Questões de Psicologia do ano 0000

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Sobre os "vícios da avaliação" descritos por Bergamini (1988), é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O subjetivismo consiste em atribuir ao avaliado qualidades ou defeitos que são próprios do avaliador.

  • B.

    Efeito de halo é constituído pela contaminação de julgamentos.

  • C.

    A unilateralidade consiste em valorizar aspectos que apenas o avaliador julga importantes.

  • D.

    A tendência central consiste em utilizar um único instrumento de avaliação.

As afirmações abaixo expressam corretamente a opinião de Bergamini (1988) sobre Avaliação de Desempenho, EXCETO:

  • A.

    A responsabilidade pela avaliação, ainda que formalmente assumida pelo gerente, é de todos na organização.

  • B.

    O fato de a Avaliação de Desempenho ser tradicionalmente do chefe para o subordinado, mais que uma herança taylorista, reflete uma ausência de reciprocidade nas relações interpessoais.

  • C.

    A avaliação direta implica o julgamento do próprio avaliado sobre seu desempenho.

  • D.

    Na avaliação conjunta, avaliador e avaliado conversam sobre seu desempenho e preenchem juntos a ficha de avaliação de desempenho.

Noções de precisão e validade são imprescindíveis para se pensar o conceito de quantidade ou medida, conceito este inerente aos testes utilizados em psicodiagnóstico. Qual das afirmações abaixo sobre as noções citadas é CORRETA:

  • A.

    Precisão em psicometria significa se o teste mede o que pretende medir.

  • B.

    Precisão significa estabilidade e consistência.

  • C.

    Validade é o grau de consistência de um teste.

  • D.

    Validade em psicometria significa estabilidade.

Jurema A. Cunha (1989) cita Ocampo (1981) lembrando-nos da ansiedade despertada por alguns testes em função de seu conteúdo e objetivos. Ao organizar uma bateria, que tipo de teste deve ser utilizado visando à mobilização de menor ansiedade?

  • A.

    Um teste gráfico.

  • B.

    Um teste de inteligência.

  • C.

    Um teste de inteligência.

  • D.

    Um teste projetivo.

Segundo Chiavenatto (1988) são vantagens dos testes de conhecimento, EXCETO:

  • A.

    Cobrem extensamente uma área maior de conhecimento.

  • B.

    Possibilitam comparações mais rápidas.

  • C.

    Possibilitam o acerto ao acaso.

  • D.

    Possibilitam a aferição mais rápida dos resultados.

De acordo com Chiavenatto (1988), a Seleção de pessoal como um processo de decisão comporta três modelos de comportamento. Sobre esses modelos, é CORRETO afirmar:

  • A.

    No modelo de colocação, após a rejeição dos demais candidatos, deve-se buscar uma colocação adequada para o escolhido.

  • B.

    O modelo de classificação supõe a existência de vários candidatos para uma vaga.

  • C.

    O modelo de seleção parte do conceito ampliado de candidato, ou seja, a organização não o considera como especificamente voltado para determinado cargo.

  • D.

    O modelo de classificação é a abordagem mais ampla e situacional. Para cada cargo a ser preenchido, ocorrem vários candidatos que o disputam.

Escolha, entre as opções relacionadas abaixo, a que indica o "ponto de partida" ou fundamento do processo de Seleção de Pessoal:

  • A.

    A elaboração de provas ou testes de conhecimento e capacidade.

  • B.

    A realização de entrevistas iniciais com os candidatos.

  • C.

    A reunião de informações sobre o cargo a preencher.

  • D.

    A escolha de uma adequada bateria de técnicas a serem utilizadas.

Ao tratar da questão "conflito organizacional", Lobos (1978) utiliza um trabalho de dois professores americanos, Walton e Dutton, em que estes apresentam um modelo de administração de conflito interdepartamental. Todas as afirma-ções abaixo expressam corretamente traços do modelo citado, EXCETO:

  • A.

    O modelo incorpora somente fatores de contexto e estruturais, enfatizados por sociólogos e economistas.

  • B.

    Não se deve fazer nenhuma estimação a priori no que diz respeito à redução do conflito entre unidades.

  • C.

    O modelo reconhece um grande número de determinantes potenciais de conflito e de fatores que reforçam o conflito.

  • D.

    A habilidade para administrar o conflito entre unidades demonstra que são necessárias respostas executivas mais sofisticadas.

Tentando discutir os processos de poder das organizações, Jay W. Lorsch (in: Lobos,1978) destaca algumas variáveis que podem ser utilizadas para compreender como o poder pode ser exercido pelos subordinados de baixo nível nas organizações. Das opções abaixo, assinale a que expressa corretamente as idéias do referido autor sobre o assunto.

  • A.

    O poder da especialização técnica sempre será ilimitado, mesmo que seja fácil substituir o especialista.

  • B.

    A despeito de outros fatores, a localização e posição de uma pessoa no espaço físico e/ou social de uma empresa não têm influência sobre o exercício do poder.

  • C.

    Apesar de reconhecer a influência das posições ocupadas pelas pessoas em seus comportamentos, não se pode admitir que os papéis sociais sirvam como força de moderação nos processos de influência.

  • D.

    O modo mais eficaz para os subordinados adquirirem poder é obterem, manterem e controlarem o acesso às informações, pessoas e instalações.

Bergamini (1980), citando Beckhard (in: Desenvolvimento Organizacional, Estratégias e Modelos), apresenta uma nova escala de valores que começa a surgir dentro do ambiente humano na empresa a partir da concepção de Desenvolvimento Organizacional, que tem como ponto central as pessoas dentro das organizações. As afirmativas abaixo expressam corretamente itens dessa nova escala de valores, EXCETO:

  • A.

    "O homem deve ter opções no seu trabalho e no seu fazer."

  • B.

    "O poder de que os chefes estavam previamente investidos pode ser mantido, não sendo necessário alterá-lo."

  • C.

    "O homem é e deve ser mais independente."

  • D.

    "O homem deve esforçar-se para atender às necessidades de ordem mais elevadas para sua autovalorização e para constatar seu próprio potencial."

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