Questões de Psicologia

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Acerca de projeto político-pedagógico, julgue os itens de 102 a 106.

O projeto pedagógico constitui ação constante de busca da democratização dos espaços educativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.

De acordo com as resoluções do CFP e do CRESS, os testes psicológicos são de uso exclusivo de psicólogos(as) e assistentes sociais, sendo considerada contravenção penal, com prisão de 15 dias a 3 meses e multa, a aplicação desses testes por quaisquer outros profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de projeto político-pedagógico, julgue os itens de 102 a 106.

A autonomia opõe-se à cooperação e ao diálogo inerentes ao processo de construção do projeto pedagógico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de projeto político-pedagógico, julgue os itens de 102 a 106.

A elaboração de projeto pedagógico objetiva à eficácia educacional, obtida por meio da realização de atividades coletivas de planejamento que dão origem a um documento programático.

  • C. Certo
  • E. Errado

Maria Esther Garcia Arzeno afirma que o papel do psicólogo na hora do jogo diagnóstica, em geral, é o de um observador

  • A. não participante.
  • B. silencioso.
  • C. participativo.
  • D. atuante.
  • E. passivo.

Acerca de projeto político-pedagógico, julgue os itens de 102 a 106.

Com a elaboração do projeto pedagógico, busca-se a construção coletiva com respeito às singularidades e particularidades da instituição educativa, ou seja, sem a preocupação com a promoção de inovações educacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Carl Rogers denominou sua abordagem terapêutica de terapia centrada no cliente (ou centrada na pessoa) porque

  • A. não considerava os elementos da rede familiar, mas punha o foco no cliente.
  • B. propunha ao cliente um ambiente descontraído, fazendo uso de técnicas de relaxamento para liberação do material inconsciente.
  • C. colocava a responsabilidade de mudança na pessoa dona do problema.
  • D. era o cliente que lá estava e podia responder às questões feitas pelo terapeuta.
  • E. entendia que a família tinha um papel periférico na cura do cliente.

Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.

Os vínculos afetivos entre professor e aluno não devem influenciar o comportamento de ambos em situações de ensinoaprendizagem, nas quais deve prevalecer o princípio da imparcialidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Maurício Knobel diferencia a psicoterapia breve e a psicanálise. A psicoterapia breve é não regressiva e tem tempo e objetivos limitados, propiciando

  • A. a redução do tempo do tratamento através de técnica ativa, com intervenções na realidade.
  • B. o restabelecimento do nível de adaptação anterior à crise.
  • C. a avaliação sempre centrada no binômio reunião e separação, sendo que o foco é o tema central definido com o paciente.
  • D. o insight parcial do conflito primário relativo ao foco, por meio de interpretações transferenciais.
  • E. insights predominantemente cognitivos.

Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.

Os aspectos cognoscitivos da interação professor-aluno denotam como ocorrem a transmissão e a assimilação de conteúdos durante o processo de ensino e aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
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