Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às pesquisas no campo da Psicologia das Organizações é correto afirmar que
as pesquisas sobre as pessoas em ambientes de trabalho são de exclusiva competência de professores universitários, capacitados para isso.
os psicólogos organizacionais não devem conduzir pesquisas nas organizações em que são funcionários, deixando esse trabalho para consultores contratados.
certas atividades práticas nas organizações exigem pesquisa para determinar a melhor estratégia para resolver um problema.
a maior parte da preocupação de pesquisa está nas universidades e nos centros de pesquisa externos às empresas, já que os psicólogos organizacionais devem se importar, unicamente, com aplicação das pesquisas.
não é importante que os psicólogos organizacionais conheçam variados métodos de pesquisa, só os métodos quantitativos.
Os psicólogos organizacionais
lidam com assuntos relacionados à saúde dos funcionários e ao desempenho no trabalho, realizando atendimento psicoterápico nas organizações.
ocupam-se de assuntos relacionados à segurança dos funcionários e ao seu bom desempenho em atividades esportivas.
ocupam-se com a motivação, segurança, contratação e treinamento dos cargos mais qualificados das organizações, deixando os demais cargos para os profissionais formados em administração de empresas e serviço social.
de bonificação e gratificação dos funcionários, por ser competência exclusiva dos economistas e administradores de empresas.
estão atentos ao tratamento ético dispensado às pessoas nas organizações privadas ou públicas, não se omitindo em tomar posições contrárias a qualquer tipo de desrespeito aos funcionários.
Em relação à Psicologia Organizacional é correto afirmar:
A partir de 1970, o termo "Psicologia Organizacional" foi substituído pelo termo "Psicologia Industrial", em função do desenvolvimento tecnológico do Brasil.
Ela tem, como um dos principais objetivos, orientar as organizações na solução dos inúmeros problemas relacionados à administração e otimização dos recursos humanos de que dispõe.
Deve auxiliar as organizações na criação de sistemas para analisar o desempenho de funcionários no trabalho, tomando o cuidado de não lhes informar sobre os critérios de tais sistemas.
Atualmente preocupa-se, exclusivamente, com a redução do nível de stress e doenças do trabalho.
Importa-se em desenvolver, nas organizações privadas, centros de avaliação para os cargos de gerência e, nas públicas, preocupa-se unicamente com a seleção adequada de pessoal.
De acordo com o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, no que diz respeito às responsabilidades e relações com Instituições Empregadoras e Outras, são responsabilidades do psicólogo, exceto:
garantir o caráter confidencial das informações que vier a receber em razão do seu trabalho, bem como, do material psicológico produzido.
em caso de demissão ou exoneração o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí- lo.
na impossibilidade de repasse do material, o mesmo deverá ser lacrado e enviado ao responsável pela Instituição para que este faça o encaminhamento necessário.
não estabelecer para seus colegas nem aceitará para si salários que não seja fixado com dignidade, a fim de que representem justa retribuição pelos serviços prestados.
atuar na Instituição de forma a promover ações para que esta possa se tornar um lugar de crescimento dos indivíduos, mantendo uma posição crítica que garanta o desenvolvimento da Instituição e da Sociedade.
Sobre a Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa de Ausubel, não é correto afirmar que
com o progressivo auge das concepções cognitivas em psicologia, a teoria de Ausubel foi alcançando um posto relevante no campo educacional, ainda que sua importância e consideração tenham sido maiores, talvez, internacionalmente do que nos EUA.
Ausubel considera evidente que a principal fonte de conhecimentos provêm da aprendizagem significativa por recepção.
a tarefa do docente consiste em programar, organizar e seqüenciar os conteúdos, de forma que o aluno possa realizar uma aprendizagem significativa, encaixando novos conhecimentos em sua estrutura cognitiva prévia e evitando, portanto, a aprendizagem memorística ou repetiva.
os novos materiais que serão aprendidos devem ser potencialmente significativos, ou seja, suficientemente substanciais e não – arbitrários, para poderem ser relacionados com as idéias relevantes que o sujeito possua.
a teoria da assimilação de Ausubel sustenta que a aprendizagem significativa produz-se quando o sujeito cria idéias totalmente novas na estruturação do seu cognitivo.
Na Psicoterapia Breve de crianças, a focalização deve ser processada da seguinte forma, segundo E. Gilliéron:
A focalização estará orientada para o sintoma, a angústia ou o conflito predominante.
A focalização estará dirigida para uma patologia localizada no espaço intrapsíquico.
A Teoria Breve, em um apreciável número de casos, deverá focalizar não um indivíduo isolado, mas um espaço intermediário, ligando os pais e a criança numa interação psíquica.
Os esclarecimentos e interpretações serão focalizadas no espaço intermediário que liga pais e filhos, através de projeções e identificações baseadas na fusão imaginária. O objeto da focalização é, portanto, um espaço de individualidade psíquica.
A meta da Terapia Breve será mais a redução sintomática ou a resolução de um conflito intrapsíquico do que a desparasitagem projetiva, a redução das identificações (principalmente dos pais com as crianças) e a retomada dos processos de individuação do pai e da criança.
Podemos afirmar que a maioria das ações do psicólogo com a pessoa deficiente tem ocorrido em instituições especializadas, o que significa que o serviço básico de saúde tem se omitido. O profissional de psicologia, neste contexto, pode facilitar para que a pessoa deficiente tenha acesso aos programas de saúde atuando de acordo com as afirmativas abaixo, com exceção de:
O psicólogo, na equipe multiprofissional, deve promover momentos para reflexão sobre preconceito.
A avaliação psicológica seja repensada e sirva para quebrar as cristalizações sobre incapacidade.
O diagnóstico psicológico precisa compreender como funciona o sujeito, que lhe foi encaminhado, enfatizando suas deficiências e dificuldades.
O psicólogo tenha conhecimento das técnicas de exame psicológico.
O psicólogo deve possuir conhecimento sobre o desenvolvimento humano.
Institucionalmente, o processo de psicodiagnóstico configura uma situação com papéis bem definidos e com um contrato no qual uma pessoa (paciente) pede que a ajudem, e outra (psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê- lo na medida de suas possibilidades. Neste contexto, não se constitui característica do psicodiagnóstico:
Utilização de técnicas de entrevista, técnicas projetivas e entrevista de devolução para alcançar seus objetivos.
A investigação de aspectos em particular, segundo a sintomatologia e as características da indicação (se houver).
Tempo de duração ilimitado.
Abranger aspectos do passado, presente e futuro da personalidade.
A descrição e compreensão da personalidade total do paciente ou do grupo familiar.
O Psicólogo inserido no trabalho de equipe multiprofissional, suscita discussões sobre como deve ser esse relacionamento. Há pelo menos dois olhares possíveis para quem trabalha nessa equipe. O primeiro como membro e o segundo como aquele que cuida dos cuidadores. Com base na situação descrita, para que o Psicólogo possa atuar de maneira eficaz, deve ainda:
I. Sensibilizar a equipe para os aspectos psicossociais que vêm favorecendo, impedindo ou dificultando a comunicação com seus pacientes.
II. Facilitar o intercâmbio entre diversos profissionais.
III. Coordenar as reuniões da equipe multiprofissional.
IV. Intervir nas ocorrências de desgastes, de forma que comprometa o envolvimento dos profissionais que atuam na assistência direta às pessoas.
V. No contexto hospitalar, focalizar sua atenção na doença, no paciente e em seus familiares.
Estão incorretas as alternativas I, II e V.
Somente a alternativa I está correta.
Estão corretas as alternativas I, II e IV.
Estão corretas todas as alternativas.
Estão corretas as alternativas I, III e V.
Sobre a origem e desenvolvimento da função simbólica da criança, é correto afirmar:
A criança, através de suas ações e de sua linguagem, representa seus esquemas e conceitos.
Os símbolos são signos, porém não o são objetivamente por uma relação de representação, mas de causalidade e contiguidade.
Os primeiros signos representativos (ou seja, os primeiros símbolos) aparecem em períodos intervalares longos, e se estendem por toda primeira infância.
A criança realiza originalmente suas primeiras ações simbólicas para representar objetos presentes.
Os símbolos são formas elaboradas de comunicar-se em primeiro lugar consigo mesmo e, em segundo, com os demais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...