Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens, relativos a organização e condições de trabalho.
O processo de comunicação pode ser compreendido a partir dos seguintes elementos: fonte de comunicação, codificação, mensagem, canal, decodificação, receptor e retorno. Desses, a decodificação é o único que pode ser fonte de distorção, o que explica por que a mensagem decodificada pelo receptor raramente é exata.
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Julgue os seguintes itens, relativos a organização e condições de trabalho.
A análise de tarefas é essencial para a compreensão do cargo e serve como instrumento para outras práticas do psicólogo organizacional, como recrutamento e seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho.
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Julgue os seguintes itens, relativos a organização e condições de trabalho.
Os agentes estressores, como, por exemplo, o ruído, estão relacionados exclusivamente aos aspectos físicos do trabalho. Erro comum é considerar aspectos relacionados à organização e ao conteúdo do trabalho, como sobrecarga de trabalho, conflitos e ambigüidade de papel, possíveis estressores.
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Julgue os seguintes itens, relativos a organização e condições de trabalho.
As condições ambientais ruído, temperatura, vibração, iluminação e poluição têm sido classicamente apontadas como estressores produzidos no ambiente de trabalho.
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Julgue os seguintes itens, relativos a organização e condições de trabalho.
No mundo do trabalho, a prescrição de regras, procedimentos e rotinas é habitual. Mesmo sob a égide dessas regras, os comportamentos dos trabalhadores na situação de trabalho evidenciam um grande número de ações imprevistas ou reconstruídas. Essa diferença entre o trabalho prescrito e o trabalho real é um elemento relevante para a compreensão das gestões do trabalho e da conduta das pessoas nas situações laborais.
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Julgue os seguintes itens, relativos a organização e condições de trabalho.
Os pressupostos da OCT, no âmbito de gestão do trabalho, não estão presentes em instituições contemporâneas (públicas ou privadas), haja vista sua circunscrição temporal e sua substituição por novas formas de gestão mais preocupadas com a saúde e o bem-estar do trabalhador.
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Julgue os seguintes itens, relativos a organização e condições de trabalho.
A organização científica do trabalho (OCT), concebida por Taylor, não foi a precursora da divisão do trabalho, mas a institucionalizou em uma dupla divisão social: uma horizontal, parcelamento de tarefas, e uma vertical, cisão entre a concepção e a execução.
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O desempenho das organizações depende, entre outros fatores, do desempenho de grupos e equipes de trabalho. Com relação a grupos e equipes, julgue os itens subseqüentes.
A diversidade em equipes (heterogeneidade) oferece novas perspectivas para diferentes questões, facilitando a resolução de problemas e a geração de novas idéias, aumentando a criatividade, tornando mais fácil a tarefa de unificar a equipe e impactando positivamente a obtenção de acordos.
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O desempenho das organizações depende, entre outros fatores, do desempenho de grupos e equipes de trabalho. Com relação a grupos e equipes, julgue os itens subseqüentes.
Para um desempenho ótimo de uma equipe, a confiança entre seus membros no tocante à competência é o aspecto mais importante. Outros elementos, como confiança na integridade, na lealdade e na abertura para compartilhar idéias, não são vistos como impactantes no desempenho.
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O desempenho das organizações depende, entre outros fatores, do desempenho de grupos e equipes de trabalho. Com relação a grupos e equipes, julgue os itens subseqüentes.
Os grupos de trabalho e as equipes de trabalho diferem em razão da maneira como se organizam. Nesse sentido, os grupos se organizam de forma a estabelecer um esforço coordenado, que gera sinergia positiva, em que o desempenho do grupo é maior que a soma dos desempenhos individuais, organizando-se a equipe em torno de um objetivo comum, cujo foco não é o trabalho coletivo ou o esforço comum.
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