Questões de Psicologia do ano 2004

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Aorientaçãovocacional,segundoBock,constituise em algo mais do que um momento para a descobertadaprofissãoaseguir.Éumprocessoonde emergem conflitos, esteriótipos e preconceitos que devem ser trabalhados para sua superação: onde a desinformaçãoéenfrentadaepossíveiscaminhossão traçados;onde o autoconhecimento adquireo status dealgoqueseconstróinarelaçãocomooutro,enão comoalgoquesedáapartirdeumareflexãoisolada, descolada da realidade social, ou que se conquista através de um esforço pessoal. Desta maneira, a orientaçãovocacionalpodeserumtrabalhode:

  • A.

    abordagemclínica;

  • B.

    promoçãodesaúde;

  • C.

    prevenção;

  • D.

    visãopsicométrica;

  • E.

    aconselhamento.

Há características em comum em todas as tendências domovimentoinstitucionalista.Baremblit enuncia dois objetivos básicos que permeiam as diferentesescolas.Sãoeles:

  • A.

    auto-análiseeautogestão;

  • B.

    auto-análiseeintegração;

  • C.

    integraçãoeenquadramento;

  • D.

    autogestãoeintegração;

  • E.

    autogestãoeenquadramento.

SegundoBaremblit,atendênciapolíticatradicional quemaisseaproximadaspropostasinstitucionalistas éo:

  • A.

    integralismo;

  • B.

    liberalismo;

  • C.

    socialismo;

  • D.

    anarquismo;

  • E.

    comunismo.

SegundoBaremblit,omovimentoinstitucionalista reconheceduasgêneses:

  • A.

    histórico-social/conceitual;

  • B.

    materialistahistórica/governamental;

  • C.

    histórico-social/filosófica;

  • D.

    conceitual/governamental;

  • E.

    governamental/religiosa.

Vigotsky aponta que, essencialmente, todas as concepções correntes da relação entre desenvolvimento e aprendizado em crianças podem ser reduzidas a três grandes posições teóricas. A primeira centra-se no pressuposto de que os processos de desenvolvimento da criança são independentes do aprendizado. A segunda postula que aprendizado é desenvolvimento.Aterceiratenta superar osextremosdasoutras duas,simplesmente combinando-as.OstrabalhosdeJames,KofkaeBinet estãoligados,respectivamenteà:

  • A.

    primeira,segundaeterceiraabordagens;

  • B.

    terceira,segundaeprimeiraabordagens;

  • C.

    segunda,terceiraeprimeiraabordagens;

  • D.

    primeira,terceiraesegundaabordagens;

  • E.

    segunda,primeiraeterceiraabordagens.

OaspectomaisessencialdahipótesedeVigotsky sobre desenvolvimento e aprendizado é a noção de que:

  • A.

    osprocessos dedesenvolvimento coincidem comos processosdeaprendizado;

  • B.

    osprocessos dedesenvolvimentosãoindependentes doaprendizado;

  • C.

    o desenvolvimento é concebido como elaboração e substituiçãoderespostasinatas;

  • D.

    o processo de desenvolvimento progride de forma maislentaeatrásdoprocessodeaprendizado;

  • E.

    o processo de aprendizado progride de forma mais lentaeatrásdoprocessodedesenvolvimento.

Segundo Libâneo, na medida em que a ação docentesedáentreoindivíduoeasrealidadessociais, o papel preponderante do psicólogo educacional é o de:

  • A.

    propiciar o desenvolvimento harmonioso da individualidade em consonância comasexpectativas dasociedade;

  • B.

    analisarosproblemasdaescolaedaeducaçãoapartir decríticaideológico-política;

  • C.

    diagnosticarocomportamentodeprofessoresemsua interaçãosocialcomseusalunos

  • D.

    intervir em problemasdeajustamentodascriançasà escola;

  • E.

    fornecerapoionaleituradasrelaçõesentreoindividual eosociale,daí,paraopedagógicopropriamentedito.

Aodiscutiroprocessodesocialização naescola, Miranda apresenta a idéia de infância na visão de Ariès. Para este autor, a aprendizagem social vai deixandodeserealizaratravésdoconvíviodiretocom osadultos,sendosubstituídapelaeducaçãoescolar,a partirdofimdoséculo:

  • A.

    XVI;

  • B.

    XVII;

  • C.

    XVIII;

  • D.

    XIX;

  • E.

    XX.

Aintervençãodeumpsicólogonacorretacriação dascrianças ou na preparação de jovenspara a vida sexual ou afetivapertenceaocampodepsicoigiene. Segundo Bleger, estecampoestávinculadoà quinta etapadodesenvolvimentohistóricodahigienemental. Está-sefalandode:

  • A.

    reabilitaçãopsicológica;

  • B.

    diagnósticoprecoce;

  • C.

    prevençãopresuntiva;

  • D.

    promoçãodesaúde;

  • E.

    planoassistencial.

SegundoBleger,todososobjetivosdapsicologia institucional, os da tarefa e os da investigação, só podemserabarcadoscomautilizaçãodemétodo:

  • A.

    fenomenológico;

  • B.

    introspectivo;

  • C.

    comparativo;

  • D.

    experimental;

  • E.

    clínico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...