Questões de Psicologia do ano 2004

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às pesquisas no campo da Psicologia das Organizações é correto afirmar que

  • A.

    as pesquisas sobre as pessoas em ambientes de trabalho são de exclusiva competência de professores universitários, capacitados para isso.

  • B.

    os psicólogos organizacionais não devem conduzir pesquisas nas organizações em que são funcionários, deixando esse trabalho para consultores contratados.

  • C.

    certas atividades práticas nas organizações exigem pesquisa para determinar a melhor estratégia para resolver um problema.

  • D.

    a maior parte da preocupação de pesquisa está nas universidades e nos centros de pesquisa externos às empresas, já que os psicólogos organizacionais devem se importar, unicamente, com aplicação das pesquisas.

  • E.

    não é importante que os psicólogos organizacionais conheçam variados métodos de pesquisa, só os métodos quantitativos.

Os psicólogos organizacionais

  • A.

    lidam com assuntos relacionados à saúde dos funcionários e ao desempenho no trabalho, realizando atendimento psicoterápico nas organizações.

  • B.

    ocupam-se de assuntos relacionados à segurança dos funcionários e ao seu bom desempenho em atividades esportivas.

  • C.

    ocupam-se com a motivação, segurança, contratação e treinamento dos cargos mais qualificados das organizações, deixando os demais cargos para os profissionais formados em administração de empresas e serviço social.

  • D.

    de bonificação e gratificação dos funcionários, por ser competência exclusiva dos economistas e administradores de empresas.

  • E.

    estão atentos ao tratamento ético dispensado às pessoas nas organizações privadas ou públicas, não se omitindo em tomar posições contrárias a qualquer tipo de desrespeito aos funcionários.

Em relação à Psicologia Organizacional é correto afirmar:

  • A.

    A partir de 1970, o termo "Psicologia Organizacional" foi substituído pelo termo "Psicologia Industrial", em função do desenvolvimento tecnológico do Brasil.

  • B.

    Ela tem, como um dos principais objetivos, orientar as organizações na solução dos inúmeros problemas relacionados à administração e otimização dos recursos humanos de que dispõe.

  • C.

    Deve auxiliar as organizações na criação de sistemas para analisar o desempenho de funcionários no trabalho, tomando o cuidado de não lhes informar sobre os critérios de tais sistemas.

  • D.

    Atualmente preocupa-se, exclusivamente, com a redução do nível de stress e doenças do trabalho.

  • E.

    Importa-se em desenvolver, nas organizações privadas, centros de avaliação para os cargos de gerência e, nas públicas, preocupa-se unicamente com a seleção adequada de pessoal.

De acordo com o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, no que diz respeito às responsabilidades e relações com Instituições Empregadoras e Outras, são responsabilidades do psicólogo, exceto:

  • A.

    garantir o caráter confidencial das informações que vier a receber em razão do seu trabalho, bem como, do material psicológico produzido.

  • B.

    em caso de demissão ou exoneração o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí- lo.

  • C.

    na impossibilidade de repasse do material, o mesmo deverá ser lacrado e enviado ao responsável pela Instituição para que este faça o encaminhamento necessário.

  • D.

    não estabelecer para seus colegas nem aceitará para si salários que não seja fixado com dignidade, a fim de que representem justa retribuição pelos serviços prestados.

  • E.

    atuar na Instituição de forma a promover ações para que esta possa se tornar um lugar de crescimento dos indivíduos, mantendo uma posição crítica que garanta o desenvolvimento da Instituição e da Sociedade.

Sobre a Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa de Ausubel, não é correto afirmar que

  • A.

    com o progressivo auge das concepções cognitivas em psicologia, a teoria de Ausubel foi alcançando um posto relevante no campo educacional, ainda que sua importância e consideração tenham sido maiores, talvez, internacionalmente do que nos EUA.

  • B.

    Ausubel considera evidente que a principal fonte de conhecimentos provêm da aprendizagem significativa por recepção.

  • C.

    a tarefa do docente consiste em programar, organizar e seqüenciar os conteúdos, de forma que o aluno possa realizar uma aprendizagem significativa, encaixando novos conhecimentos em sua estrutura cognitiva prévia e evitando, portanto, a aprendizagem memorística ou repetiva.

  • D.

    os novos materiais que serão aprendidos devem ser potencialmente significativos, ou seja, suficientemente substanciais e não – arbitrários, para poderem ser relacionados com as idéias relevantes que o sujeito possua.

  • E.

    a teoria da assimilação de Ausubel sustenta que a aprendizagem significativa produz-se quando o sujeito cria idéias totalmente novas na estruturação do seu cognitivo.

Na Psicoterapia Breve de crianças, a focalização deve ser processada da seguinte forma, segundo E. Gilliéron:

  • A.

    A focalização estará orientada para o sintoma, a angústia ou o conflito predominante.

  • B.

    A focalização estará dirigida para uma patologia localizada no espaço intrapsíquico.

  • C.

    A Teoria Breve, em um apreciável número de casos, deverá focalizar não um indivíduo isolado, mas um espaço intermediário, ligando os pais e a criança numa interação psíquica.

  • D.

    Os esclarecimentos e interpretações serão focalizadas no espaço intermediário que liga pais e filhos, através de projeções e identificações baseadas na fusão imaginária. O objeto da focalização é, portanto, um espaço de individualidade psíquica.

  • E.

    A meta da Terapia Breve será mais a redução sintomática ou a resolução de um conflito intrapsíquico do que a desparasitagem projetiva, a redução das identificações (principalmente dos pais com as crianças) e a retomada dos processos de individuação do pai e da criança.

Podemos afirmar que a maioria das ações do psicólogo com a pessoa deficiente tem ocorrido em instituições especializadas, o que significa que o serviço básico de saúde tem se omitido. O profissional de psicologia, neste contexto, pode facilitar para que a pessoa deficiente tenha acesso aos programas de saúde atuando de acordo com as afirmativas abaixo, com exceção de:

  • A.

    O psicólogo, na equipe multiprofissional, deve promover momentos para reflexão sobre preconceito.

  • B.

    A avaliação psicológica seja repensada e sirva para quebrar as cristalizações sobre incapacidade.

  • C.

    O diagnóstico psicológico precisa compreender como funciona o sujeito, que lhe foi encaminhado, enfatizando suas deficiências e dificuldades.

  • D.

    O psicólogo tenha conhecimento das técnicas de exame psicológico.

  • E.

    O psicólogo deve possuir conhecimento sobre o desenvolvimento humano.

Institucionalmente, o processo de psicodiagnóstico configura uma situação com papéis bem definidos e com um contrato no qual uma pessoa (paciente) pede que a ajudem, e outra (psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê- lo na medida de suas possibilidades. Neste contexto, não se constitui característica do psicodiagnóstico:

  • A.

    Utilização de técnicas de entrevista, técnicas projetivas e entrevista de devolução para alcançar seus objetivos.

  • B.

    A investigação de aspectos em particular, segundo a sintomatologia e as características da indicação (se houver).

  • C.

    Tempo de duração ilimitado.

  • D.

    Abranger aspectos do passado, presente e futuro da personalidade.

  • E.

    A descrição e compreensão da personalidade total do paciente ou do grupo familiar.

O Psicólogo inserido no trabalho de equipe multiprofissional, suscita discussões sobre como deve ser esse relacionamento. Há pelo menos dois olhares possíveis para quem trabalha nessa equipe. O primeiro como membro e o segundo como aquele que cuida dos cuidadores. Com base na situação descrita, para que o Psicólogo possa atuar de maneira eficaz, deve ainda:

I. Sensibilizar a equipe para os aspectos psicossociais que vêm favorecendo, impedindo ou dificultando a comunicação com seus pacientes.

II. Facilitar o intercâmbio entre diversos profissionais.

III. Coordenar as reuniões da equipe multiprofissional.

IV. Intervir nas ocorrências de desgastes, de forma que comprometa o envolvimento dos profissionais que atuam na assistência direta às pessoas.

V. No contexto hospitalar, focalizar sua atenção na doença, no paciente e em seus familiares.

  • A.

    Estão incorretas as alternativas I, II e V.

  • B.

    Somente a alternativa I está correta.

  • C.

    Estão corretas as alternativas I, II e IV.

  • D.

    Estão corretas todas as alternativas.

  • E.

    Estão corretas as alternativas I, III e V.

Sobre a origem e desenvolvimento da função simbólica da criança, é correto afirmar:

  • A.

    A criança, através de suas ações e de sua linguagem, representa seus esquemas e conceitos.

  • B.

    Os símbolos são signos, porém não o são objetivamente por uma relação de representação, mas de causalidade e contiguidade.

  • C.

    Os primeiros signos representativos (ou seja, os primeiros símbolos) aparecem em períodos intervalares longos, e se estendem por toda primeira infância.

  • D.

    A criança realiza originalmente suas primeiras ações simbólicas para representar objetos presentes.

  • E.

    Os símbolos são formas elaboradas de comunicar-se em primeiro lugar consigo mesmo e, em segundo, com os demais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...