Questões de Psicologia do ano 2003

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Enquanto o modelo adotado pela Psicologia do Desenvolvimento é o do processo (transformações ao longo da linha do tempo), o da Psicanálise é o modelo da:

  • A.

    história;

  • B.

    estrutura;

  • C.

    psicolingüística;

  • D.

    descoberta;

  • E.

    etiologia.

Diferentes formas de tratamento foram empregadas com o doente mental. Butler, terapeuta moral norte-americano, tinha com os pacientes tratamentos associativos. Usava fazer:

  • A.

    grupos de discussão e entrevistas confidenciais;

  • B.

    tratamento medicamentoso aliado a entrevistas em grupo;

  • C.

    entrevistas com pacientes e atendimentos a familiares;

  • D.

    grupos terapêuticos e atividades especulares;

  • E.

    discussões operativas e internação asilar.

A concepção de Psicossomática, hoje, não se configura como ramo da Psiquiatria. É uma atitude de Medicina Integral, que concebe o ser humano como um ser:

  • A.

    biológico;

  • B.

    social;

  • C.

    biopsicossocial;

  • D.

    psicossocial;

  • E.

    total.

Quando se identifica um problema de acentuada apatia e desinteresse do empregado, pelo trabalho,

  • A.

    deduz-se que ele esteja com sérios problemas psicológicos e deverá ser encaminhado à terapia.

  • B.

    aprofundam-se as investigações quanto às causas para que o diagnóstico e a conduta de orientação sejam adequados.

  • C.

    deduz-se que as suas condições de trabalho são desfavoráveis.

  • D.

    levanta-se como hipótese pressão, por parte das chefias.

  • E.

    conclui-se que ele esteja com stress, encaminhando-o ao médico para obter licença.

Em psicopatologia, o conceito duplo vínculo é fundamental em determinada tendência teórica norte-americana, a qual considera a esquizofrenia como um produto, principalmente, de

  • A.

    um modo de comunicação patogênico.

  • B.

    fatores genéticos e enzimáticos.

  • C.

    fatores sociais ligados ao modo de produção capitalista.

  • D.

    um defeito biológico na constituição do indivíduo.

  • E.

    um desvio no desenvolvimento psicossexual.

Do ponto de vista psicanalítico, a devolução das informações obtidas no processo psicodiagnóstico

  • A.

    não deve ser feita nem ao examinando nem à pessoa responsável, pois essas informações são de sigilo absoluto.

  • B.

    deve ser feita diretamente ao examinando, somente no caso dele ser adulto; caso contrário, as informações devem ser transmitidas ao responsável.

  • C.

    deve ser feita diretamente ao examinando porque, no transcorrer do processo, ele depositou no psicólogo suas partes doentes e adaptativas e, por meio da devolução, permite-se que a separação dos dois possa ser elaborada.

  • D.

    não deve ser feita ao examinando pela ansiedade e possível desestruturação que essas informações possam lhe acarretar.

  • E.

    não deve ser feita diretamente ao examinando, porque o processo traz informações que, por serem científicas, só interessam ao psicólogo.

Com relação à utilização de testes no processo psicodiagnóstico, deve-se

  • A.

    evitar incluir na bateria de testes aqueles que mobilizem condutas ligadas ao sintoma.

  • B.

    organizar uma bateria exaustiva evitando, assim, deixar-se influenciar pelos dados da entrevista.

  • C.

    incluir o mínimo de testes, se possível evitá-los, visto que despertam muita ansiedade.

  • D.

    evitar concluir o psicodiagnóstico enquanto o indivíduo não responder satisfatoriamente a todos os testes incluídos na bateria.

  • E.

    organizar uma seqüência de aplicação considerando os dados obtidos nas entrevista, e iniciando, em geral, pelos testes menos diretivos.

Nas organizações em geral, o processo de socialização de novos funcionários visa a criar

  • A.

    um ambiente imediato de trabalho favorável e receptivo durante a fase inicial do emprego.

  • B.

    um processo de estimulação direcionado ao cumprimento de metas e resultados.

  • C.

    uma análise do perfil do candidato escolhido.

  • D.

    um diagnóstico o mais próximo possível da realidade que o novo funcionário enfrentará em determinado dia de trabalho.

  • E.

    um compromisso explícito do novo funcionário para com o cumprimento de regras estabelecidas.

Para Plano de Carreiras são necessários os seguintes instrumentos:

  • A.

    missão da organização, programas de qualificação, política de salários e posicionamento mercadológico.

  • B.

    planejamento estratégico, planos de benefícios diferenciados, programas de treinamento gerencial e avaliação de performance comparativa.

  • C.

    planejamento estratégico, programas de qualidade, avaliação de resultados efetivos e programas de remuneração.

  • D.

    trajetória de carreiras, avaliação de desempenho, avaliação de potencial e política de recursos humanos.

  • E.

    política de recursos humanos, análise mercadológica, programas de incentivo e projetos de cargos e salários.

O treinamento, processo cíclico e contínuo, é composto pelas quatro etapas seguintes:

  • A.

    análise dos cargos, análise da produção presente, missão da organização e fatores críticos de resultados.

  • B.

    diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.

  • C.

    elaboração do programa de treinamento, aplicação do programa de treinamento, avaliação da reação dos treinados e implementação de melhorias.

  • D.

    análise dos cargos, elaboração do programa de treinamento, missão da organização e fatores críticos de resultados.

  • E.

    análise dos resultados, pesquisa de satisfação dos clientes internos quanto aos investimentos realizados em treinamento, análise dos cargos e elaboração do programa de treinamento a ser aplicado aos funcionários da organização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...