Questões de Psicologia

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O grupo pode servir como ferramenta de intervenção em saúde, quando utilizado como espaço para expressão de pensamentos, sentimentos, trocas de experiências, educação em saúde, convivência e socialização. Em relação aos fatores terapêuticos em um grupo, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Coesão, instilação de esperança, desenvolvimento de técnicas de socialização e catarse são fatores terapêuticos grupais. II- O fator autorrevelação diz respeito à exposição de informações pessoais ao grupo, porém sem a liberação de sentimentos, como ocorre na catarse. III- Na categoria do compartilhamento de informações, incluem-se a instrução didática e o aconselhamento, ou orientação direta, do terapeuta e outros membros do grupo. IV- A recapitulação corretiva do grupo familiar primário é um fator terapêutico forte em grupos homogêneos, que se concentram em problemas compartilhados, de forma a reviver conflitos familiares precoces modelados pelo terapeuta.
Está correto o que se afirma em:

    A) II e IV, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) I, II e III, apenas.

    D) I, II e IV, apenas.

    E) III e IV, apenas.

O estudo da personalidade constitui um domínio particularmente interessante nas áreas Sociais e Humanas. Desde os primórdios, a noção de personalidade tem sofrido significativas mudanças, o que desde já nos deixa a refletir acerca do quão complexo é esta temática bem como de todas as componentes intimamente relacionadas. Face a uma panóplia de definições, segundo Baptista (2008), da forma mais sintética possível, destacam alguns pontos:
I. A personalidade não corresponde a uma justaposição de peças, mas sim representa uma organização; II. A personalidade se encontra num local específico. Ela é ativa e representa um processo dinâmico no interior do indivíduo; III. A personalidade corresponde a um conceito psicológico cujas bases são fisiológicas; IV. A personalidade é uma força interna que determina como o indivíduo se comportará; V. A personalidade é constituída por padrões de respostas recorrentes e consistentes; VI. A personalidade se reflete apenas numa direção, mas sim em várias, à semelhança dos sentimentos, pensamentos e comportamentos.

    A) I, II e III estão corretas

    B) I, III, IV e V estão corretas

    C) I, II, III e IV estão corretas

    D) I, II, III e V estão corretas

    E) I, II, III, IV, V e VI estão corretas

A respeito de cuidados paliativos, julgue o item que se segue.


Os cuidados paliativos priorizam o controle da dor e de outros sintomas e problemas de ordem psicológica, social e espiritual, com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida.

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.


Na perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner, o desenvolvimento humano contempla cinco sistemas de influência: microssistema, mesossistema, exossistema, macrossistema e cronossistema.

A presença profissional do psicólogo no contexto escolar já aparece desde a regulamentação da profissão, em 1962. Como especialidade, a Psicologia Escolar foi reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia em 2007. Ao longo deste período, as expectativas depositadas sobre os psicólogos escolares passaram por várias mudanças. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta quanto às competências importantes para o psicólogo escolar:

    A) Promoção de eventos e oficinas, estabelecimento de parcerias, recrutamento e seleção, realização de psicodiagnóstico e intervenção psicoterapêutica.

    B) Atuação interdisciplinar, promoção de espaços de diálogo, assessoramento e orientação, análise institucional e atuação com os docentes.

    C) Atenção à saúde, compreensão da interrelação entre abordagens teóricas e diversidades metodológicas. Gestão de projetos e programas, submetendo-os às suas decisões e julgamentos morais e efetivação de políticas públicas educacionais.

    D) Medicalização e inserção de pessoas, grupos, organizações e comunidades no mundo do trabalho. Avaliação e desenvolvimento de agentes educacionais e atuação com os funcionários.

    E) Promoção de esclarecimentos, psicodiagnóstico e tratamento dos transtornos que explicam o fracasso escolar. Treinamento de lideranças, análise do clima e da cultura organizacional e foco no cliente.

Seu objetivo principal é entender como as pessoas desenvolvem e atuam dentro de seu entorno sociocultural, a dinâmica pela qual o social e cultural torna-se psicológico, e a dinâmica pela qual as pessoas transformam sua vida social e mundo cultural. Diante da Teoria Histórico-Cultural existem algumas suposições, segundo Lev Vygotsky (Zittoun, 2016). Quais são:

    A) Um foco na unicidade da pessoa e é profundamente uma psicologia dialógica;

    B) Concentra-se em processos e desenvolvimento (microgenéticas, ontogenética e sociogênese) e Criação de sentido

    C) Exclusivamente tem um foco na unicidade da pessoa e é profundamente uma psicologia dialógica

    D) A e B estão corretas

    E) Concentra-se em processos e desenvolvimento (microgenéticas, ontogenética e sociogênese).

No que se refere à dor e sua neurofisiologia, julgue o item subsequente.


A dor nociceptiva é transitória e pode levar a respostas autonômicas e comportamentais.

Considere uma paciente de 23 anos de idade, oriunda de um contexto de baixa renda, que mora com os pais, ambos desempregados, sendo o trabalho dela a única fonte de renda e subsistência da casa. Ela trabalha como vendedora de seguros em uma grande empresa da própria cidade. A forma de remuneração da paciente tem base no cumprimento de metas, que se tornam mais expressivas cada vez que ela consegue cumpri-las. Relata que a respectiva relação com seu chefe é pacífica e que se sente respeitada, contudo expressa fortemente o próprio desconforto quando lhe são apresentadas novas metas de trabalho. Ela trabalha na empresa há três anos e conta que, nos últimos 10 meses, tem sentido cada vez mais dificuldade em bater as metas de vendas, o que tem gerado um estado generalizado de ansiedade. Relata que, quando está no trabalho, sente-se tonta e enjoada e, quando volta para casa, não consegue se desconectar das suas obrigações com o cotidiano laboral. Expressa que o simples fato de pensar em trabalhar já lhe causa um conjunto de sentimentos e sensações desconfortáveis. Afirma não gostar da atual ocupação e caracteriza o trabalho como sendo um contexto de muita pressão e cobranças; além disso, diz que não se sente desafiada e que não vê as próprias potencialidades sendo exploradas pela organização. Não percebe incentivos mais específicos para o incremento das vendas que não o ganho financeiro, o qual acredita ser baixo para o esforço despendido. No entanto, por ser a única provedora material da própria família, sente que não há alternativas de mudanças em um curto prazo. Sonha em se formar em contabilidade e espera ter menos pressão em seu contexto de trabalho para iniciar esse sonho. 

Com relação a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


É correto afirmar que a paciente não se encontra entrincheirada, pois ela demonstra uma forte intenção de seguir outros caminhos (fazer faculdade, por exemplo).

O contexto educacional concentra discussões a respeito da inclusão escolar, com vistas à efetivação do direito à educação para o público da educação especial na sala de aula da escola regular. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta quanto aos indicadores que psicólogos e psicólogas, que atuam com educação inclusiva, utilizam para avaliar seus trabalhos:

    A) Evolução do aluno que é público-alvo da educação especial; compreensão e sensibilização do professor em relação às especificidades de cada aluno; segurança e autonomia do professor no desenvolvimento de atividades com o aluno.

    B) Priorização em homogeneizar os critérios de avaliação e metodologias de ensino, com desenvolvimento de atividades similares para todos, de modo que a autoestima dos estudantes se baseie nas suas capacidades de seguir, conjuntamente, com toda a turma.

    C) Realização de integração dos estudantes da educação especial, que pressupõe a participação com tutela, em atividades nas quais se facilita que o estudante se integre às atividades planejadas.

    D) Adequação estrutural da escola, no sentido de contemplar que a educação inclusiva possibilite a adaptação dos alunos às rotinas pedagógicas desenvolvidas para todos.

    E) Aprovação dos pais e familiares de crianças/jovens com deficiência, para que percebam que a atuação do psicólogo ou da psicóloga reforça suas convicções sobre as necessidades dessas crianças e jovens.

As coisas continuaram tranqüilas para todos.? Esta é uma afirmação maravilhosamente esclarecedora. Ela se tornou uma pessoa muito satisfatória para aqueles a quem tentava agrada*. Este conceito falso de si mesma que eles construíram sem perceber é exatamente o que querem. É pouco provável que o comportamento de seus pais tenha sido proposital, mas, de qualquer forma, eles impediram o desenvolvimento de um self real ou congruente. Então, por causa da falta de confiança advinda de sua experiência com seus pais, ela permite a si mesma ser moldada por uma outra pessoa. ? Deixei-me para trás e tentei ser a pessoa que meu namorado queria.? Mais uma vez, negou à sua consciência (não conscientemente) o experienciar de seu próprio organismo e está apenas tentando ser o self desejado por seu namorado. É o mesmo processo mais uma vez. O fato de chegar a pedir ao namorado que descubra o que está sentindo e aceitar sua resposta indica em que medida sacrificou sua experiência organísmica (Schultz & Schultz, 2002). Estamos diante de qual processo psicoterápico

    A) Behaviorismo

    B) Cognitivo- Comportamental

    C) Psicanálise

    D) Abordagem Centrada na Pessoa

    E) Gestalt-Terapia

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