Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção incorreta quanto às novas formas familiares.
Uma das causas determinantes da transformação da família foi o divórcio, que legalizou outras formas possíveis de família que não somente aquela constituída pelo casamento.
A transformação da família não chega a retirar toda a autoridade paternal, apenas eliminou alguns excessos de poder, como o direito de vida e morte sobre a mulher e os filhos.
Não são legítimas as aspirações dos homossexuais pela constituição de família e pelo desejo de ter ou de adotar filhos, pois atentam contra as leis fundamentais negando as diferenças.
Na reformulação da estrutura do poder familiar intervieram igualmente os direitos conquistados pelos filhos, que se puseram de certo modo em pé de igualdade com os pais.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR), um transtorno de personalidade é um padrão persistente de vivência íntima ou comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é generalizado e inflexível, tem início na adolescência ou no começo da idade adulta, é estável ao longo do tempo e provoca sofrimento ou prejuízo. O transtorno de personalidade esquizóide é um padrão de
Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.
A autoridade profissional do professor manifesta-se por meio de um conjunto de aspectos associados à sua personalidade, entre os quais dedicação profissional, sensibilidade, senso de justiça e traços de caráter.
Entre todos os teóricos da personalidade esse era o que mostrava maior indiferença pelas variáveis estruturais, ele também reconheceu que algumas atitudes podem ter base inteiramente genética, de modo que a experiência não tem nenhum efeito sobre elas. Empregou uma série de conceitos que poderiam ser chamados de dinâmicos ou motivacionais para explicar a variabilidade das atitudes do sujeito humano em situações de outra forma constantes. Tentava controlar as atitudes indesejáveis pela manipulação do ambiente de uma maneira determinada por suas técnicas. A teoria de personalidade de que resulta o trabalho do teórico descrito acima é denominada teoria
comportamental.
psicanalítica.
da Gestalt.
de Carl Rogers centrada na pessoa.
Personalidade é definida por B. F. Skinner como
Considerando as diferentes formas e tecnologias de educação continuada dos profissionais da escola, julgue os itens subsecutivos.
A possibilidade de o aprendiz ou participante traçar seu caminho único e individual no processo de aprendizagem ocasiona, muitas vezes, a perda da sua motivação para aprender, o que é uma desvantagem da educação a distância.
Margarida, de 18 anos de idade, é levada ao psicólogo, após um período de quinze dias de internação, por ter agredido sua mãe com uma faca, determinada em seus gritos a matá-la. Este fato aconteceu no dia seguinte ao casamento da irmã mais velha. Margarida apresenta problemas desde sua infância. Por não ter conseguido dar continuidade ao estudo, a mãe optou por deixá-la em casa. Sem amigos, passa seus dias diante da televisão, recusando-se a sair de casa em companhia de quem quer que seja. Margarida se dizia muito arrependida do que fez, pois amava muito a sua mãe, só não queria mais ouvir aquelas vozes dizendo que ela não prestava e que ninguém a amava.
Com base nessa situação hipotética, o diagnóstico mais provável da psicopatologia de Margarida é
neurose obsessiva.
psicose.
neurose histérica.
pervesão.
Sigmund Freud, ao pensar a estruturação da personalidade, propôs três componentes básicos estruturais da psique: o id, o ego e o superego. O ego
Considerando as diferentes formas e tecnologias de educação continuada dos profissionais da escola, julgue os itens subsecutivos.
Uma característica importante da educação a distância (EAD) é possibilitar a disponibilidade de conteúdos no local e no momento em que estes são solicitados.
Célia, de 50 anos de idade, busca o setor de saúde do trabalho solicitando ajuda quanto aos cuidados que dispensa à mãe, de 84 anos de idade, que, apesar de andar e falar muito bem, se recusa a realizar qualquer atividade sem o auxílio de uma das duas filhas com quem mora. Célia é copeira de uma empresa, cumprindo jornada de seis horas. Para conciliar o cuidado com a mãe e seu trabalho, procura maximizar seu tempo, impondo uma rígida rotina de higiene e de alimentação à mãe, que insiste em não cumprir, adotando atitudes de rebeldia, com o que Célia se irrita e perde o jeito nos cuidados. Há dois anos as dificuldades só aumentaram, suas saídas se restringem à igreja e ao trabalho, ao qual vem faltando com freqüência queixando-se de insônia. Relata que a irmã mais velha apenas faz companhia à mãe, já que não consegue ajudar no banho, nem é atenta quanto ao horário das medicações, mas é afetuosa com a mãe, o que faz com que Célia se sinta culpada após suas intervenções mais incisivas. A respeito das orientações que o psicólogo pode fornecer à Célia acerca dos cuidados ao cuidador, assinale a opção correta.
O psicólogo discutirá com Célia sobre possíveis manejos comportamentais, sobre a necessidade ou não de medicação para ela própria e sobre os riscos da medicação excessiva no caso de sua mãe.
Célia deve ser alertada quanto a sua irritação e impaciência, consequência da sobrecarga que sofre nesse papel de cuidadora e que precisará contratar uma enfermeira para que ela possa cuidar da própria saúde.
O psicólogo após acolher a queixa de Célia, deve sugerir que ela participe de cursos destinados aos cuidadores, para que possa entender melhor sua situação e obter novos recursos para o cuidado com a mãe idosa e consigo mesma na situação que enfrenta.
O psicólogo de forma diretiva e assertiva criticará Célia sobre o fato de que, ao atender apenas as necessidades básicas da mãe, está deixando de beneficiar-se de uma relação mais afetiva com a mesma.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...