Questões de Psicologia do ano 0000

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O conceito de competência individual citado na obra de Megatrends 2000 refere-se a:

  • A.

    Articulação do conhecimento associado a sua contextualiza-ção e adequação de ferramentas que separem e acusem o conhecimento permanente.

  • B.

    Processo de aprender a lidar com o estranho, o diferente e vê-lo exatamente e apenas diferente, isentando esta visão de va-lores e moralismos.

  • C.

    Tarefa quase sagrada que o indivíduo tem de buscar inces-santemente seu desenvolvimento.

  • D.

    Desenvolvimento de habilidades muito antigas, que imersa no modernismo, perdeu as suas características, mas retorna a-madurecida e abrangente.

Qual o conceito de Modelo Sinérgico para os grupos poderem estabelecer pontos fracos e fortes, em termos de competência e interação?

  • A.

    Momento final do trabalho em que se faz a devolutiva do processo.

  • B.

    Levar o grupo a perceber os aspectos baixos, analisando as suas forças e fraquezas, não só internamente como também em relação às outras equipes da organização com as quais interage.

  • C.

    Levar o grupo a distinguir o modelo clássico de estruturação de equipes por meio da divisão de tarefas, da hierarquização, normatização, controle e informações mínimas.

  • D.

    Compreensão do papel da equipe após aderir a missão e aos objetivos da organização.

Segundo Marco Antonio Salomão, as equipes se caracterizam por:

  • A.

    Trabalharem sobre o mesmo "quadradinho" organizacional.

  • B.

    Por praticarem atividades comuns, com objetivos individuali-zados.

  • C.

    Desenvolver habilidades individuais.

  • D.

    Resultados e interatividade.

Segundo Octávio Paulo Manso Bastos, no capítulo Diagnós-tico e Avaliação de T & D: Processo de T & D, o levantamento de necessidades de treinamento está pautado em qual se-qüência para se afastar as eventuais resistências a elabora-ção de um diagnóstico?

  • A.

    Planejamento da pesquisa, meios de levantamento e diagnós-tico.

  • B.

    Meios de levantamento, mudança nos programas de trabalho e diagnóstico.

  • C.

    Análise operacional, diagnóstico e análise individual.

  • D.

    Seleção e organização do conteúdo do treinamento, execução e avaliação.

O que é desempenho de papéis para Idalberto Chiavenatto?

  • A.

    Mudança planejada da cultura da organização.

  • B.

    Crescimento profissional das pessoas ao longo do tempo.

  • C.

    Ato intencional de fornecer meios para o auto-desenvolvimento.

  • D.

    Agir de acordo com as atividades e comportamentos requeri-dos pelos cargos que ocupam.

No estudo de funções de determinado cargo, realiza-se o levantamento de medida de qualidade da execução que um cargo requer. Segundo Agostinho Minicucci, a isso damos o nome de:

  • A.

    Levantamento de interesses.

  • B.

    Análise do desempenho.

  • C.

    Quociente de desempenho.

  • D.

    Análise organizacional.

Segundo Ana Maria Gonçalves e Susan C. Perpétuo, o conceito de dinâmica de grupo seria:

  • A.

    Aceitar as inovações como resposta à necessidade e ao desejo de conhecer melhor as pessoas.

  • B.

    Possibilidade de criação do novo.

  • C.

    Meio utilizado para que os grupos ampliem seu conhecimento pessoal, facilitem o relacionamento e solucionem conflitos.

  • D.

    Algo a ser feito de forma aleatória por pessoas que não con-sigam identificar limitações e as amplitudes de seus objetivos.

Num roteiro de entrevista de seleção, devemos seguir uma ordem lógica, estipulando percentuais de tempo a ser gasto com cada etapa. Qual das alternativas abaixo está correta, na seqüência a ser seguida, bem como o percentual de tempo a ser gasto?

  • A.

    Histórico profissional (50% do tempo), histórico educacional (10% do tempo), histórico familiar (10% do tempo) e ajusta-mento social (30% do tempo).

  • B.

    Histórico familiar (40% do tempo), histórico profissional (10% do tempo), ajustamento social (40% do tempo) e histórico e-ducacional (10% do tempo).

  • C.

    Ajustamento social (50% do tempo), histórico profissional (30% do tempo), histórico familiar (10% do tempo) e histórico educacional (10% do tempo).

  • D.

    Histórico profissional (40% do tempo), histórico educacional (20% do tempo), histórico familiar (20% do tempo) e ajusta-mento social (20% do tempo).

Qual deve ser o pensamento inicial do entrevistador antes de iniciar a entrevista de seleção?

  • A.

    Sobre o que e até onde se deseja medir.

  • B.

    Histórico educacional do candidato.

  • C.

    Sobre o esquema de desenvolvimento da empresa.

  • D.

    O ajustamento social atual do entrevistado.

A aprendizagem não se dá somente pelo desenvolvimento do raciocínio, mas igualmente pela emoção, pelo afeto, intuição, vontade e simbólico. Segundo Rubens Alves, somente aprendemos:

  • A.

    Aquilo que queremos.

  • B.

    Aquilo que nos dá prazer e é a partir de sua vivência que surge a agressividade e a vontade de reter o conhecimento.

  • C.

    Aquilo que é apenas percebido como instrumento que visa o cumprimento de um papel pedagógico em nossas vidas.

  • D.

    Aquilo que nos dá prazer e a partir de sua vivência que surge a disciplina e a vontade de aprender.

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