Questões de Psicologia do ano 2006

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Quanto aos incentivos ao emprego em mercado normal de trabalho, existe aquele que visa compensar as entidades empregadoras de pessoas deficientes, possibilitando seu acompanhamento e apoio no seu processo de integração socioprofissional, de adaptação ao processo produtivo da empresa e ao posto de trabalho. O subsídio é calculado com base nas despesas realizadas pela entidade empregadora com as ações compreendidas no investimento em pessoas com deficiência, incluindo nesse cálculo as remunerações do pessoal destacado para apoio. Esses incentivos constituem o subsídio de

  • A.

    compensação.

  • B.

    acolhimento personalizado.

  • C.

    eliminação de barreiras arquitetônicas.

  • D.

    adaptação de postos de trabalho.

As medidas ativas de apoio à integração profissional das pessoas com deficiência incluem

  • A.

    informação, avaliação e orientação profissional, proporcionando a tomada de decisões vocacionais adequadas. Sempre que, para o desempenho da atividade em determinado posto de trabalho, o candidato não tenha a preparação profissional mínima exigida, haverá lugar a um período de estágio não remunerado.

  • B.

    formação profissional, dotando de conhecimentos e capacidades necessários à obtenção de uma qualificação profissional que permita alcançar e manter um emprego e progredir profissionalmente no mercado normal de trabalho, as pessoas deficientes que revelem capacidade suficiente de interpretação e execução das normas exigidas no trabalho.

  • C.

    readaptação ao trabalho, proporcionando condições e processos de adaptação e compensação das suas limitações funcionais que possibilitem um mais fácil desempenho de tarefas a partir do aproveitamento da sua experiência profissional, às pessoas que tenham adquirido deficiência durante a sua vida profissional.

  • D.

    incentivos ao emprego em mercado normal de trabalho, compensando as entidades empregadoras do menor rendimento que as pessoas com deficiência possam apresentar durante o seu processo de adaptação ou readaptação ao trabalho em relação à média dos outros trabalhadores para a mesma categoria, percebendo uma remuneração inferior àquela auferida pelo trabalhador com capacidade normal.

As atividades de prevenção secundária voltadas para diminuir ou impedir a ocorrência de incapacidades e desvantagens às pessoas com deficiências, não incluem a

  • A.

    eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanas, garantindo acessibilidade nos transportes, nas ruas, no uso de equipamentos públicos, entre outros.

  • B.

    promoção do acesso ao trabalho, às instituições de ensino, saúde, lazer e cultura.

  • C.

    promoção de medidas junto à comunidade que visem à adoção de atitudes não discriminatórias em relação às pessoas com deficiências.

  • D.

    promoção de políticas de seguridade social, organização sindical e redução dos ritmos de produtividade impostos aos trabalhadores com deficiências.

Acerca dos planos de carreira e de sucessão, assinale a opção correta.

  • A.

    Planos de carreira, no sentido de garantia de promoções ao longo do tempo, com base no desenvolvimento técnico do profissional, hoje em dia, são os mais praticados pelas empresas que investem em seu capital intelectual.

  • B.

    Geralmente, a filosofia de gestão da empresa é conseqüência do estilo pessoal do seu principal executivo. Qualquer iniciativa na área de recursos humanos, no que diz respeito ao plano de sucessão, só prosperará se tiver a participação e aprovação irrestrita desse principal executivo.

  • C.

    O plano de sucessão é o antigo plano de carreira, em que o foco da atenção não é o futuro de cada profissional e, sim, o futuro da organização. O plano de sucessão pode ser considerado o verdadeiro planejamento estratégico de recursos humanos.

  • D.

    Com um plano de sucessão, a empresa oferece oportunidades para as pessoas conforme os talentos especiais de cada uma. Cada cargo na empresa é ocupado por um profissional que tenha talento e competência, mesmo que potencial, para se sair bem na execução das tarefas e responsabilidades do cargo, respeitando a área de origem de cada um.

Acerca da ênfase a ser dada a cada tipo de cargo durante sua revisão e descrição, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Nos cargos administrativos, a ênfase recai em tarefas, sobre as quais buscará se analisar o fluxo, o ciclo, a periodicidade e os prazos.

  • B.

    Nos cargos técnicos e especializados, para uma boa descrição, analisa-se o campo de conhecimento, o processo de trabalho e o objetivo da prestação do serviço.

  • C.

    Nos cargos operacionais, a ênfase recai na produtividade, buscando-se analisar a quantidade e a qualidade, os tipos de máquinas operadas e os tipos de materiais e ferramentas utilizados para a execução das tarefas.

  • D.

    Nos cargos gerenciais, procura-se analisar as responsabilidades do cargo em relação a estratégias, políticas, objetivos, planos de ação, responsabilidades por supervisão e controle.

Os indicadores genéricos que podem proporcionar uma avaliação dos resultados da seleção incluem

  • A.

    expectativa de que o novo empregado ajuste-se e integre-se às suas funções.

  • B.

    maior estabilidade do pessoal e conseqüente aumento do turnover.

  • C.

    maior produtividade pelo aumento da capacidade do pessoal e diminuição do rendimento durante o processo de adaptação ao cargo.

  • D.

    menores investimentos e esforços em treinamento, pela maior facilidade em aprender as tarefas do cargo.

Cláudio sempre exerceu sua função de técnico de produção com excelente nível de competência, sendo por isso promovido a gerente de produção, como reconhecimento pelo seu desempenho. Após assumir sua nova posição, visando ajustar sua equipe, solicitou por várias vezes ao DRH a realização de processos seletivos, determinando a demissão dos novos empregados ao menor deslize deles. Iniciou então um procedimento de recrutamento interno, que resultou na demissão de antigos empregados, que, ao passarem pela área de produção, eram demitidos, e, em dois casos, os próprios empregados pediram para sair, alegando a rispidez de Cláudio no trato com a equipe. A diretoria, informada pelo relatório mensal de rotatividade de pessoal na empresa, solicitou ao DRH uma avaliação sobre as possíveis causas do alto turnover no setor gerenciado por Cláudio, desde a sua promoção.

Acerca da situação hipotética acima, assinale a opção que apresenta uma possível causa para o turnover descrito.

  • A.

    Com o objetivo de trazer novas pessoas para a equipe, Cláudio buscou renovar e enriquecer seu setor com novas experiências e competências, porém percebeu o alto custo com anúncios e que essa modalidade era mais insegura e demorada que o recrutamento interno.

  • B.

    Cláudio optou pelo recrutamento interno por ser mais econômico para a empresa, mais rápido, mais seguro, e por ser fonte de motivação para os empregados. Porém, provavelmente, desconhece que iniciou uma situação de conflito de interesses entre os candidatos internos.

  • C.

    Cláudio pode ter sido vítima de um processo seletivo equivocado. Ele deveria ter optado por um recrutamento misto, priorizando o recrutamento interno, oferecendo aos próprios empregados a disputa das oportunidades existentes.

  • D.

    Ao ser promovido a gerente de produção, Cláudio pode ter sido vítima do “princípio de Peter”, segundo o qual todos têm um nível de incompetência, sendo provável que o fato de ser um excelente técnico não garante que Cláudio apresente habilidades para gerente.

É estruturada sob a ótica da ergonomia e da organização do trabalho, com uma visão integral do trabalhador, considerandoo como um ser independente física e mentalmente, estruturando e prevendo todas as conseqüências de trabalho impostas à saúde e integridade do trabalhador, proporcionando-lhe qualidade de vida dentro e fora da empresa.

O texto acima se refere à(s)

  • A.

    Comissão de Estudos do Trabalho (CET).

  • B.

    Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

  • C.

    Norma Regulamentadora (NR-5).

  • D.

    Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Após a conclusão sobre o resultado do processo seletivo, a psicóloga coordenadora do setor de pessoal enviou para o responsável pela divulgação o nome do candidato X como o escolhido para assumir o cargo. Esse candidato, ao saber da sua aprovação, organizou, imediatamente, entre os amigos, uma comemoração pelo seu sucesso no difícil processo que durara duas semanas de avaliação, com cinco etapas eliminatórias. Logo em seguida, a coordenadora percebeu que cometeu um erro: no resultado final, o candidato X deveria ter sido desclassificado.

Acerca das providências a serem tomadas para resolver o problema acima descrito, assinale a opção correta.

  • A.

    A coordenadora poderá considerar que o candidato X, tendo chegado à última etapa do processo seletivo, tem o direito de ser admitido com ressalva, devendo ser reavaliado no período máximo de três meses. Com essa providência, ela resguardará sua imagem de líder e manifestará sua segurança para decidir e assumir riscos.

  • B.

    Baseada na premissa de que errar é humano, a coordenadora poderá empenhar-se em corrigir seu erro, convocando o candidato X para uma entrevista individual, tratando com objetividade e clareza do seu equívoco. Com essa providência, ela demonstrará sua dominância e sua capacidade de confrontação, ao ser assertiva, franca e diplomática.

  • C.

    Preocupada com os efeitos de seu erro para o candidato X, a coordenadora poderá decidir por não relatar seu equívoco, zelando pela imagem que ficará da instituição para o público, mas deverá realizar uma supervisão próxima do candidato durante os primeiros meses de seu exercício no cargo. Com essa providência evitará a exposição da empresa.

  • D.

    A coordenadora com equilíbrio consegue entender que seu equívoco diz respeito a algo de seu próprio inconsciente manifestando a escolha dela para o cargo. Com esta providência, estará mostrando que pondera suas ações e aplica mudanças considerando todas as implicações do fato.

Visa estabelecer um modelo explícito e legível para o trabalho do operador. Constitui excelente suporte para projetos, desenvolvimento e testes de sistemas de trabalho. Fornece uma linguagem operacional que facilita a localização de informações, possibilita a distinção entre procedimentos e conceitos. Subsidia o treinamento, além de propiciar a redefinição do trabalho.

O texto acima se refere ao conceito de

  • A.

    tarefa.

  • B.

    ergonomia.

  • C.

    análise de tarefa.

  • D.

    desenho de cargos.

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