Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O desempenho das organizações depende, entre outros fatores, do desempenho de grupos e equipes de trabalho. Com relação a grupos e equipes, julgue os itens subseqüentes.
O desenvolvimento de grupos segue um modelo padronizado de seqüências específicas no seu processo evolutivo, em que se verificam cinco estágios: formação, tempestade, normatização, desempenho e suspensão.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O desempenho das organizações depende, entre outros fatores, do desempenho de grupos e equipes de trabalho. Com relação a grupos e equipes, julgue os itens subseqüentes.
O comportamento das pessoas em grupo é coerente com seu comportamento individual, o que significa que o comportamento grupal equivale à soma dos comportamentos dos seus componentes. Na prática, as pessoas agem da mesma maneira quando se encontram sozinhas em uma determinada situação ou quando estão em grupo.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O desempenho das organizações depende, entre outros fatores, do desempenho de grupos e equipes de trabalho. Com relação a grupos e equipes, julgue os itens subseqüentes.
Grupo pode ser conceituado como um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem durante um período relativamente longo para se atingirem determinados objetivos. Considera-se que um conjunto de pessoas se caracterizará mais fortemente como grupo quanto menor for o número de membros, quanto maior for a interação entre os membros, quanto maior for a sua história e quanto maior for a perspectiva de futuro compartilhado.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As organizações são sistemas de ampla abrangência de atuação e com diferentes níveis de complexidade. Os produtos ou resultados organizacionais podem ser investigados e avaliados considerando-se os processos que se desenvolvem nos âmbitos individual, grupal, organizacional e contextual. Considerando as características desses processos, julgue os itens a seguir.
As organizações são compreendidas como unidades que atuam de forma independente do seu contexto. Os estudos sobre o âmbito contextual têm demonstrado que mudanças tecnológicas, políticas e econômicas não afetam as organizações.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As organizações são sistemas de ampla abrangência de atuação e com diferentes níveis de complexidade. Os produtos ou resultados organizacionais podem ser investigados e avaliados considerando-se os processos que se desenvolvem nos âmbitos individual, grupal, organizacional e contextual. Considerando as características desses processos, julgue os itens a seguir.
No âmbito grupal, são consideradas as dinâmicas dos grupos e das equipes no contexto de trabalho, incluindo-se elementos como estilos de liderança, processos de comunicação, conflitos. Esses fatores interagem com os fatores individuais na determinação, por exemplo, da qualidade do desempenho e da satisfação.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As organizações são sistemas de ampla abrangência de atuação e com diferentes níveis de complexidade. Os produtos ou resultados organizacionais podem ser investigados e avaliados considerando-se os processos que se desenvolvem nos âmbitos individual, grupal, organizacional e contextual. Considerando as características desses processos, julgue os itens a seguir.
O âmbito individual está relacionado às características que diferenciam as pessoas com relação a personalidade, atitudes, valores, crenças, aptidões, habilidades e competências.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A competência em realizar pesquisas permite a compreensão de diferentes fenômenos. Com relação à pesquisa no contexto organizacional, julgue os itens a seguir.
Devido à natureza do fenômeno e do contexto, nas pesquisas em psicologia organizacional e do trabalho, o delineamento experimental é o método mais adotado no Brasil, como forma de se garantir controle na pesquisa.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A competência em realizar pesquisas permite a compreensão de diferentes fenômenos. Com relação à pesquisa no contexto organizacional, julgue os itens a seguir.
Nas pesquisas realizadas em psicologia organizacional que buscam a objetividade na coleta e no tratamento dos dados, sustenta-se a objetividade por meio da intersubjetividade. Isso significa que o processo de investigação deve garantir que os processos subjetivos levarão a dados equivalentes por diferentes pessoas envolvidas na pesquisa.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A competência em realizar pesquisas permite a compreensão de diferentes fenômenos. Com relação à pesquisa no contexto organizacional, julgue os itens a seguir.
Na produção de conhecimento em psicologia organizacional e do trabalho, a escolha da abordagem (quantitativa ou qualitativa) é central no processo de pesquisa, pois essas abordagens são excludentes.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A competência em realizar pesquisas permite a compreensão de diferentes fenômenos. Com relação à pesquisa no contexto organizacional, julgue os itens a seguir.
No delineamento não-experimental adotado em psicologia organizacional e do trabalho, não é possível ter controle sobre as variáveis nem, tampouco, controle sobre a amostra. Duas formas de pesquisa não-experimental comuns em organizações são a avaliação sistemática e a observação naturalística.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...