Questões de Psicologia do ano 2004

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Existem inúmeras maneiras de encarar as carreiras, a relação entre elas e o ciclo de vida. Muitos teóricos baseiam sua análise dos fatos da carreira na teoria psicanalítica de Erik Erikson, que dividiu a vida da pessoa em oito estágios, quatro deles na infância e outros quatro na idade adulta. Em cada estágio, a pessoa deve

  • A.

    passar por uma série de crises pessoais no ambiente do trabalho para finalmente definir sua vocação profissional.

  • B.

    cumprir um número específico de experiências que o auxiliará a atingir competências nos níveis mais elevados.

  • C.

    completar com êxito uma "tarefa de desenvolvimento" para passar para o estágio seguinte.

  • D.

    administrar fontes de satisfação e de frustração que indicarão o melhor caminho para seguir a uma carreira profissional de sucesso.

  • E.

    criar cenários futuros para gerar um nível de satisfação presente que consiga instituir novos mecanismos de defesa, a fim de lidar com as dificuldades do cotidiano profissional e pessoal.

O treinamento de laboratório é uma forma de treinamento grupal usada principalmente para aumentar

  • A.

    as habilidades interpessoais.

  • B.

    o conhecimento técnico.

  • C.

    a habilidade de operar equipamentos.

  • D.

    a interface entre os objetivos organizacionais e os valores de cada grupo existente no mercado consumidor.

  • E.

    o distanciamento existente entre os diversos níveis de relação de poder numa organização informal.

A teoria de motivação no trabalho, acentua que o homo fober se caracteriza por dois tipos de necessidades diferentes e que afetam diretamente o comportamento humano. Essa teoria foi criada por

  • A.

    Kurt Lewin.

  • B.

    Maslow.

  • C.

    Carl Jung.

  • D.

    McGregor.

  • E.

    Herzberg.

F. Fiedler é reconhecido como o principal autor das teorias situacionais de liderança. Seu modelo de contingência aponta

  • A.

    2 variáveis básicas de situação.

  • B.

    3 variáveis básicas de situação.

  • C.

    4 variáveis básicas de situação.

  • D.

    5 variáveis básicas de situação.

  • E.

    6 variáveis básicas de situação.

Schmidt e Tannenbaum (1972) indicam quatro abordagens utilizáveis pelo líder de um grupo de trabalho e, também, pelos membros do grupo. Essas abordagens são:

  • A.

    monitoramento do conflito; exposição do conflito; fuga estratégica do conflito e reação pró-ativa conflitante.

  • B.

    ganha×ganha; perde×perde; perde×ganha e ganha×perde.

  • C.

    minimizar diferenças; conceder; desistir e reagir defensivamente.

  • D.

    evitar o conflito; reprimir o conflito; aguçar as divergências em conflito e transformar as diferenças em resolução de problemas.

  • E.

    argumentação; exploração; lidar com adversidades e administrar pressões psicológicas.

O método de avaliação de desempenho denominado Escalas Gráficas é baseado em

  • A.

    impulsionar a objetividade, não tendo nenhuma interferência subjetiva.

  • B.

    avaliação de desempenho das pessoas por meio de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento.

  • C.

    estabelecimento de objetivos a serem cumpridos pela empresa e acordados com as chefias, num período pré-definido.

  • D.

    uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho.

  • E.

    encontrar a melhor forma a fim de que o funcionário avaliado indique caminhos para o seu desenvolvimento profissional na empresa.

A cultura representa a maneira como a organização visualiza a si própria e a seu ambiente. Toda cultura organizacional se apresenta em três diferentes níveis:

  • A.

    situação, ação e resultados.

  • B.

    crenças, hábitos e processos.

  • C.

    artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.

  • D.

    conhecimentos adquiridos, práticas vivenciadas e percepções básicas.

  • E.

    crenças, resultados oferecidos e práticas vivenciadas.

A entrevista direta no processo de seleção é aquela

  • A.

    em que o candidato preenche um formulário com várias perguntas diretas e depois deve explicar as respostas que ofereceu a um entrevistador bem preparado para administrar essa técnica.

  • B.

    que oferece oportunidade para o candidato indicar seus conhecimentos e habilidades através de comprovação objetiva.

  • C.

    em que as perguntas são previamente elaboradas, dando senso de direção e entendimento tanto para o entrevistado como para o entrevistador.

  • D.

    que possui um roteiro preestabelecido, no qual o entrevistador faz perguntas padronizadas e previamente elaboradas.

  • E.

    que determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador.

Segundo Idalberto Chiavenato, de acordo com o tratamento, podemos distinguir três modelos de decisão sobre candidatos nos processos de seleção:

  • A.

    interna, externa e multidisciplinar.

  • B.

    apontamento, indicação e nivelação.

  • C.

    colocação, seleção e classificação.

  • D.

    local, global e apontamento.

  • E.

    indicação, nivelação e interna/externa.

A melhor maneira de conceituar seleção é representá-la como uma comparação entre duas variáveis:

  • A.

    o número de vagas existentes na empresa e o número de candidatos que manifestaram interesse pelas vagas disponíveis.

  • B.

    a necessidade de mão-de-obra do mercado e o número de vagas existentes na empresa.

  • C.

    a análise das descrições de cargos e a política salarial aplicada pela empresa.

  • D.

    o pacote de benefícios a ser oferecido pelo mercado e a análise das políticas de recursos humanos das empresas concorrentes.

  • E.

    os requisitos do cargo a ser preenchido e o perfil das características dos candidatos que se apresentam para disputá-lo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...