Questões de Psicologia

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A respeito de cuidados paliativos, julgue o item que se segue.


Os cuidados paliativos visam fazer o paciente pensar o mínimo possível na ideia de morte, a fim de evitar sofrimento.

Um homem de 63 anos de idade é um paciente antigo da ala psiquiátrica de um tradicional instituto de saúde mental da sua região. Está institucionalizado há 36 anos, tendo perdido seus vínculos familiares e comunitários originais. É conhecido por ser inteligente e articulado, mas também agitado e com pensamentos de onipotência, como nas diversas situações em que afirma ser “irmão de Deus”, enviado para libertar a humanidade do satanismo. Frequentemente, o paciente fica sentado em uma cadeira no pátio da instituição, de forma que é possível perceber a boca dele se contraindo, bem como a respectiva cabeça que, constantemente, se contrai para o lado esquerdo, de maneira involuntária. O paciente passa boa parte do dia sentado nessa cadeira, quase imóvel, com olhar vago em uma única direção. No horário do almoço, cotidianamente, algum enfermeiro se aproxima do paciente e o convida para almoçar, ao que ele responde, prontamente, caminhando em direção ao refeitório. Costuma iniciar a refeição usando as mãos para levar o alimento até a boca, mas, sempre que é repreendido por algum cuidador, passa a utilizar os talheres disponíveis. A equipe relata que o paciente realiza as próprias atividades fisiológicas de maneira independente, mas que necessita, continuamente, de ser lembrado pela equipe de ir ao banheiro, beber água etc. Regularmente, a instituição que acolhe o paciente recebe visitas de estudantes de psicologia e de psiquiatria, e ele sempre é entrevistado por tais estudantes. Relata, nessas ocasiões, o respectivo grau de parentesco com Deus e adentra um diálogo acerca de sua missão divina, mas, sempre que indagado quanto a pontos da própria história, age como se tivesse se esquecido do que estava falando, afirmando sempre “não sei, não lembro”. A rotina desse paciente tem sido essa, com pouquíssimas mudanças ao longo dos últimos 36 anos.  

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Nesse caso, a hipótese de catatonia, é descartada em função da presença de movimentos involuntários.

O desenvolvimento cognitivo deve ser entendido na referência ao contexto histórico, social e cultural em que o sujeito está. Enquanto a criança participa do campo social, vai internalizando comportamentos, atividades e signos que comporão suas funções mentais superiores. Nesse sentido, destaca-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que pode ser entendido como:

    A) Conjunto de fatores ambientais que interagem com a criança, promovendo a evolução de suas capacidades, caracterizados, principalmente, pelos estímulos ambientais, que envolvem a área circunscrita e os estímulos sociais, que desafiarão a criança no sentido de sua autonomia.

    B) As habilidades e capacidades que não são aparentes quando um sujeito está sendo ensinado, mas que se manifestarão em alguma experiência posterior, quando estas forem necessárias para a resolução de algum problema específico.

    C) A distância entre o desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial, isto é, como aquelas habilidades que estão inseridas entre o que a criança consegue realizar sozinha e o que consegue realizar com orientação de adultos ou outras pessoas mais capazes.

    D) O conjunto de funções mentais superiores, com destaque para a memória, que é responsável pelo armazenamento do conhecimento que estará disponível, próximo para acesso, quando for necessário para promover a adaptação do sujeito ao meio social.

    E) Aqueles elementos do ambiente próximo que estimulam os órgãos sensoriais, as percepções e as cognições do aprendiz, mobilizando-o a analisar, refletir e, com isso, promover seu próprio desenvolvimento.

O âmbito educacional concentra discussões em torno da inclusão escolar, almejando a efetivação do direito à educação das pessoas público-alvo da Educação Especial na sala comum da escola regular. Esse direito foi possível mediante a formulação de legislações e de políticas públicas educacionais. A atuação do psicólogo no meio escolar é de sumas importância, devido:

I. O psicólogo escolar, profissional atuante em ambientes educacionais, também teve de redirecionar as suas práticas para as demandas que emergiram desse contexto.
II. A escola regular inclusiva e a sala de aula inclusiva trouxeram desafios aos professores, uma vez que o coletivo e o individual passaram a ganhar notabilidade no cotidiano escolar. Enfatizou-se, assim, a relevância dos professores como público-alvo de atuação do psicólogo escolar.
III. A Psicologia Escolar sofreu influência inicial francesa e norte-americana. No Brasil, a primeira metade do século XX foi marcada por um modelo clínico de intervenções direcionadas aos problemas de aprendizagem, utilizando os testes psicológicos como principal instrumento.
IV. Como atribuições do psicólogo escolar, tende a colaborar com a adequação nas práticas realizadas pelos professores com vista a melhoria no processo de ensino e aprendizagem.
V. A atuação do psicólogo escolar junto aos professores diante da Educação Inclusiva mostra-se relevante para a comunidade escolar, sendo professores e alunos os principais beneficiados.

Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

A respeito de cuidados paliativos, julgue o item que se segue.


Os cuidados paliativos constituem tratamento apenas para pacientes que ainda apresentem possibilidade terapêutica de cura.

Um homem de 63 anos de idade é um paciente antigo da ala psiquiátrica de um tradicional instituto de saúde mental da sua região. Está institucionalizado há 36 anos, tendo perdido seus vínculos familiares e comunitários originais. É conhecido por ser inteligente e articulado, mas também agitado e com pensamentos de onipotência, como nas diversas situações em que afirma ser “irmão de Deus”, enviado para libertar a humanidade do satanismo. Frequentemente, o paciente fica sentado em uma cadeira no pátio da instituição, de forma que é possível perceber a boca dele se contraindo, bem como a respectiva cabeça que, constantemente, se contrai para o lado esquerdo, de maneira involuntária. O paciente passa boa parte do dia sentado nessa cadeira, quase imóvel, com olhar vago em uma única direção. No horário do almoço, cotidianamente, algum enfermeiro se aproxima do paciente e o convida para almoçar, ao que ele responde, prontamente, caminhando em direção ao refeitório. Costuma iniciar a refeição usando as mãos para levar o alimento até a boca, mas, sempre que é repreendido por algum cuidador, passa a utilizar os talheres disponíveis. A equipe relata que o paciente realiza as próprias atividades fisiológicas de maneira independente, mas que necessita, continuamente, de ser lembrado pela equipe de ir ao banheiro, beber água etc. Regularmente, a instituição que acolhe o paciente recebe visitas de estudantes de psicologia e de psiquiatria, e ele sempre é entrevistado por tais estudantes. Relata, nessas ocasiões, o respectivo grau de parentesco com Deus e adentra um diálogo acerca de sua missão divina, mas, sempre que indagado quanto a pontos da própria história, age como se tivesse se esquecido do que estava falando, afirmando sempre “não sei, não lembro”. A rotina desse paciente tem sido essa, com pouquíssimas mudanças ao longo dos últimos 36 anos.  

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Nesse caso a hipótese diagnóstica, para o caso desse paciente, é a de que ele possui transtorno esquizofreniforme, fato que pode ser verificado pelos delírios presentes e persistentes, como também pela conduta desorganizada dele.

Praticamente todos os grupos desenvolvem convicções, atitudes e comportamentos que consideram corretos ou incorretos. Os membros que se afastam dessas concepções podem ser advertidos ou mesmo isolados, e aqueles que se comportam no sentido da adesão podem ser reconhecidos e valorizados. Nesse sentido, analise as alternativas abaixo e identifique a correta:

    A) Uma pessoa precisa, necessariamente, ser membro de um grupo de referência para ser influenciado pelos valores do grupo de referência.

    B) As pessoas costumam se identificar apenas com um grupo de referência. É comum haver divergências ou conflitos de valores e costumes entre grupos de referência, o que força seus membros, muitas vezes, a precisar fazer escolhas de participação ou abandono por um ou por outro grupo, de modo a confirmar a necessidade de participação em um grupo.

    C) Nossas convicções e atitudes são fundamentadas na identificação com os valores de nossos grupos de referência. Em processos de transição entre grupos de referência, quando começamos a nos identificar com um novo grupo, vivemos processos de experimentar novas convicções e atitudes. De qualquer modo, aquilo que “realmente acreditamos” não muda.

    D) Grupos de referência pouco influenciam na aceitação de hábitos, crenças e valores, por não se tornarem fontes de recompensas ou castigos que atuam na construção e avaliação de normas, valores, status e comportamento.

    E) Grupos de referência são aqueles com os quais nos identificamos, influenciando nossas opiniões e ações, podendo fornecer uma perspectiva pela qual percebemos o mundo. Como importantes grupos de referência para muitas crianças e adolescentes, podem ser citadas a família, amigos, professores e colegas de escola.

Sobre a psicoterapia analise os itens:



I. A palavra psicoterapia tem origem nas palavras gregas Psykê (mente) e Therapeuein (curar).


II. Desde o final do século XIX, vem sendo utilizada como uma forma de tratamento (‘cura pela fala’)


III. Suas origens remetem ao hipnotismo, especialmente a Josef Breuer, um médico e fisiologista austríaco, que começou a utilizar o mesmo, como forma de tratamento de pacientes histéricas por meio da catarse.


IV. A psicoterapia pode ser definida como um método de tratamento, embasado em conceitos teóricos e técnicos, que deve ser realizado por um profissional treinado.


V. Utiliza-se de princípios psicológicos como a comunicação verbal e a relação terapêutica e seu objetivo principal é influenciar o paciente, auxiliando-o a modificar problemas de ordem emocional, cognitiva e comportamental.


Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

A respeito de cuidados paliativos, julgue o item que se segue.


Os cuidados paliativos não se restringem ao tratamento de do câncer, abrangendo outros tipos de doenças crônicas e doenças degenerativas.

Um homem de 63 anos de idade é um paciente antigo da ala psiquiátrica de um tradicional instituto de saúde mental da sua região. Está institucionalizado há 36 anos, tendo perdido seus vínculos familiares e comunitários originais. É conhecido por ser inteligente e articulado, mas também agitado e com pensamentos de onipotência, como nas diversas situações em que afirma ser “irmão de Deus”, enviado para libertar a humanidade do satanismo. Frequentemente, o paciente fica sentado em uma cadeira no pátio da instituição, de forma que é possível perceber a boca dele se contraindo, bem como a respectiva cabeça que, constantemente, se contrai para o lado esquerdo, de maneira involuntária. O paciente passa boa parte do dia sentado nessa cadeira, quase imóvel, com olhar vago em uma única direção. No horário do almoço, cotidianamente, algum enfermeiro se aproxima do paciente e o convida para almoçar, ao que ele responde, prontamente, caminhando em direção ao refeitório. Costuma iniciar a refeição usando as mãos para levar o alimento até a boca, mas, sempre que é repreendido por algum cuidador, passa a utilizar os talheres disponíveis. A equipe relata que o paciente realiza as próprias atividades fisiológicas de maneira independente, mas que necessita, continuamente, de ser lembrado pela equipe de ir ao banheiro, beber água etc. Regularmente, a instituição que acolhe o paciente recebe visitas de estudantes de psicologia e de psiquiatria, e ele sempre é entrevistado por tais estudantes. Relata, nessas ocasiões, o respectivo grau de parentesco com Deus e adentra um diálogo acerca de sua missão divina, mas, sempre que indagado quanto a pontos da própria história, age como se tivesse se esquecido do que estava falando, afirmando sempre “não sei, não lembro”. A rotina desse paciente tem sido essa, com pouquíssimas mudanças ao longo dos últimos 36 anos.  

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


É correto afirmar que o paciente apresenta sintomas positivos.

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