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"O psicólogo, diante da inquietação de um doente que está a espera do resultado de um exame de laboratório do qual podem se derivar conseqüências graves, é capaz de traçar palavras tranqüilizadoras com o doente e fazê-lo sentir que não está só".
Este exemplo, como objetivo educacional, deve ser classificado no seguinte campo da atividade do psicólogo:
Questões de 11 a 40 = Específica.
Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!
Às vezes você se percebe com uma idéia na cabeça que não lhe larga um só momento mesmo que você se esforce para isso (pode ser o nome de alguém, um pedacinho de uma música, uma lembrança qualquer), mas outras vezes a idéia é tão forte que você precisa conferir, como no caso de alguém que mesmo sem base real para o fato, precisa retornar à sua casa para verificar se a porta está fechada. Analisando estas reações podemos dizer que a alternativa que está correta é:
ambas são casos de psicose ou distúrbio grave de conduta;
no primeiro caso é uma compulsão e no segundo, uma obsessão;
no primeiro é uma reação neurótica do tipo obsessiva e no segundo, do tipo compulsiva;
não há como diagnosticar essas condutas.
Os procedimentos adequados para o tratamento psicológico de base comportamental cognitiva para o transtorno da ansiedade generalizada não incluem o(a)
treinamento para remoção de cada evento preocupante.
encaminhamento ao psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação.
Os artigos 150 e 151 do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente tratam exclusivamente dos serviços auxiliares da Justiça, que são exercidos por uma equipe interprofissional, tendo por objetivo, dentre outras atribuições,
orientar o advogado das partes na condução de processos jurídicos que envolvem: separação (consensual ou litigiosa) ou divórcio (consensual ou litigioso), modificação de guarda, tutela, etc.
desenvolver trabalhos de aconselhamento, orientação, encaminhamento, prevenção e outros, tudo sob a imediata subordinação à autoridade judiciária, assegurada a livre manifestação do ponto de vista técnico.
autorizar ou não a entrada e permanência de criança ou adolescente, desacompanhado dos pais ou responsáveis, em estádio, ginásio e campo desportivo; bailes ou promoções dançantes; casa que explore comercialmente diversões eletrônicas, estúdios cinematográficos, de teatro, rádio e televisão.
a apuração de ato infracional atribuído a adolescente, aplicando as medidas cabíveis para conceder a remissão, como forma de suspensão ou extinção do processo, avaliando pedidos de adoção e seus incidentes.
intermediar ações de orientação jurídica e psicológica aos responsáveis por adolescentes que tenham causado qualquer tipo de dano a outrem, especialmente em ambientes escolares.
Os psicólogos entendem a personalidade como um conjunto de traços e características singulares. Os psicólogos procuram conhecer a personalidade de seus alunos pois:
a inteligência do aluno não faz parte da sua personalidade;
todos têm na mesma faixa etária a mesma personalidade;
precisam avaliar o que pode ser modificado na personalidade dos alunos;
os alunos tendo diferentes personalidades devem receber atenção diferenciada;
as turmas de aula devem ser montadas com alunos de personalidade similares.
Do ponto de vista intrapsíquico, o comportamento dos pais frente a seus filhos adolescentes é determinado basicamente pelo grau de .......:
I. Resolução dos conflitos atuais.
II. Resolução de seus conflitos edípicos.
III. Resolução de seus conflitos internalizados.
Dentre as responsabilidades gerais do psicólogo, previstas no Código de Ética Profissional dos Psicólogos, não é vedado:
Segundo Sonia Rovinski, na perícia psicológica na área forense, os psicólogos tendem a utilizar os mesmos métodos de investigação que são utilizados na clínica, como entrevistas, testes, recuperação de dados de arquivo (protocolos) e informações de familiares e terceiros. Acredita ser importante que se tenha uma visão diferenciada do contexto do trabalho do psicólogo na área clínica e em sua atividade junto ao sistema legal, para se compreender os aspectos distintivos da avaliação forense. Se de um lado, no setting clínico, temas como diagnóstico, funcionamento de personalidade e tratamento para a mudança de comportamento são aspectos primários, de outro, Sonia acredita que a avaliação forense, freqüentemente, dirige-se a eventos definidos de forma mais estreita ou a interações de natureza não-clínica, sempre relacionados a um foco determinado pelo sistema
Questões de 11 a 40 = Específica.
Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!
A linguagem cotidiana está repleta de palavras e expressões tiradas de teorias psicológicas. Assim, diz-se que fulano "projetou inconscientemente" seus problemas, que a vizinha está ficando "histérica", porque grita com o filho ou que cicrano "surtou" de tanto estudar. Filmes, livros e obras de arte tratam de traumas, conflitos e outros conhecimentos psicológicos. Essas constatações nos levam a deduzir que:
as pessoas estão exercendo sua função natural de psicólogos;
as pessoas estão banalizando a Psicologia e simplificando o que é por demais complexo;
a Psicologia evoluiu tanto que se fez acessível a qualquer pessoa;
a Psicologia passou a fazer parte do cotidiano das pessoas.
Segundo Sidney Shine e Maria Isabel Strong devemos reconhecer que os laudos analisados têm naturezas distintas em função do tipo de ação judicial que estão subsidiando. Temos um laudo de Regulamentação de Guarda; de Modificação ou Revogação de Guarda; de Regulamentação de Visitas e que
prevê ações de desenvolvimento psicológico e educacional que o menor deverá receber.
especifica a quem o menor deve se reportar em condição de sofrimento emocional.
indica a condição financeira que deverá ser submetido o menor.
não especifica a ação que subsidia, mas opina pela fixação de guarda com um genitor em vez de outro.
propõem ações de acompanhamento psicológico que o menor deverá obter para lidar com o luto da separação.
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