Questões de Psicologia

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A avaliação psicológica, tarefa privativa do psicólogo, vem difundindo-se e contribuindo com diversas áreas da Psicologia, sendo que uma de suas possíveis etapas é a aplicação de testes psicológicos (AMBIEL, et.al., 2011).

Com relação à utilização de testes psicológicos, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

    A) Uma vez que as normas de um teste são utilizadas como referência para interpretação de escores individuais, é essencial que a amostra normativa seja igual, em número, às amostras de outros estudos na mesma área.

    B) A fidedignidade (também chamada de confiabilidade) se refere à consistência interna entre os itens, medida pelo coeficiente alfa de Cronbach, sendo que valores menores que 0,7 indicam excelente homogeneidade de um teste.

    C) O Conselho Federal de Psicologia (CFP) orienta aos profissionais da Psicologia a observarem os estudos realizados com cada teste, principalmente no que se refere aos estudos de condições de aplicação e correção, validade e precisão.

    D) A validade de um teste psicológico se refere ao grau com que os escores de um teste se relacionam ao construto que ele pretende medir ou descrever.

    E) O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) indica somente os instrumentos que o profissional psicólogo pode usar na prática profissional, em uma listagem mensal.

A dificuldade de aprendizagem envolve uma série de desordens que impedem que uma pessoa aprenda no mesmo ritmo de quem não apresenta o transtorno. Mas vale ressaltar que não se trata apenas de uma dificuldade pontual, relacionada ao aprendizado de um determinado tema. Isso, aliás, é bem comum e afeta a maioria das pessoas.
De acordo com os tipos mais comuns de dificuldade de aprendizagem, enumere de 1 a 3 os parênteses:
(1)Dislexia. (2)Disgrafia. (3)TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).
( ) Geralmente se manifesta na infância, está relacionado a uma série de problemas, como autoestima baixa, problemas em relacionamentos e dificuldades na escola. ( ) Distúrbio é caracterizado pela dificuldade na fluência da escrita em diversos aspectos. Ele, geralmente, está relacionado com problemas psicomotores. ( ) Um transtorno de aprendizado de origem neurobiológica e que tem como principal característica a dificuldade para ler e escrever. Os alunos que apresentam esse distúrbio não reconhecem de maneira precisa e fluente as palavras, o que interfere na sua habilidade de decodificar e soletrar, também.
A sequência CORRETA é:

    A) 3 – 2 – 1.

    B) 1 – 2 – 3.

    C) 2 – 3 – 1.

    D) 3 – 1 – 2.

    E) 2 – 1 – 3.

A respeito do tratamento de pacientes oncológicos, julgue o item seguinte.


A prevenção de mortes por câncer, devido aos riscos ambientais e comportamentais, legitimam a importância da psicologia da saúde.

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.


Para Jean Piaget, o processo de adaptação dá-se pelo interlúdio de dois outros importantes processos: o de assimilação e o de equilibração.

A linguagem representa um conjunto de sistemas complexos de comunicação, que é histórica e socialmente construída a partir de predisposições inatas, mas também um conjunto de signos e significados que organiza o mundo para o sujeito linguístico. Nesse sentido, após internalizada, a linguagem tem o papel de estruturar a cognição. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta:

    A) O pensamento pode ocorrer de forma proposicional, como declarações ou proposições que configuram, por exemplo, as categorizações na forma de imagens ou cenas, que podem conter, inclusive, componentes auditivos, cinestésicos, olfativos e outros.

    B) A linguagem se origina das experiências de socialização do ser humano, sendo estimulada pelo meio em que a criança vive, através de um complexo esquema de condicionamento respondente, que culmina na aquisição cumulativa de habilidades linguísticas.

    C) O pensamento e linguagem possuem bases distintas de origem, quer seja na filogênese, quer seja na ontogênese, mas que se integram dialeticamente no processo do desenvolvimento, diante das condições históricas e sociais nas quais o sujeito está e para as quais ele se adaptará, dentro de uma perspectiva reativa e socialmente imposta.

    D) As pessoas interagem com a realidade essencialmente por intermédio da linguagem, que se torna uma ferramenta para solução de problemas, para comunicação e para reflexão. Deste modo, diferentes linguagens se constituem em conjuntos diferentes, mas simétricos, de signos e significados que podem ser diretamente substituídos, em processos de tradução, dada a equivalência funcional existente entre elas.

    E) A linguagem se constitui num complexo sistema de códigos, que é construído ao longo da história social de uma comunidade linguística. Uma vez estabelecida uma cultura linguística, essa conformará as ações e os pensamentos dos sujeitos nela inseridos, constituindo-se a cultura linguística, o principal determinante unidirecional das ações e da estruturação do próprio pensamento.

De acordo com os sintomas iniciais do transtorno delirante demos destacar.
Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Preocupação com a lealdade ou confiança de amigos.

    B) Interpretar ameaças em comentários ou eventos benignos.

    C) Inchaço nas pernas e nos pés.

    D) Guardar rancor por muito tempo.

    E) Responder prontamente a deslizes percebidos.

A respeito do tratamento de pacientes oncológicos, julgue o item seguinte.


Os cuidados paliativos se destacam em prevenção do sofrimento do doente e de seus familiares, em valorização e atenção ao seu cuidador e na necessidade de comunicação de qualidade, mesmo em relação a assuntos tão difíceis de lidar como a proximidade da morte.

Um homem de 63 anos de idade é um paciente antigo da ala psiquiátrica de um tradicional instituto de saúde mental da sua região. Está institucionalizado há 36 anos, tendo perdido seus vínculos familiares e comunitários originais. É conhecido por ser inteligente e articulado, mas também agitado e com pensamentos de onipotência, como nas diversas situações em que afirma ser “irmão de Deus”, enviado para libertar a humanidade do satanismo. Frequentemente, o paciente fica sentado em uma cadeira no pátio da instituição, de forma que é possível perceber a boca dele se contraindo, bem como a respectiva cabeça que, constantemente, se contrai para o lado esquerdo, de maneira involuntária. O paciente passa boa parte do dia sentado nessa cadeira, quase imóvel, com olhar vago em uma única direção. No horário do almoço, cotidianamente, algum enfermeiro se aproxima do paciente e o convida para almoçar, ao que ele responde, prontamente, caminhando em direção ao refeitório. Costuma iniciar a refeição usando as mãos para levar o alimento até a boca, mas, sempre que é repreendido por algum cuidador, passa a utilizar os talheres disponíveis. A equipe relata que o paciente realiza as próprias atividades fisiológicas de maneira independente, mas que necessita, continuamente, de ser lembrado pela equipe de ir ao banheiro, beber água etc. Regularmente, a instituição que acolhe o paciente recebe visitas de estudantes de psicologia e de psiquiatria, e ele sempre é entrevistado por tais estudantes. Relata, nessas ocasiões, o respectivo grau de parentesco com Deus e adentra um diálogo acerca de sua missão divina, mas, sempre que indagado quanto a pontos da própria história, age como se tivesse se esquecido do que estava falando, afirmando sempre “não sei, não lembro”. A rotina desse paciente tem sido essa, com pouquíssimas mudanças ao longo dos últimos 36 anos.  

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O fato de o paciente crer que é irmão de Deus e que tem uma missão divina na Terra evidencia a presença de alucinações.

Os contextos em que uma pessoa aprende envolvem sua família, comunidade, escola, companheiros e todas as demais pessoas com quem ela interage ou observa. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e identifique a alternativa correta em relação à Teoria da Aprendizagem Social de Albert Bandura e o que ela propõe:

    A) A relação entre o estímulo e a resposta, entendidos sempre como elementos associados, define a unidade comportamental, a partir da qual se produzem os comportamentos complexos, considerando-se o meio social como o conjunto de estímulos mais importante à formação do indivíduo.

    B) A ação de aprender sempre envolve a relação com o outro, sendo que essa relação fundamenta a formação de vínculos de confiança sempre necessários ao desenvolvimento de novas habilidades e novos conceitos.

    C) A aprendizagem por observação envolve os processos de atenção, memorização, reprodução motora e motivação.

    D) A dialética formada pelo organismo e o ambiente, – meio social –, compõe a influência recíproca, não havendo determinação unidirecional de qualquer um deles sobre o outro, mas sim o foco na convergência entre as necessidades do organismo e os elementos da realidade que produzirão sua satisfação.

    E) Dentro de uma perspectiva materialista, o homem é um ser histórico, que se constrói a partir da linguagem e do pensamento, que são derivados das relações que as pessoas estabelecem entre si.

O transtorno delirante, quando ocorre pela primeira vez, normalmente afeta as pessoas adultas ou de idade avançada. Ele é menos comum que a esquizofrenia. A diferença entre o transtorno delirante e a esquizofrenia é a presença de delírios sem nenhum dos outros sintomas de psicose (por exemplo, alucinações, fala desorganizada ou comportamento desorganizado).
São considerados tipos do transtorno delirante:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Erotomania. II. Grandiosidade. III. Ciúme. IV. Perseguição V. Somatização.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

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