Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo de assimilação se refere à tentativa, feita pelo sujeito, de solucionar uma determinada situação, utilizandoumaestruturamentaljáformada. Em outra situação, com um novo elemento, este processonãoseráeficiente,poisestasestruturassão inadequadaseinsuficientesparaestenovoelemento. O sujeito tentará então novas maneiras de agir, levando agora em consideração as propriedades específicas, isto é, irá modificar suas estruturas antigasparapoderdominarumanovasituação.Aeste processo de modificação d e estruturas antigas com vistasàsoluçãodeumnovoproblemadeajustamento, aumanovasituação,Piagetchamade:
adaptação;
esquema;
equilíbrio;
maturação;
acomodação.
Segundo a teoria psicanalítica, a fase de desenvolvimento típico do início da escolaridade formal ou da profissionalização, em todas as culturas do mundo, é:
a fase e di piana;
o período de latência;
a fase oral;
a fase fálica;
a fase genital.
De acordo com a visão psicanalítica, na fase anal a fantasia básica será ligada aos primeiros produtos, notadamente ao valor simbólico das fezes. Duas modalidadesderelaçãoserãoestabelecidasnestafase:
aprojeçãoeocontrole;
adivisãoearepressão;
aracionalizaçãoeanegação;
aformaçãoreativaeodeslocamento;
oisolamentoeacisão.
Aodiscutirsaberesfundamentaisàpráticaeducativocrítica, Paulo Freire afirma que não há docência sem discência.Nestesentido,paraele,ensinaré:
estruturarprogramasadequadosparatreinaroaluno;
elaborartécnicasparatransferirconhecimento;
criaraspossibilidadesparaproduçãodoconhecimento;
ensinarosconteúdospedagógicosobjetivamente;
reforçar os comportamentos necessários para a aprendizagem.
Paulo Freire afirma que a educação é um ato, especificamente humano, de intervenção no mundo. O conceito de educação como interversão, para este educador, refere-se tanto àquelaqueaspiraamudanças radicais na sociedade, no campo da economia, das relaçõeshumanas,dapropriedade,dodireitoaotrabalho, àterra,àeducação,àsaúde,quantoàque:
pretendeimobilizaraHistóriaemanteraordeminjusta;
propõeatacarossintomassemeliminarascausas;
pressupõe ensinar a defesa do interesse das classes dominantes;
defendeospreconceitosdeclasse,raçaereligião;
pretende impedir a mobilidade vertical das classes oprimidas.
Noperíododeoperaçõesconcretas,atendêncialúdica do pensamento, típica da idade do período anterior, é substituídapor:
umareaçãoadaptativa;
umaatitudereivindicativa;
umcomportamentoalienado;
ummododusoperandideterminado;
umaatitudecrítica.
Paraestudarosfenômenoshumanosquesedãocom relaçãoàestrutura,àdinâmica,àsfunçõeseaosobjetivos dainstituição,apsicologiainstitucional,segundoBleger, abarcaoconjuntode:
preceitoseregrasdecaráterpermanentedasinstituições criadaspelocorpodefuncionáriosdaaltadireção;
atitudesecomportamentosharmônicosrelacionadosaos conflitospermanentesnointeriordeumainstituição;
práticas institucionais voltadas para o controle das atividades produtivas pertinentes ao desenvolvimento econômico;
organismos de existência física concreta que têm permanênciaemalgumcampodaatividadehumana;
regras,crenças,hábitos,atividades,objetivosemeiosde determinadainstituição.
Segundo Piaget, no aspecto mental,esquema é a denominaçãodada
aoplanodeaçãoeducativa;
àestruturaunitáriabásica;
aoplanejamentodaestruturapsíquica;
àestruturagenético-cultural;
aoplanoestruturaldeaçãopsíquica.
Vigotsky denomina zona de desenvolvimento proximaladistânciaentre:
odesenvolvimentorealeodesenvolvimentodesejado;
o desenvolvimento possível e o desenvolvimento provável
odesenvolvimentorealeodesenvolvimentopotencial;
odesenvolvimentopotencialeodesenvolvimentovirtual;
o desenvolvimento eventual e o desenvolvimento provocado.
Noseuquestionamento sobre escolha profissional, BockpropõeumavisãodeHomemcomoumser:
psicofísico;
racionalista;
sócio-histórico;
especulativo-dedutivo;
volitivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...