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De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo,
encaminhamentos de serviços a terceiros, uma vez que é uma atividade que pressupõe um conhecimento teórico por parte do profissional psicólogo.
é salutar induzir uma pessoa a recorrer ao serviço psicológico, pois o psicólogo está apto para julgar a necessidade de tal procedimento.
é consentido ao psicólogo modificar resultados, interferindo na fidedignidade de uma avaliação psicológica, para resgatar a auto-estima do paciente.
é mister garantir o caráter confidencial dos atendimentos, exceto quando se tratar de fato delituoso e as suas conseqüências criarem para o psicólogo o imperativo de consciência de denunciar o fato.
ao enviar laudos a outros profissionais, não é necessário garantir o caráter sigiloso deste tipo de documento, uma vez que se trata de um documento público.
Uma das características básicas dos transtornos neuróticos é a
presença de uma alteração estrutural no cérebro, que resulta, por exemplo, em prejuízo na aprendizagem.
alteração gradativa dos movimentos, ocasionando hiperatividade.
presença de angústia.
imaturidade fisiológica que impede o controle esfincteriano.
dificuldade específica na aquisição da linguagem.
Os transtornos psicóticos podem ser descritos como
transtornos mentais em que não há perda da realidade, e os conflitos psíquicos têm características temporárias.
transtornos que apresentam perturbações do pensamento, freqüentemente com delírios e alucinações.
transtornos em que, raramente, os pacientes precisam de medicação antipsicótica e/ou antidepressiva.
psicose puerperal que se caracteriza, principalmente, por processos infecciosos e um estado confuso-onírico de pouca relevância.
transtornos nos quais a manifestação primária é um delírio fixo.
Nos últimos anos tem aparecido um grande número de técnicas e abordagens de grupos, com diversos conceitos que as fundamentam. Em relação à técnica de Grupo Operativo surgiram diversas críticas, dentre elas uma afirma que
é uma técnica que só se aplica a organizações como escolas e associações de bairro.
dá pouca importância à execução de tarefas grupais.
falha, ao não colocar em sua escala de avaliação do processo grupal, nenhum item referente ao clima grupal.
tem visão restrita veiculada pelo conceito de verticalidade (história individual) e o conceito de horizontalidade (história grupal), propondo que esses conceitos sejam substituídos pelo conceito de transversalidade (múltiplas determinações sócio-ideológico-econômico-sexuais).
tem sua aplicabilidade limitada à realidade européia, mais especificamente, ao país onde foi desenvolvida (França).
A entrevista psicológica é um instrumento fundamental para o trabalho do psicólogo porque
tem a função dupla de ser uma técnica e, ao mesmo tempo, investigação.
é sempre uma anamnese.
substitui a função de qualquer outro instrumento de investigação
consiste em aplicar instruções mais do que investigar o entrevistado.
permite, mesmo ao psicólogo mais inexperiente, compreender o entrevistado de imediato e obter dados completos de sua vida.
Segundo a Psicologia Institucional é correto afirmar:
Em uma organização, o recurso às técnicas de grupo e a escolha das técnicas é somente uma questão de preferência e estilo do psicólogo.
É inadequado o psicólogo trabalhar com dinâmica de grupo em organizações.
Os grupos não tendem, por serem pequenos, a burocratizarem-se como organizações e a fazerem-se antiterapêuticos.
Um dos problemas básicos nas organizações não é só a dinâmica intragrupal, mas também a intergrupal.
Sempre é melhor trabalhar com a organização como um todo, do que com pequenos grupos.
O clima organizacional é influenciado por/pela
fatores externos e intra-organizacionais, como excesso de trabalho e problemas na vida particular dos funcionários.
falta de rigidez na disciplina imposta aos funcionários.
autonomia que alguns chefes fornecem aos seus subordinados, que, por isso, se sentem desprestigiados.
estabilidade no emprego que gera no empregado uma insatisfação por não ter oportunidade de outros empregos.
fatores intra-organizacionais, exclusivamente, como conflitos que ocorrem no ambiente de trabalho.
Os programas de treinamento e desenvolvimento das pessoas nas organizações devem ter como objetivos:
adequar cada pessoa a seu cargo, fazendo com que o empregado compreenda que pode ser criativo, mas nunca deve questionar a função para a qual foi escolhido.
desenvolver competências para que as pessoas sejam criativas e inovadoras e, sobretudo, para que se acomodem as tarefas que lhe foram prescritas.
apenas aumentar a produtividade dos indivíduos nas organizações.
realizar processos educacionais de curto e longo prazo, tendo em vista, exclusivamente, a redução dos custos advindos do desempenho de alguns cargos.
disseminar informações e técnicas, desenvolver ou aprimorar habilidades e tais programas sempre devem ser submetidos a um processo de avaliação de seus objetivos.
Em relação à avaliação de desempenho, é correto afirmar que nos dias de hoje:
deve ser realizada através de ações intermitentes de modo a não atrapalhar o processo de produção, utilizando instrumentos com questões de caráter objetivo.
a explicitação de seus objetivos implica na deturpação de seus resultados que deve ser evitado a partir da utilização de escalas gráficas que focalizem determinados aspectos do comportamento do indivíduo avaliado.
devem requerer curtos períodos de tempo para sua preparação e realização e seus resultados devem ser mantidos em completo sigilo profissional.
deve ser realizada pelo gerente e pela comissão de avaliação, dispensando a auto-avaliação da pessoa que está sendo avaliada.
deve ser um processo de apreciação sistemática do desempenho de um funcionário em função das atividades que desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e de seu potencial desenvolvimento.
A seleção de pessoal comporta vários modelos, entre os quais os de:
colocação: um só candidato e uma só vaga; seleção: vários candidatos e apenas uma vaga; classificação: vários candidatos e várias vagas.
colocação: vários candidatos e apenas uma vaga; seleção: um só candidato e uma só vaga; classificação: vários candidatos e várias vagas.
colocação: vários candidatos e apenas uma vaga; seleção: vários candidatos e várias vagas; classificação: um só candidato e uma só vaga.
colocação: um só candidato e uma só vaga; seleção: vários candidatos e várias vagas; classificação: vários candidatos e apenas uma vaga.
colocação: um só candidato e várias vagas; seleção: um só candidato e uma só vaga; classificação: vários candidatos e várias vagas.
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