem, respectivamente,

  • A.

    o quanto os alunos aprenderam e em quanto tempo.

  • B.

    a adequação do currículo ao perfil dos alunos e a trajetória escolar.

  • C.

    o perfil cognitivo dos alunos e a retenção/evasão.

  • D.

    as estratégias de ensino e a gestão da aprendizagem.

  • E.

    os níveis de proficiência e o cálculo da defasagem idade-ano escolar.

Julgue os itens que se seguem, acerca das neuroses segundo Freud e Lacan.

A clínica da neurose obsessiva — ideia desenvolvida por Freud — focaliza como os elementos do desejo se estruturam, especialmente em relação à demanda do outro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 86 a 91, referentes a avaliação de desempenho.

Os dois grandes eixos que orientam o conteúdo das ferramentas de avaliação de desempenho são as chamadas avaliações por objetivos e as avaliações por competências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

A relação de dependência interpessoal entre dois indivíduos é um elemento importante para a compreensão do poder e da liderança nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Professoras pediram à coordenadora pedagógica exemplos práticos de como saber se os alunos aprenderam os conceitos, já que são conteúdos de aprendizagem de caráter abstrato. A coordenadora pedagógica respondeu: − Não dá para se olhar dentro da cabeça dos alunos para ver se lá existem conhecimentos ou conteúdos. Só se consegue saber isso se o aluno fizer alguma coisa que indique para nós, professores, que ele domina esses conhecimentos porque sabe empregá-los. Isso que o aluno demonstra ou faz corresponde, exatamente, ao que se chama de competência. Por exemplo: identificar a teoria piagetiana em um texto, explicar os aspectos fundamentais dessa teoria, identificar os conceitos básicos nela utilizados etc.

Em relação à aprendizagem de conceitos e princípios, é correto afirmar que esses conceitos são aprendidos

  • A.

    de forma espontânea e, se não forem realizadas constantemente atividades para estimular a memória, corre-se o risco de que sejam esquecidos com facilidade.

  • B.

    pelo aluno quando este é capaz de reproduzir de forma mnemônica as ideias e princípios transmitidos pelo professor em situações de avaliação inicial, reguladora e final.

  • C.

    por meio de atividades propostas pelo professor que sejam complexas e promovam uma intensa atividade favorecendo as relações entre o professor, o aluno e o conhecimento científico.

  • D.

    quando se é capaz de utilizá-los para a interpretação, compreensão ou exposição de um fenômeno ou uma situação independentemente de se enunciar sua definiação.

  • E.

    para promover a interpretação de um fenômeno nas situações reais em que ele se manifesta e a aprendizagem pode ser facilitada pela realização de exercícios de repetição verbal.

Julgue os itens seguintes, acerca das concepções de sublimação segundo Freud.

Quando a ferida narcísica não é ressignificada, pode prevalecer o que Freud denomina “narcisismo das pequenas diferenças”, que resulta na dificuldade que homens e mulheres têm de abandonar sua pulsão de morte, mesmo diante das inibições civilizatórias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando alguém que faz psicanálise há meses começa, repentinamente, a “ se esquecer” das sessões de terapia, podemos provavelmente considerar o comportamento como:

  • A.

    Lapsus linguae.

  • B.

    Formação reativa.

  • C.

    Transferência.

  • D.

    Catarse.

  • E.

    Resistência.

Julgue os itens de 86 a 91, referentes a avaliação de desempenho.

Diferentemente dos métodos de avaliação tradicionais, a avaliação participativa por objetivos começa pela focalização do que se almeja para o futuro, sendo o seu emprego recomendado nos casos em que se objetiva agregar valor à instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...