Questões de Psicologia

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A reinsersação do indivíduo na sociedade que cometeu um crime e, após cumprir sua pena, entra na fase de livramento condicional, têm levantado questões. É comum que o indivíduo, na ressocialização, encontre dificuldades para se adaptar novamente ao meio social no qual pretende inserir-se, pois é provável que o preso tenha incorporado a cultura da instituição carcerária e se desvinculado do mundo social, encontrando uma realidade que não mais é a que deixou. Nessas ocasiões, podem ocorrer as reincidências. Acresce-se a isso, os constrangimentos sociais que acentuam a situação de discriminação a que ficam submetidos os egressos do sistema prisional. Para Maristela Schneider Vettorazi e Mirella Alves de Brito, o conjunto desses aspectos assinala a necessidade de um trabalho multidisciplinar

  • A.

    no sistema prisional associado à avaliação da dimensão do poder da coerção e do alcance da imposição de regras a serem cumpridas pelo egresso.

  • B.

    na administração das Instituições Penais para a melhoria das condições sociais e jurídicas dos estabelecimentos fechados.

  • C.

    junto ao egresso do sistema prisional, para a avaliação de sua estrutura de personalidade e condições de enfrentamento diante de dificuldades a serem enfrentadas em caso de reincidência.

  • D.

    junto ao egresso do sistema prisional, que envolva conhecimentos e meios de intervenção jurídicos, assistenciais e psicológicos, entre outros.

  • E.

    de discussão do modelo punitivo prisional, identificado como um modelo de encarceramento violento, junto ao egresso.

É responsabilidade do psicólogo a avaliação e a escolha dos instrumentos, métodos e técnicas no exercício profissional. No entanto, diante dos inúmeros questionamentos e representações éticas decorrentes da utilização de testes psicológicos sem respaldo científico, que acarretam possíveis danos à sociedade, e para manter a imagem da psicologia como sendo uma profissão fundamentada pela ciência e de grande contribuições para o desenvolvimento social,

  • A.

    o CFP – Conselho Federal de Psicologia editou a Resolução CFP nº 002/2003 que regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos.

  • B. as universidades estaduais e federais se uniram para organizar grupos de validação imediata dos testes psicológicos mais utilizados na atualidade.
  • C. os Conselhos Regionais de Psicologia vêm recomendando a utilização de testes, desde que suficientemente estudados pelo psicólogo que irá aplicá-los.
  • D.

    o CRP – Conselho Regional de Psicologia editou a Resolução 002/2001 que estabeleceu as especialidades e definiu que apenas psicólogos clínicos podem usar todo e qualquer tipo de teste psicológico.

  • E.

    os psicólogos clínicos se organizaram em comissões para buscar alternativas que legitimem todos os materiais relacionados a testes em nosso país.

Susana Muszkat afirma que, na violência doméstica, não há vencedores e que a tendência natural é a de se isolar o sujeito identificado como "agressor" a fim de poupar maior sofrimento àqueles identificados como vítimas. Acredita que, como o "agressor" é parte ativa e operante dentro de um sistema vivo de interações afetivas, ao simplesmente retirá-lo, impedimos que a família possa refletir sobre seu funcionamento de maneira global; que o padrão de relacionamento deve ser compreendido como uma forma de comunicação; e que a escolha de parceiros não é aleatória, mas calcada em estruturas

  • A.

    conscientes.

  • B.

    inconscientes.

  • C.

    transacionais.

  • D.

    mediadas.

  • E.

    situacionais.

Segundo John M. Haynes e Marilene Marodin, a mediação é um processo no qual uma terceira pessoa, o mediador, auxilia os participantes na resolução de uma disputa. Acreditam que a mediação é idealmente apropriada para disputas familiares e que, como a resolução do problema envolve mais do que uma pessoa, a solução escolhida deve satisfazer

  • A.

    principalmente as necessidades dos progenitores no grupo.

  • B.

    a maioria dos participantes da disputa.

  • C.

    ambos os genitores de cada grupo familiar em disputa.

  • D.

    os genitores dos grupos em disputa.

  • E.

    todos os participantes da disputa.

A pesquisa Retratos da Deficiência no Brasil, recentemente publicada pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Fundação Banco do Brasil, mostra que "num universo de 26 milhões de trabalhadores formais ativos, 537 mil são pessoas com deficiência, representando apenas 2% do total". Considerando a deficiência mental (DM), é correto afirmar que:

  • A.

    a alteração cognitiva típica da demência senil caracteriza a DM de surgimento tardio;

  • B.

    o funcionamento adaptativo do portador de DM pode melhorar com o treinamento em habilidades;

  • C.

    o diagnóstico de DM deve desconsiderar o sistema sóciocultural onde está inserido o sujeito;

  • D.

    alcoolismo na gestação e carência de estimulação global são fatores de risco pré-natais para a DM;

  • E.

    Portadores de DM leve são perfeitamente educáveis e podem realizar tarefas complexas sem supervisão.

Segundo Sidney Shine, o psicólogo pode assumir diferentes papéis no Enquadre Jurídico, dada sua forma de encarar e realizar o trabalho pericial. O perito que é contratado pelo advogado ou pela parte, torna-se um perito dentro da arena jurídica. É também chamado de "assessor da parte" ou "perito particular" ou, no termo corrente mais comum, por assistente técnico. Shine o denomina de Perito

  • A.

    Parcial.

  • B.

    Testemunhal (Factual).

  • C.

    "Pistoleiro".

  • D.

    Adversarial.

  • E.

    Imparcial.

Lídia Rosalina Folgueira Castro, em seu livro "Disputa de guarda e visitas: no interesse dos pais ou dos filhos?", menciona o fato de que os estudos atuais sobre a problemática afetiva dos ex-casais em disputa atribuemlhe como causa o ex-casal não ter conseguido elaborar a separação. Refutando esta idéia a partir do que encontrou nos casos que analisou, procurou compreender porque a idéia é tão generalizada. Acredita ser importante que se compreenda que a separação, embora seja um momento sempre muito difícil, não se dá da mesma forma e pelas mesmas razões para todos os indivíduos. Apontou que há desde aqueles que se separam porque

  • A.

    a disputa judicial seria, exclusivamente, um meio do ex-casal continuar relacionando-se, até aqueles que apresentam uma recusa da separação, diante da imensa infelicidade vivida.

  • B.

    os indivíduos, em sendo freqüentemente neuróticos, não são capazes de favorecer acordos, nas disputas judiciais que desencadeiam na Vara de Família, o que faz com que os pais focalizem a disputa e esqueçam a relação de cada um com os filhos, até os que desejam apenas vingança.

  • C.

    não têm maturidade para enfrentar as limitações e desafios que um casamento impõem, até aqueles que se separam justamente porque conseguiram o mínimo de diferenciação e evolução afetiva, quer para buscar a felicidade, quer para fugir de uma infelicidade insuportável vivida no casamento.

  • D.

    quando estão brigando na Justiça, encontram uma forma de manterem-se unidos, na esperança de resolverem conflitos antigos, até aqueles que gravemente enfermos, encontram-se sem capacidade de reflexão para o estabelecimento de acordos, quanto às visitas e à opção de guarda.

  • E.

    acertaram na eleição do cônjuge, porém não consideraram fatores importantes, pois ao comporem uma família, reeditaram estruturas patológicas inesperadas presentes nos modelos neuróticos da família.

Questões de 11 a 40 = Específica.

Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!

Imagine-se diante da seguinte situação: você precisa se decidir entre dois empregos igualmente atrativos e tentadores. Esta vivência caracteriza:

  • A.

    Conflito do tipo aproximação x aproximação;

  • B.

    Conflito do tipo afastamento x afastamento;

  • C.

    Não seria nada conflituoso tomar uma decisão;

  • D.

    Conflito do tipo aproximação x afastamento.

Segundo Solange Maria Amaral S. Pinheiro, a criança ou o adolescente vitimizados apresentam alterações de comportamento, queixas somáticas, alterações psicológicas, refletindo algumas características comuns, podendo aparecer as mais variadas combinações dos seguintes sinais:

  • A.

    apresenta dificuldades de aprendizagem atribuíveis ao ambiente escolar.

  • B.

    está sempre alerta, esperando que algo bom aconteça.

  • C.

    fica apreensiva quando outras crianças começam a sorrir.

  • D.

    demonstra mudanças lentas no desempenho escolar.

  • E.

    desconfia dos contatos com os adultos e tem receio dos pais.

A prevenção da doença mental sugere que a escola seja um local de promoção da saúde física e mental. Facilitando o desenvolvimento de estratégias que possibilitem o desenvolvimento da personalidade normal. Como conclusão, na escola, docentes e discentes devem estudar assuntos que envolvam os temas:

  • A.

    afetividade;

  • B.

    agressividade;

  • C.

    sexualidade;

  • D.

    família;

  • E.

    todos mencionados.

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