Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens de 86 a 91, referentes a avaliação de desempenho.
Apesar da disseminação da tendência que preconiza o trabalho em equipe e a autorresponsabilização, a avaliação de desempenho nas organizações, na maior parte das vezes, ainda é realizada pelo superior hierárquico, mantendo-se o foco no desempenho individual.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.
Na comunicação interpessoal, a percepção seletiva demonstra a capacidade finita das pessoas de processar informações.
O IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador de qualidade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, cuja função é fornecer um diagnóstico da situação das escolas da rede estadual paulista nesses níveis de ensino, indicando os aspectos que precisam ser aprimorados a cada ano. O IDESP é formado por dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o fluxo escolar. Esses critérios foram selecionados para compor o IDESP em razão de indicarem, respectivamente,
o quanto os alunos aprenderam e em quanto tempo.
a adequação do currículo ao perfil dos alunos e a trajetória escolar.
o perfil cognitivo dos alunos e a retenção/evasão.
as estratégias de ensino e a gestão da aprendizagem.
os níveis de proficiência e o cálculo da defasagem idade-ano escolar.
Julgue os itens que se seguem, acerca das neuroses segundo Freud e Lacan.
A clínica da neurose obsessiva ideia desenvolvida por Freud focaliza como os elementos do desejo se estruturam, especialmente em relação à demanda do outro.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens de 86 a 91, referentes a avaliação de desempenho.
Os dois grandes eixos que orientam o conteúdo das ferramentas de avaliação de desempenho são as chamadas avaliações por objetivos e as avaliações por competências.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.
A relação de dependência interpessoal entre dois indivíduos é um elemento importante para a compreensão do poder e da liderança nas organizações.
Professoras pediram à coordenadora pedagógica exemplos práticos de como saber se os alunos aprenderam os conceitos, já que são conteúdos de aprendizagem de caráter abstrato. A coordenadora pedagógica respondeu: − Não dá para se olhar dentro da cabeça dos alunos para ver se lá existem conhecimentos ou conteúdos. Só se consegue saber isso se o aluno fizer alguma coisa que indique para nós, professores, que ele domina esses conhecimentos porque sabe empregá-los. Isso que o aluno demonstra ou faz corresponde, exatamente, ao que se chama de competência. Por exemplo: identificar a teoria piagetiana em um texto, explicar os aspectos fundamentais dessa teoria, identificar os conceitos básicos nela utilizados etc.
Em relação à aprendizagem de conceitos e princípios, é correto afirmar que esses conceitos são aprendidos
de forma espontânea e, se não forem realizadas constantemente atividades para estimular a memória, corre-se o risco de que sejam esquecidos com facilidade.
pelo aluno quando este é capaz de reproduzir de forma mnemônica as ideias e princípios transmitidos pelo professor em situações de avaliação inicial, reguladora e final.
por meio de atividades propostas pelo professor que sejam complexas e promovam uma intensa atividade favorecendo as relações entre o professor, o aluno e o conhecimento científico.
quando se é capaz de utilizá-los para a interpretação, compreensão ou exposição de um fenômeno ou uma situação independentemente de se enunciar sua definiação.
para promover a interpretação de um fenômeno nas situações reais em que ele se manifesta e a aprendizagem pode ser facilitada pela realização de exercícios de repetição verbal.
Julgue os itens seguintes, acerca das concepções de sublimação segundo Freud.
Quando a ferida narcísica não é ressignificada, pode prevalecer o que Freud denomina narcisismo das pequenas diferenças, que resulta na dificuldade que homens e mulheres têm de abandonar sua pulsão de morte, mesmo diante das inibições civilizatórias.
Quando alguém que faz psicanálise há meses começa, repentinamente, a se esquecer das sessões de terapia, podemos provavelmente considerar o comportamento como:
Lapsus linguae.
Formação reativa.
Transferência.
Catarse.
Resistência.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens de 86 a 91, referentes a avaliação de desempenho.
Diferentemente dos métodos de avaliação tradicionais, a avaliação participativa por objetivos começa pela focalização do que se almeja para o futuro, sendo o seu emprego recomendado nos casos em que se objetiva agregar valor à instituição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...