Questões de Psicologia do ano 2004

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De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo,

  • A.

    encaminhamentos de serviços a terceiros, uma vez que é uma atividade que pressupõe um conhecimento teórico por parte do profissional psicólogo.

  • B.

    é salutar induzir uma pessoa a recorrer ao serviço psicológico, pois o psicólogo está apto para julgar a necessidade de tal procedimento.

  • C.

    é consentido ao psicólogo modificar resultados, interferindo na fidedignidade de uma avaliação psicológica, para resgatar a auto-estima do paciente.

  • D.

    é mister garantir o caráter confidencial dos atendimentos, exceto quando se tratar de fato delituoso e as suas conseqüências criarem para o psicólogo o imperativo de consciência de denunciar o fato.

  • E.

    ao enviar laudos a outros profissionais, não é necessário garantir o caráter sigiloso deste tipo de documento, uma vez que se trata de um documento público.

Uma das características básicas dos transtornos neuróticos é a

  • A.

    presença de uma alteração estrutural no cérebro, que resulta, por exemplo, em prejuízo na aprendizagem.

  • B.

    alteração gradativa dos movimentos, ocasionando hiperatividade.

  • C.

    presença de angústia.

  • D.

    imaturidade fisiológica que impede o controle esfincteriano.

  • E.

    dificuldade específica na aquisição da linguagem.

Os transtornos psicóticos podem ser descritos como

  • A.

    transtornos mentais em que não há perda da realidade, e os conflitos psíquicos têm características temporárias.

  • B.

    transtornos que apresentam perturbações do pensamento, freqüentemente com delírios e alucinações.

  • C.

    transtornos em que, raramente, os pacientes precisam de medicação antipsicótica e/ou antidepressiva.

  • D.

    psicose puerperal que se caracteriza, principalmente, por processos infecciosos e um estado confuso-onírico de pouca relevância.

  • E.

    transtornos nos quais a manifestação primária é um delírio fixo.

Nos últimos anos tem aparecido um grande número de técnicas e abordagens de grupos, com diversos conceitos que as fundamentam. Em relação à técnica de Grupo Operativo surgiram diversas críticas, dentre elas uma afirma que

  • A.

    é uma técnica que só se aplica a organizações como escolas e associações de bairro.

  • B.

    dá pouca importância à execução de tarefas grupais.

  • C.

    falha, ao não colocar em sua escala de avaliação do processo grupal, nenhum item referente ao clima grupal.

  • D.

    tem visão restrita veiculada pelo conceito de verticalidade (história individual) e o conceito de horizontalidade (história grupal), propondo que esses conceitos sejam substituídos pelo conceito de transversalidade (múltiplas determinações sócio-ideológico-econômico-sexuais).

  • E.

    tem sua aplicabilidade limitada à realidade européia, mais especificamente, ao país onde foi desenvolvida (França).

A entrevista psicológica é um instrumento fundamental para o trabalho do psicólogo porque

  • A.

    tem a função dupla de ser uma técnica e, ao mesmo tempo, investigação.

  • B.

    é sempre uma anamnese.

  • C.

    substitui a função de qualquer outro instrumento de investigação

  • D.

    consiste em aplicar instruções mais do que investigar o entrevistado.

  • E.

    permite, mesmo ao psicólogo mais inexperiente, compreender o entrevistado de imediato e obter dados completos de sua vida.

Segundo a Psicologia Institucional é correto afirmar:

  • A.

    Em uma organização, o recurso às técnicas de grupo e a escolha das técnicas é somente uma questão de preferência e estilo do psicólogo.

  • B.

    É inadequado o psicólogo trabalhar com dinâmica de grupo em organizações.

  • C.

    Os grupos não tendem, por serem pequenos, a burocratizarem-se como organizações e a fazerem-se antiterapêuticos.

  • D.

    Um dos problemas básicos nas organizações não é só a dinâmica intragrupal, mas também a intergrupal.

  • E.

    Sempre é melhor trabalhar com a organização como um todo, do que com pequenos grupos.

O clima organizacional é influenciado por/pela

  • A.

    fatores externos e intra-organizacionais, como excesso de trabalho e problemas na vida particular dos funcionários.

  • B.

    falta de rigidez na disciplina imposta aos funcionários.

  • C.

    autonomia que alguns chefes fornecem aos seus subordinados, que, por isso, se sentem desprestigiados.

  • D.

    estabilidade no emprego que gera no empregado uma insatisfação por não ter oportunidade de outros empregos.

  • E.

    fatores intra-organizacionais, exclusivamente, como conflitos que ocorrem no ambiente de trabalho.

Os programas de treinamento e desenvolvimento das pessoas nas organizações devem ter como objetivos:

  • A.

    adequar cada pessoa a seu cargo, fazendo com que o empregado compreenda que pode ser criativo, mas nunca deve questionar a função para a qual foi escolhido.

  • B.

    desenvolver competências para que as pessoas sejam criativas e inovadoras e, sobretudo, para que se acomodem as tarefas que lhe foram prescritas.

  • C.

    apenas aumentar a produtividade dos indivíduos nas organizações.

  • D.

    realizar processos educacionais de curto e longo prazo, tendo em vista, exclusivamente, a redução dos custos advindos do desempenho de alguns cargos.

  • E.

    disseminar informações e técnicas, desenvolver ou aprimorar habilidades e tais programas sempre devem ser submetidos a um processo de avaliação de seus objetivos.

Em relação à avaliação de desempenho, é correto afirmar que nos dias de hoje:

  • A.

    deve ser realizada através de ações intermitentes de modo a não atrapalhar o processo de produção, utilizando instrumentos com questões de caráter objetivo.

  • B.

    a explicitação de seus objetivos implica na deturpação de seus resultados que deve ser evitado a partir da utilização de escalas gráficas que focalizem determinados aspectos do comportamento do indivíduo avaliado.

  • C.

    devem requerer curtos períodos de tempo para sua preparação e realização e seus resultados devem ser mantidos em completo sigilo profissional.

  • D.

    deve ser realizada pelo gerente e pela comissão de avaliação, dispensando a auto-avaliação da pessoa que está sendo avaliada.

  • E.

    deve ser um processo de apreciação sistemática do desempenho de um funcionário em função das atividades que desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e de seu potencial desenvolvimento.

A seleção de pessoal comporta vários modelos, entre os quais os de:

  • A.

    colocação: um só candidato e uma só vaga; seleção: vários candidatos e apenas uma vaga; classificação: vários candidatos e várias vagas.

  • B.

    colocação: vários candidatos e apenas uma vaga; seleção: um só candidato e uma só vaga; classificação: vários candidatos e várias vagas.

  • C.

    colocação: vários candidatos e apenas uma vaga; seleção: vários candidatos e várias vagas; classificação: um só candidato e uma só vaga.

  • D.

    colocação: um só candidato e uma só vaga; seleção: vários candidatos e várias vagas; classificação: vários candidatos e apenas uma vaga.

  • E.

    colocação: um só candidato e várias vagas; seleção: um só candidato e uma só vaga; classificação: vários candidatos e várias vagas.

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