Questões de Psicologia do ano 2004

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de assimilação se refere à tentativa, feita pelo sujeito, de solucionar uma determinada situação, utilizandoumaestruturamentaljáformada. Em outra situação, com um novo elemento, este processonãoseráeficiente,poisestasestruturassão inadequadaseinsuficientesparaestenovoelemento. O sujeito tentará então novas maneiras de agir, levando agora em consideração as propriedades específicas, isto é, irá modificar suas estruturas antigasparapoderdominarumanovasituação.Aeste processo de modificação d e estruturas antigas com vistasàsoluçãodeumnovoproblemadeajustamento, aumanovasituação,Piagetchamade:

  • A.

    adaptação;

  • B.

    esquema;

  • C.

    equilíbrio;

  • D.

    maturação;

  • E.

    acomodação.

Segundo a teoria psicanalítica, a fase de desenvolvimento típico do início da escolaridade formal ou da profissionalização, em todas as culturas do mundo, é:

  • A.

    a fase e di piana;

  • B.

    o período de latência;

  • C.

    a fase oral;

  • D.

    a fase fálica;

  • E.

    a fase genital.

De acordo com a visão psicanalítica, na fase anal a fantasia básica será ligada aos primeiros produtos, notadamente ao valor simbólico das fezes. Duas modalidadesderelaçãoserãoestabelecidasnestafase:

  • A.

    aprojeçãoeocontrole;

  • B.

    adivisãoearepressão;

  • C.

    aracionalizaçãoeanegação;

  • D.

    aformaçãoreativaeodeslocamento;

  • E.

    oisolamentoeacisão.

Aodiscutirsaberesfundamentaisàpráticaeducativocrítica, Paulo Freire afirma que não há docência sem discência.Nestesentido,paraele,ensinaré:

  • A.

    estruturarprogramasadequadosparatreinaroaluno;

  • B.

    elaborartécnicasparatransferirconhecimento;

  • C.

    criaraspossibilidadesparaproduçãodoconhecimento;

  • D.

    ensinarosconteúdospedagógicosobjetivamente;

  • E.

    reforçar os comportamentos necessários para a aprendizagem.

Paulo Freire afirma que a educação é um ato, especificamente humano, de intervenção no mundo. O conceito de educação como interversão, para este educador, refere-se tanto àquelaqueaspiraamudanças radicais na sociedade, no campo da economia, das relaçõeshumanas,dapropriedade,dodireitoaotrabalho, àterra,àeducação,àsaúde,quantoàque:

  • A.

    pretendeimobilizaraHistóriaemanteraordeminjusta;

  • B.

    propõeatacarossintomassemeliminarascausas;

  • C.

    pressupõe ensinar a defesa do interesse das classes dominantes;

  • D.

    defendeospreconceitosdeclasse,raçaereligião;

  • E.

    pretende impedir a mobilidade vertical das classes oprimidas.

Noperíododeoperaçõesconcretas,atendêncialúdica do pensamento, típica da idade do período anterior, é substituídapor:

  • A.

    umareaçãoadaptativa;

  • B.

    umaatitudereivindicativa;

  • C.

    umcomportamentoalienado;

  • D.

    ummododusoperandideterminado;

  • E.

    umaatitudecrítica.

Paraestudarosfenômenoshumanosquesedãocom relaçãoàestrutura,àdinâmica,àsfunçõeseaosobjetivos dainstituição,apsicologiainstitucional,segundoBleger, abarcaoconjuntode:

  • A.

    preceitoseregrasdecaráterpermanentedasinstituições criadaspelocorpodefuncionáriosdaaltadireção;

  • B.

    atitudesecomportamentosharmônicosrelacionadosaos conflitospermanentesnointeriordeumainstituição;

  • C.

    práticas institucionais voltadas para o controle das atividades produtivas pertinentes ao desenvolvimento econômico;

  • D.

    organismos de existência física concreta que têm permanênciaemalgumcampodaatividadehumana;

  • E.

    regras,crenças,hábitos,atividades,objetivosemeiosde determinadainstituição.

Segundo Piaget, no aspecto mental,esquema é a denominaçãodada

  • A.

    aoplanodeaçãoeducativa;

  • B.

    àestruturaunitáriabásica;

  • C.

    aoplanejamentodaestruturapsíquica;

  • D.

    àestruturagenético-cultural;

  • E.

    aoplanoestruturaldeaçãopsíquica.

Vigotsky denomina zona de desenvolvimento proximaladistânciaentre:

  • A.

    odesenvolvimentorealeodesenvolvimentodesejado;

  • B.

    o desenvolvimento possível e o desenvolvimento provável

  • C.

    odesenvolvimentorealeodesenvolvimentopotencial;

  • D.

    odesenvolvimentopotencialeodesenvolvimentovirtual;

  • E.

    o desenvolvimento eventual e o desenvolvimento provocado.

Noseuquestionamento sobre escolha profissional, BockpropõeumavisãodeHomemcomoumser:

  • A.

    psicofísico;

  • B.

    racionalista;

  • C.

    sócio-histórico;

  • D.

    especulativo-dedutivo;

  • E.

    volitivo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...