Questões de Psicologia

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Fred Fiedler entende que as situações que os líderes enfrentam podem ser avaliadas em termos de três características:

  • A. as relações entre o líder e os seguidores; o grau de estruturação da tarefa e o poder da posição.
  • B. o poder de autoridade; a complexidade da tarefa e o poder de persuasão manifestado pelo líder.
  • C. o poder de autoridade; o grau de maturidade do colaborador para realizar a tarefa e o poder de influência manifestado pelo líder.
  • D. o poder de autoridade; o grau de maturidade do colaborador para realizar a tarefa e o poder de persuasão manifestado pelo líder.
  • E. o grau de complexidade da tarefa; o nível de desenvolvimento do colaborador para realizar a tarefa e o estilo de relacionamento interpessoal adotado pelo líder para com os seus colaboradores.

Uma análise ergonômica do posto de trabalho pode ser essencial para a resolução de conflitos nas relações socioprofissionais e para melhorar o desempenho das equipes. Essas relações

redefinem a percepção coletiva dos membros da organização no que se refere à aprendizagem organizacional e do desempenho humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos fatores que interferem na relação médico-paciente, com influência no resultado e adesão ao tratamento, julgue os itens que se seguem.

O treinamento do profissional na habilidade de comunicação assegura a boa relação médico-paciente e a adesão do paciente ao tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Maria tem 87 anos de idade, apresenta aproximadamente 50% de perda visual e 10% de perda auditiva. É portadora de hipertensão arterial sistêmica e sofre de dor lombar associada a escoliose. Sua memória está frágil para fatos recentes e ela costuma formular a mesma pergunta com notável freqüência, tendo seu geriatra diagnosticado o quadro como desenvolvimento de demência. Entretanto, Maria é capaz de realizar sua higiene pessoal, fazer as refeições sem ajuda e regar seus vasos de plantas. Ela gosta de assistir alguns programas de televisão, ouvir músicas selecionadas por ela própria e ler romances. Tipicamente, ela não pede e não gosta de receber ajuda para conduzir a própria rotina. Há duas semanas, Maria recebeu um diagnóstico de câncer. Seus filhos se uniram na busca dos centros de tratamento mais adequado ao tipo de tumor e estão se informando sobre as implicações dos procedimentos. O marido de Maria, pai dos filhos dela, insiste que o diagnóstico deve estar errado e não oferece ajuda.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem.

Em função da demência, Maria deve ser orientada a limitar o número de horas usadas para leitura e televisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paulo, com 16 anos de idade, foi levado ao psicólogo por sua mãe, separada, com outro filho de 10 anos de idade. Na escola, Paulo foi motivo de observação de alguns professores diante de seus comportamentos de isolamento, seu jeito triste, sempre em um canto, esquivando-se de qualquer tentativa de aproximação por parte de colegas ou professores. Para a mãe, essa passividade estava em contraponto com a rebeldia que apresentava em casa, com o que já não sabe como agir, por exemplo, quando ele se recusa a ir para a escola, chegando a agredi-la, dizendo ter medo das pessoas. Para a mãe, Paulo sempre foi uma criança tímida e agressiva em casa, e no início da adolescência parece ter ficado pior, mais fechado ainda, preferindo ficar em seu quarto, saindo de casa apenas para a escola. Ela também não o via com amigos.

Acerca do psicodiagnóstico, examinando a problemática do caso hipotético acima em função das questões psicodinâmicas da fase da adolescência, julgue os itens que se seguem.

Na última fase do psicodiagnóstico, deve-se comunicar a Paulo que ele tem problemas associados às questões psicodinâmicas da fase, vinculados à sua vulnerabilidade anterior, sua timidez, até então tolerada, e agora exacerbada, a ponto de lhe causar distorções estruturais em sua personalidade manifestada por seu medo de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sempre que são avaliadas as habilidades do treinando também são analisados seus conhecimentos, uma vez que estes só se justificam na medida em que conduzem o aprendiz para a aquisição de habilidades. A avaliação de habilidades ocorre sob duas condições:

  • A. através da aquisição de conhecimentos e da transformação dos mesmos em competências a serem praticadas no ambiente de trabalho.
  • B. através da aquisição de conhecimentos e da transmissão dos mesmos no ambiente de trabalho.
  • C. na identificação do treinando, do aprendido e da análise do seu gestor direto quanto à aplicação dos conhecimentos na prática do dia-a-dia do trabalho.
  • D. durante o treinamento e na experiência do dia-a-dia.
  • E. na identificação do treinando, do aprendido nos cursos de treinamento e da percepção dos seus pares e gestor direto, da prática do aprendido na sua vida pessoal e profissional.

Uma análise ergonômica do posto de trabalho pode ser essencial para a resolução de conflitos nas relações socioprofissionais e para melhorar o desempenho das equipes. Essas relações

favorecem o prazer no trabalho, desde que as necessidades psicológicas sejam consideradas pela empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos fatores que interferem na relação médico-paciente, com influência no resultado e adesão ao tratamento, julgue os itens que se seguem.

A não exploração dos aspectos psicossociais do paciente, como seus medos e ansiedades é fator negativo influenciando a relação médico-paciente, interferindo no resultado e na adesão ao tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Oito meninos, com histórias de comportamentos sexuais impróprios e idades entre 10 e 12 anos, foram reunidos em um grupo terapêutico de abordagem comportamentalista, com previsão de 12 sessões semanais de 2 horas de duração cada uma. Os pais receberam um manual informativo que os auxiliava a entender o processo e aceitar o tratamento de seus filhos.

Acerca dos procedimentos do processo grupal na situação acima descrita, julgue os itens a seguir.

O terapeuta pode tomar a iniciativa de informar os pais sobre os assuntos discutidos nas sessões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paulo, com 16 anos de idade, foi levado ao psicólogo por sua mãe, separada, com outro filho de 10 anos de idade. Na escola, Paulo foi motivo de observação de alguns professores diante de seus comportamentos de isolamento, seu jeito triste, sempre em um canto, esquivando-se de qualquer tentativa de aproximação por parte de colegas ou professores. Para a mãe, essa passividade estava em contraponto com a rebeldia que apresentava em casa, com o que já não sabe como agir, por exemplo, quando ele se recusa a ir para a escola, chegando a agredi-la, dizendo ter medo das pessoas. Para a mãe, Paulo sempre foi uma criança tímida e agressiva em casa, e no início da adolescência parece ter ficado pior, mais fechado ainda, preferindo ficar em seu quarto, saindo de casa apenas para a escola. Ela também não o via com amigos.

Acerca do psicodiagnóstico, examinando a problemática do caso hipotético acima em função das questões psicodinâmicas da fase da adolescência, julgue os itens que se seguem.

Na formulação de inferências pela integração dos dados, tem-se que a agressividade, a timidez e a desconfiança em relação aos que se aproximam de Paulo são vulnerabilidades típicas da adolescência, constituindo apenas uma fase crítica a ser atravessada.

  • C. Certo
  • E. Errado
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