Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Aorientaçãovocacional,segundoBock,constituise em algo mais do que um momento para a descobertadaprofissãoaseguir.Éumprocessoonde emergem conflitos, esteriótipos e preconceitos que devem ser trabalhados para sua superação: onde a desinformaçãoéenfrentadaepossíveiscaminhossão traçados;onde o autoconhecimento adquireo status dealgoqueseconstróinarelaçãocomooutro,enão comoalgoquesedáapartirdeumareflexãoisolada, descolada da realidade social, ou que se conquista através de um esforço pessoal. Desta maneira, a orientaçãovocacionalpodeserumtrabalhode:
abordagemclínica;
promoçãodesaúde;
prevenção;
visãopsicométrica;
aconselhamento.
Há características em comum em todas as tendências domovimentoinstitucionalista.Baremblit enuncia dois objetivos básicos que permeiam as diferentesescolas.Sãoeles:
auto-análiseeautogestão;
auto-análiseeintegração;
integraçãoeenquadramento;
autogestãoeintegração;
autogestãoeenquadramento.
SegundoBaremblit,atendênciapolíticatradicional quemaisseaproximadaspropostasinstitucionalistas éo:
integralismo;
liberalismo;
socialismo;
anarquismo;
comunismo.
SegundoBaremblit,omovimentoinstitucionalista reconheceduasgêneses:
histórico-social/conceitual;
materialistahistórica/governamental;
histórico-social/filosófica;
conceitual/governamental;
governamental/religiosa.
Vigotsky aponta que, essencialmente, todas as concepções correntes da relação entre desenvolvimento e aprendizado em crianças podem ser reduzidas a três grandes posições teóricas. A primeira centra-se no pressuposto de que os processos de desenvolvimento da criança são independentes do aprendizado. A segunda postula que aprendizado é desenvolvimento.Aterceiratenta superar osextremosdasoutras duas,simplesmente combinando-as.OstrabalhosdeJames,KofkaeBinet estãoligados,respectivamenteà:
primeira,segundaeterceiraabordagens;
terceira,segundaeprimeiraabordagens;
segunda,terceiraeprimeiraabordagens;
primeira,terceiraesegundaabordagens;
segunda,primeiraeterceiraabordagens.
OaspectomaisessencialdahipótesedeVigotsky sobre desenvolvimento e aprendizado é a noção de que:
osprocessos dedesenvolvimento coincidem comos processosdeaprendizado;
osprocessos dedesenvolvimentosãoindependentes doaprendizado;
o desenvolvimento é concebido como elaboração e substituiçãoderespostasinatas;
o processo de desenvolvimento progride de forma maislentaeatrásdoprocessodeaprendizado;
o processo de aprendizado progride de forma mais lentaeatrásdoprocessodedesenvolvimento.
Segundo Libâneo, na medida em que a ação docentesedáentreoindivíduoeasrealidadessociais, o papel preponderante do psicólogo educacional é o de:
propiciar o desenvolvimento harmonioso da individualidade em consonância comasexpectativas dasociedade;
analisarosproblemasdaescolaedaeducaçãoapartir decríticaideológico-política;
diagnosticarocomportamentodeprofessoresemsua interaçãosocialcomseusalunos
intervir em problemasdeajustamentodascriançasà escola;
fornecerapoionaleituradasrelaçõesentreoindividual eosociale,daí,paraopedagógicopropriamentedito.
Aodiscutiroprocessodesocialização naescola, Miranda apresenta a idéia de infância na visão de Ariès. Para este autor, a aprendizagem social vai deixandodeserealizaratravésdoconvíviodiretocom osadultos,sendosubstituídapelaeducaçãoescolar,a partirdofimdoséculo:
XVI;
XVII;
XVIII;
XIX;
XX.
Aintervençãodeumpsicólogonacorretacriação dascrianças ou na preparação de jovenspara a vida sexual ou afetivapertenceaocampodepsicoigiene. Segundo Bleger, estecampoestávinculadoà quinta etapadodesenvolvimentohistóricodahigienemental. Está-sefalandode:
reabilitaçãopsicológica;
diagnósticoprecoce;
prevençãopresuntiva;
promoçãodesaúde;
planoassistencial.
SegundoBleger,todososobjetivosdapsicologia institucional, os da tarefa e os da investigação, só podemserabarcadoscomautilizaçãodemétodo:
fenomenológico;
introspectivo;
comparativo;
experimental;
clínico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...