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Um dos princípios básicos utilizados por Coll em seu projeto curricular, refletindo na maneira de concretizá-lo e nas decisões sobre sua estrutura formal, desenvolvimento e aplicação, está em considerar
a prioridade da aprendizagem sobre o ensino.
a consciência prévia dos conhecimentos já adquiridos.
a organização lógica e formal dos conteúdos escolares.
a noção de tempo e espaço, constitutivas da cognição.
o nível de desenvolvimento operatório dos alunos.
Na segunda tópica de Freud, o ego é entendido como a instância que
supervisiona e organiza todos os processos mentais.
aloca apenas processos conscientes, que não são reprimidos.
retém apenas processos desconhecidos e inconscientes.
rege o princípio do prazer.
abriga a consciência moral e desencadeia o processo de recalque.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A literatura sugere que o trabalho significa um fator de equilíbrio e de desenvolvimento para o indivíduo, que lhe assegura a inserção no real em termos de diferentes grupos existentes na sociedade. De certa forma, ao sentir-se participante de um processo de trabalho, o indivíduo tende a responsabilizar-se pelo mesmo. Tal participação pode proporcionar ao indivíduo:
I. consciência mais ampla de si mesmo.
II. desenvolver sua habilidade de opção diante do contexto de trabalho.
III. desenvolver sua habilidade de opção diante da sociedade.
IV. apropriar-se de cidadania, que lhe proporcione condições de desenvolvimento e equilíbrio psicológico.
V. desenvolver a consciência dos meios de produção.
Dadas as afirmativas, estão corretas:
I, II, III, IV e V.
II, III, IV e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, III e V, apenas.
Se, no entender de Coll, a elaboração do currículo deve utilizar informações provenientes de diferentes fontes, as que derivam da análise psicológica merecem atenção especial por serem
isentas dos processos subjacentes ao crescimento pessoal, mantendo o processo educacional constante e idêntico para todos.
úteis para selecionar os objetivos do ensino, permitindo estabelecer seqüências eficazes para a aprendizagem dos conteúdos tratados e definir como melhor ensinar e avaliar.
permeadas de argumentos importantes para subsidiar a tomada de decisão dos professores quanto às habilidades que devem ser incorporadas pelos alunos.
eficazes para promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos, via modificação da estrutura assimilatória dos esquemas simples de ação e reflexão.
fundamentais para a elucidação dos problemas enfrentados pelos alunos e professores no decorrer do processo pedagógico, levando a uma efetiva assimilação dos conteúdos propostos.
Para controlar as conseqüências do uso abusivo de drogas, foram desenvolvidos em diversas partes do mundo programas de prevenção que variam de acordo com a população alvo que se pretende atingir. No tocante aos tipos de intervenção preventiva, é INCORRETO afirmar que:
As estratégias de prevenção terciária visam garantir a adesão do dependente químico ao tratamento e promover sua reinserção social.
A prevenção secundária é endereçada a uma população alvo de alto risco ou que já consumiu drogas com o objetivo de evitar que se instale um estado de dependência.
A execução dos programas de prevenção primária é exclusiva dos profissionais da área de saúde, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde em portaria específica.
Na política de redução de danos, a ênfase é colocada na diminuição das conseqüências adversas decorrentes do consumo de drogas lícitas ou ilícitas.
A oferta de opções saudáveis de lazer, cultura e educação para a população jovem faz parte das estratégias de prevenção primária do consumo de drogas.
Segundo Maurício Knobel, em uma psicoterapia breve pode-se tratar de estabelecer
Toda transformação qualitativa da consciência envolve a
integração e superação dos movimentos de contradição existentes entre estes processos.
formulação de hipóteses sobre os próprios conhecimentos, requerendo metodologia coerente.
capacidade de introspecção e análise dos sentidos e significados dos signos e das representações sociais.
necessidade de superar a frustração decorrente da dificuldade de compatibilizar os modos de ser, pensar e sentir.
compreensão mais ampla de que o mundo é um eterno porvir, que implica uma dinâmica de reflexão e ação recíprocas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No que se refere ao bem-estar e à qualidade de vida no trabalho, para indivíduos na terceira idade, pode-se afirmar que:
o prazer e/ou o sofrimento vivenciados por um indivíduo no trabalho, independem da relação que se estabelece entre o indivíduo, o significado social da atividade e os múltiplos contextos de inserção do mesmo.
a qualidade de vida no trabalho pode ser significativamente afetada com a proximidade da aposentadoria, remetendo a situações voluntárias de isolamento e negligência no exercício laboral diário.
o trabalho é apontado por muitos idosos como uma condição central em suas vidas, a ponto de não conseguirem ver-se sem ele após sua aposentadoria, sendo o trabalho, neste contexto, uma maneira de sentir-se útil e vinculado à vida.
os programas de preparação para a aposentadoria são estratégias desenvolvidas nas empresas, com o intuito de apressar a reinserção dos trabalhadores nas atividades de cunho social e doméstico, inevitáveis após o afastamento compulsório do trabalho e têm na qualidade de vida seu maior foco.
Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.O profissional que atua como psicólogo institucional dentro da escola deverá buscar uma intervenção que auxilie no processo de tomada de consciência por parte de Tiago, Gabriela e Marcelo sobre si mesmos nas relações que vêm estabelecendo com os professores e com a escola em geral.
Segundo R. Horacio Etchegoyen, a entrevista psicanalítica tem por finalidade decidir se a pessoa que consulta deve realizar um tratamento psicanalítico e tem por norma básica
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