Questões de Psicologia do ano 0000

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Ao método qualitativo de pesquisa, que é realizado numa situação interativa entre duas pessoas (entrevistado e entrevistador), que favorece o uso de outras possíveis fontes e vieses por parte de ambos, e que pode ser iniciado com uma pergunta guia ou disparadora, dá-se o nome de:

  • A.

    questionário.

  • B.

    entrevista aberta.

  • C.

    entrevista fechada.

  • D.

    estudo de caso.

  • E.

    estudo de caso.

Segundo Valdemar Augusto Angerami Camom, foi a partir do desenvolvimento da Psicologia no Brasil que a própria Psicologia, enquanto ciência, redefiniu conceitos teóricos, ganhou espaço e notoriedade junto à sociedade e à comunidade científica. Baseado nesses aspectos históricos da Psicologia Hospitalar, é correto afirmar que:

  • A.

    a Psicologia Hospitalar transformou tanto a realidade institucional quanto a realidade do próprio profissional de Psicologia.

  • B.

    as perspectivas da Psicologia Hospitalar não são promissoras como o esperado, pois seu avanço no mundo acadêmico não tem ocorrido de modo abrangente ou sistematizado.

  • C.

    o trabalho do psicólogo no hospital impõe a este um repensar da própria trajetória de suas conquistas e realizações, no sentido inclusive de começar a se tornar polivalente nas tarefas.

  • D.

    a Psicologia Hospitalar, enquanto atividade, veio acrescer, ao profissional de psicologia, exigências, como a aquisição de novos valores e a definição de novos objetivos, levando-o a lutar, juntamente com as famílias e com os seus pacientes, contra a "ordem médica".

  • E.

    a Psicologia Hospitalar é o questionamento da prática médica numa atuação determinada pela direção hospitalar

Do ponto de vista epistemológico, como a Psicologia Hospitalar, enquanto disciplina, incide e abre espaços criativos, introduzindo o novo no campo dos saberes e práticas psicológicas e psicanalíticas?

  • A.

    Não é papel da Psicologia Hospitalar introduzir questões novas no campo dos saberes e práticas psicológicas e psicanalíticas, para que uma multiplicidade de psicologias não seja criada.

  • B.

    No campo hospitalar, a Psicologia se voltará para uma perspectiva epistemológica sim, porém sem permitir que questões éticas passem a ocupar um lugar decisivo para ela.

  • C.

    Fazendo com que valores pretensamente transcendentais da moral e da epistemologia, como por exemplo o bem, o justo e o verdadeiro, sejam cada vez mais modificados na prática do psicólogo.

  • D.

    São os momentos de crise que levam à perda da exclusividade e da dominância do pensamento. A partir desses momentos, a Psicologia Hospitalar vai então se inserir no contexto, abrindo espaço para novos saberes, levando às disciplinas um lugar de interdisciplinaridade.

  • E.

    Para o saber psicológico, o novo é tudo aquilo que já existia, mas não fora ainda descoberto.

Em um hospital, além de uma formação individual, o profissional de Psicologia, trabalhando em equipe, deve estar preparado para:

  • A.

    um trabalho clínico-hospitalar, em que os profissionais dos demais campos de saberes possam consultá-los individualmente, fazendo do âmbito hospitalar o lugar mais seguro para solução dos problemas profissionais e pessoais.

  • B.

    realizar interconsultas, com o objetivo de preparar melhor a equipe médica para desenvolver um relacionamento mais sensível e humanizado com outros membros da equipe e com os pacientes.

  • C.

    da mesma forma como foi preparado em sua equação pessoal, reivindicar que a equipe multiprofissional submeta-se a um trabalho psicoterapêutico.

  • D.

    na ausência do médico, assumir a responsabilidade pela comunicação de um diagnóstico severo.

  • E.

    interpretar e esclarecer todas as transferências em jogo da equipe em relação aos seus próprios membros, na tentativa de suplementar suas atividades com mais uma tarefa.

Sobre as relações entre a autoridade e as estruturas do grupo de trabalho, Mailhot (1977) estabelece três pontos a serem considerados para que a autoridade se exerça de maneira funcional, a saber: o tamanho, a composição e a organização do grupo de trabalho. Sobre esses três aspectos, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Quanto maior o tamanho de um grupo de trabalho, mais o exercício da autoridade pode ser inadequado.

  • B.

    Quanto mais homogêneo o grupo, mais as identificações com a autoridade e a tarefa do grupo são facilitadas.

  • C.

    Nos grupos heterogêneos, a integração é mais lenta e tende a ser mais superficial.

  • D.

    Em geral, os grupos ímpares têm mais possibilidade de funcionar que os grupos pares.

Em relação às características gerais dos métodos de aconselhamento, é correto afirmar com Sheeffer (1976), EXCETO:

  • A.

    O método interpretativo visa à repressão da problemática através de encorajamento e suporte.

  • B.

    No método não-diretivo o orientando dirige a entrevista.

  • C.

    No método diretivo, o orientador sugere soluções e planos de ação.

  • D.

    O método eclético emprega simultaneamente ou não os vários métodos, de acordo com a natureza do problema e a necessidade do cliente.

Scheeffer (1976), citando uma escala produzida por Strang (1949) na qual hierarquiza os tipos de atendimentos psicológicos em função do conteúdo emocional, profundidade e extensão das transformações positivas na personalidade do orientando, afirma que, EXCETO:

  • A.

    Os tipos mais superficiais de aconselhamento são o educacional e profissional.

  • B.

    O aconselhamento vital visa à exploração da personalidade.

  • C.

    A psicoterapia e o tratamento psiquiátrico são formas que atuam num nível mais profundo.

  • D.

    A psicanálise é uma forma também empregada em orientação educacional e profissional.

De acordo com Chiavenatto (1988), os principais meios utilizados para o levantamento de necessidades de treinamento são, EXCETO:

  • A.

    Relatórios periódicos da empresa ou de produção.

  • B.

    Análise do desempenho da produção de empresas concorrentes.

  • C.

    Entrevistas com supervisores e gerentes.

  • D.

    Avaliação de desempenho.

Qual das afirmações abaixo explica corretamente o que é Treinamento na concepção de Chiavenatto (1988) ?

  • A.

    É a educação profissional que prepara o homem para um cargo ou função.

  • B.

    É a educação profissional que prepara o homem para uma profissão.

  • C.

    Procedimento que visa proporcionar ao homem aqueles conhecimentos que transcendem o que é exigido no cargo atual.

  • D.

    Procedimento de amplos e mediatos objetivos, ou seja, a longo prazo, visando qualificar o homem para uma futura profissão.

"A Avaliação de Desempenho, como um sistema, tem suas importantes e imediatas aplicações dentro da própria gerência de recursos humanos. Dentro desse esquema, está claro que para cada uma das áreas dessa gerência ela oferece e, ao mesmo tempo, aufere diferentes subsídios "(Bergamini,1988). Todas as afirmações abaixo expressam corretamente as aplicações da Avaliação de Desempenho às diversas áreas do setor de recursos humanos, EXCETO:

  • A.

    Representa uma das fontes de maior segurança no tocante ao controle de validade do processo seletivo.

  • B.

    Quando utilizada sozinha, a avaliação de desempenho tem-se mostrado um recurso válido e objetivo de propiciar aos avaliados a oportunidade de galgarem faixas salariais dentro dos quadros de carreira das empresas.

  • C.

    É uma fonte segura de levantamento de necessidades de treinamento.

  • D.

    Seus resultados podem ser utilizados como elemento de controle de validade dos programas de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal.

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