Questões de Psicologia

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Os objetos de estudos das psicologias humanista, behaviorista, genética e sócio-histórica são, respectivamente:

  • A.

    o processo de humanização e formação de cultura; as relações e motivações humanas; o desenvolvimento cognitivo; o comportamento.

  • B.

    o comportamento; o processo de humanização e formação de cultura; as relações e motivações humanas; o desenvolvimento cognitivo.

  • C.

    as relações e motivações humanas; o comportamento; o desenvolvimento cognitivo; e o processo de humanização e formação de cultura.

  • D.

    o desenvolvimento cognitivo; o processo de humanização e formação de cultura; o comportamento; as relações e motivações humanas.

  • E.

    as relações e motivações humanas; o comportamento; o desenvolvimento cognitivo; o processo de humanização e formação da cultura.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No que se refere ao conhecimento e à aprendizagem no trabalho pode-se afirmar que:

  • A.

    grande parte dos modelos de "aprendizagem organizacional", "organização da aprendizagem" e "organização que aprende" operam a partir de complexificação da aplicação do paradigma científico clássico, operando a partir de dicotomias.

  • B.

    são identificadas como hegemônicas, dentre as diversas concepções que norteiam a aprendizagem na organização, no que tange ao indivíduo: a aprendizagem generativa e a aprendizagem adaptativa.

  • C.

    na abordagem cognitivista está envolvida a configuração de "novos mapas mentais" que definem novos comportamentos, como comprovação da efetividade do aprendizado de um determinado conteúdo e/ou tarefa.

  • D.

    dentre as vias possíveis para aprendizagem ressaltam-se: a resolução sistemática de problemas, a experimentação, a circulação de conhecimento, a revisão crítica da experiência passada e das experiências vivenciadas por outras organizações

Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O psicólogo clínico que atua na escola terá de avaliar a escola como um todo, buscando identificar todos os aspectos que concorreram negativamente para a aprendizagem desses alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas teorias da psicologia do desenvolvimento, julgue os seguintes itens.

Para Freud, o indivíduo que atinge a fase genital atingiu o pleno desenvolvimento do adulto normal. As adaptações biológicas e psicológicas foram realizadas, ele aprendeu a amar e a competir, discriminou seu papel sexual e agora está pleno para desenvolver seu intelecto de forma saudável.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a qualidade de vida no trabalho (QVT) é correto afirmar:

I. A qualidade de vida no trabalho é o conjunto de ações que acontecem em uma instituição, envolvendo a implantação de inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente laboral, tendo como foco a construção da qualidade de vida no trabalho, sendo a satisfação do usuário como o principal resultado a ser alcançado.

II. O conceito de qualidade de vida no trabalho tem como um de seus pilares de sustentação a concepção da medicina psicossomática, que propõe uma visão holística do ser humano em contraposição a uma abordagem cartesiana do homem.

III. No contexto do trabalho, a busca de um processo de trabalho humanizado e humanizante pode ser associada à ética e aos princípios de promoção da saúde e da cidadania entre os trabalhadores.

IV. Os estudos sobre a qualidade de vida no trabalho se reportam a múltiplas disciplinas e estratégias metodológicas e enfatizam, principalmente as questões referentes à prevenção dos agravos ocupacionais e a redução dos acidentes de trabalho.

O correto está em:

  • A.

    I, II, III e IV

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    II, apenas.

Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O psicólogo institucional que atua na escola deve realizar, em uma primeira etapa do diagnóstico da situação apresentada por Tiago, Gabriela e Marcelo, a avaliação individual dos diferentes professores que expulsaram de sala de aula os referidos alunos, investigando eventual abuso de autoridade por parte dos professores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao corrigir e analisar um teste, o psicólogo deve

  • A.

    obrigatoriamente comunicar ao Conselho Regional de Psicologia para que autorizem a aplicação.

  • B.

    seguir rigorosamente as normatizações apresentadas no manual e manter-se atualizado.

  • C.

    seguir as normas acadêmicas da instituição onde estudou e reaplicar os testes após um mês para confirmação dos resultados.

  • D.

    consultar o Código de Ética, para se informar sobre quais testes estão liberados para uso.

  • E.

    apresentar um relatório ao Conselho Regional de Psicologia após a entrevista devolutiva.

Segundo Caroline Michels Siega e Saidy Karolin Maciel, do ponto de vista psicológico, no que se refere à adoção (de crianças e adolescentes), é indicado que seja levado em consideração o significado atribuído

  • A.

    ao papel do psicólogo jurídico na adoção.

  • B.

    ao papel dos demais familiares em relação à chegada do adotado.

  • C.

    ao lugar da escolaridade para os adotantes.

  • D.

    ao momento de escolha das características do filho.

  • E.

    à maternidade e à paternidade pelos adotantes.

Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Como psicólogo clínico, o profissional do serviço de psicologia da escola deverá atender os alunos a ele encaminhados para avaliação individual, já prevenido sobre a questão do conflito da adolescência com a autoridade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O profissional que utilizar testes psicológicos que não constam na relação de testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia estará

  • A.

    valorizando a atuação estritamente clínica.

  • B.

    exercendo o livre arbítrio, previsto na categoria.

  • C.

    cometendo uma falta ética.

  • D.

    cometendo erro administrativo.

  • E.

    propondo novos métodos de intervenção.

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