Questões de Psicologia do ano 2003

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Bolsa de empregos é um

  • A.

    processo de seleção que visa a identificar o melhor candidato para uma vaga.

  • B.

    organismo governamental ou sindical destinado a centralizar informações sobre os empregados disponíveis no mercado de trabalho.

  • C.

    reflexo do mercado globalizado, que proporciona aos candidatos desempregados escolherem a melhor oportunidade de emprego existente no mercado de trabalho.

  • D.

    mecanismo de recrutamento interno.

  • E.

    conjunto de oportunidades de trabalho existente no mercado de trabalho.

O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização

  • A.

    atrai candidatos do mercado de recursos humanos para abastecer seu processo seletivo.

  • B.

    mantém contato com o mercado de trabalho para realizar pesquisas de satisfação dos seus empregados.

  • C.

    investe na sua imagem para adquirir conhecimentos sobre sua performance perante o ambiente externo.

  • D.

    busca identificar o potencial dos candidatos presentes por meio da aplicação de testes psicológicos.

  • E.

    procura identificar as necessidades dos seus clientes.

O principal cuidado a ser observado no emprego de testes psicomotores é verificar se

  • A.

    existem normas de classificação para grupo.

  • B.

    os aparelhos estão calibrados.

  • C.

    o candidato entendeu as instruções.

  • D.

    podem ser usados em conjunto com outros testes.

  • E.

    foram validados para o cargo.

São exemplos de testes de personalidade:

  • A.

    G.36, D.48, Pfister e CIA.

  • B.

    Raven, PMK, Wartegg e INV.

  • C.

    Zulliger, TAT, Pfister e PMK.

  • D.

    Wartegg, Figura Humana, Raven e G.36.

  • E.

    Raven, D.48, INV e Árvore.

As técnicas expressivas NÃO podem ser consideradas como testes psicológicos porque

  • A.

    não supõem uma situação padronizada para o sujeito, nem possibilitam uma avaliação quantitativa por parte do psicólogo.

  • B.

    não supõem uma situação padronizada para o sujeito, embora possibilitem uma avaliação quantitativa.

  • C.

    supõem uma situação padronizada para o sujeito, mas não possibilitam uma avaliação por parte do psicólogo.

  • D.

    supõem uma situação padronizada para o sujeito e possibilitam uma avaliação quantitativa por parte do psicólogo.

  • E.

    supõem uma situação padronizada para o sujeito e possibilitam uma avaliação quantitativa por parte do psicólogo, além do que as medidas de precisão têm valores muito baixos.

Ao comparar a entrevista psicológica aberta com a anamnese, pode-se concluir que

  • A.

    na primeira existe um campo não configurado, enquanto na segunda existe um campo configurado.

  • B.

    na primeira o entrevistador controla e dirige o campo, enquanto na segunda o entrevistador controla o campo e o entrevistado o dirige.

  • C.

    as duas partem da premissa de que o paciente conhece sua vida e está capacitado a fornecer dados sobre ela.

  • D.

    a finalidade da primeira é investigar e atuar sobre parte da personalidade do entrevistado e a da segunda é compilar os dados sobre este.

  • E.

    as duas envolvem uma observação objetiva das condutas do entrevistado, no decorrer da entrevista.

A concepção psicanalítica da personalidade, entre outros aspectos, enfatiza

  • A.

    existencialismo e psicodinâmica.

  • B.

    livre arbítrio e psicodinâmica.

  • C.

    psicodinâmica e fenomenologia.

  • D.

    humanismo e psicodinâmica.

  • E.

    psicodinâmica e determinismo.

Cultura organizacional é

  • A.

    um modo peculiar de interagir entre as pessoas que provoca a aceitação do conflito pré-existente pelos novos membros do grupo recentemente admitidos.

  • B.

    um conjunto de procedimentos editados pela área de recursos humanos da organização, que visa a garantir que as tarefas sejam cumpridas no prazo e com a qualidade especificados pela alta direção.

  • C.

    a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, compartilhada por todos os membros da organização, sendo que os novos membros deverão aprender e concordar com essa maneira para serem aceitos nos serviços da organização.

  • D.

    a explicitação de alguns aspectos informais, como percepções, sentimentos, atitudes e valores, que permeiam as relações de cada equipe de trabalho de uma organização.

  • E.

    o processo planejado de interação do grupo de trabalho atual, que visa a agregar valor aos produtos e serviços oferecidos pela organização.

Na organização, os grupos de liderança informal emergem quando o líder

  • A.

    "vende sua decisão" aos subordinados.

  • B.

    permite a mais ampla liberdade aos seus subordinados.

  • C.

    apresenta uma decisão provisória, sujeita a mudanças.

  • D.

    permite que os subordinados funcionem exclusivamente em limites definidos.

  • E.

    apresenta idéias e permite questionamentos.

Uma das principais classificações das teorias da motivação direciona-se ao entendimento de como a motivação influencia o desempenho no trabalho. As distinções são feitas com base nas teorias de conteúdo e processo. As abordagens de conteúdo concentram-se no

  • A.

    "objeto" da motivação.

  • B.

    "como" da motivação.

  • C.

    "tempo" da motivação.

  • D.

    "estímulo" da motivação.

  • E.

    "ponto" indicador.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...