Questões de Psicologia do ano 2006

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O Capítulo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente trata do direito à educação, cultura, esporte e lazer, assegurando ao adolescente

  • A.

    o dever de respeitar os educadores

  • B.

    o direito de não respeitar os educadores.

  • C.

    o direito de brincar com os educadores, assim garantindo o espaço lúdico do adolescente.

  • D.

    o direito de ser respeitado por seus educadores.

Sobre os valores culturais no processo educacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente, determina que

  • A.

    no processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social do adolescente, mas não deixando de trazer, aos mesmos, os valores culturais intrínsecos à família.

  • B.

    o processo educacional não deve respeitar os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social do adolescente, para, assim, desenvolver neles a idéia de limite.

  • C.

    o processo educacional deve respeitar apenas os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social no qual está inserido o adolescente, não dando margem para confusão de valores.

  • D.

    no processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

Em geral, os alunos de um CEFET são bastante jovens, constituindo uma clientela adolescente significativa. Essa clientela requer um manejo especial. Em algumas visões, a adolescência é um estado de espírito; em outras, a adolescência hoje se prolongaria até os 25 anos de idade; finalmente, ainda em outras visões, se é adulto já a partir dos 16 anos. No entanto, para o Estatuto da Criança e do Adolescente, a adolescência vai até

  • A.

    os 18 anos.

  • B.

    os 21 anos.

  • C.

    os 15 anos.

  • D.

    o Estatuto da Criança e do Adolescente não delimita o período que compreenderia a adolescência.

Considerando-se a relação entre os gêneros, observe a seguinte situação: "O Sr. BC, primo da Sra. ML, realizou um conjunto de atitudes de conotação sexual com ela, ou seja, disse frases sedutoras, beijou-a, alisou-a nas costas etc., sendo que, para tanto, se apoiou na relação hierárquica profissional que mantinha com esta e que lhe era favorável. Com medo, em função de sua condição econômica, a Sra. ML, constrangida, manteve relação sexual com o Sr. BC". Dias depois, ela pediu ajuda a uma Psicóloga, pois se sentia violentada e desejava saber de que tipo de violência tinha sido vítima. Assinale a alternativa que identifica corretamente a resposta dada pela Psicóloga à Sra. ML.

  • A.

    Estupro.

  • B.

    Assédio Moral

  • C.

    Assédio Sexual

  • D.

    Abuso Incestuoso.

  • E.

    Sexo Forçado.

Ainda que a lei seja universal, o projeto PAI-PJ, através da intervenção interdisciplinar, propõe a individualização na aplicação da medida judicial a pacientes portadores de doença mental e o acolhimento desses pacientes com o objetivo de:

  • A. construir junto com o paciente as possibilidades de "pagar pelo que fez", através de medidas judiciais cabíveis.
  • B. permitir o reconhecimento da culpa por parte do paciente e possibilitar a assunção da culpa e a reparação.
  • C. reconstruir junto com o paciente, as causas e a motivação para a realização do crime, e assim, recordar, repetir e elaborar a situação.
  • D. construir o crime através da linguagem: através da palavra, há a possibilida-de de se refazer o ato, de produzir um sentido em que o paciente se respon-sabilize.

Julgue os próximos itens, referentes ao exercício do psicólogo em uma perícia forense.

Na área de direito da família, em casos de maus-tratos, guarda de filhos e interdições, a perícia ocorre somente quando se esgotam os recursos de acordos entre as partes, ou quando é necessária a avaliação de competências específicas. Em caso de guarda dos filhos, é indicada a permanência dos filhos menores com o genitor que exerce o papel de guardião maternalizante, papel que, muitas vezes, não é exercido pela mãe.

  • C. Certo
  • E. Errado

O tratamento para a infecção pelo HIV, a terapia anti-retroviral, é recomendado quando a contagem dos linfócitos 3 3 CD4+ mostra-se menor que 500 células/mm ou com carga viral acima de 30.000 cópias/mm . Considerando que um paciente se enquadra nessa situação, e que é necessário prepará-lo para aderir ao tratamento, assinale a alternativa incorreta quanto ao procedimento do profissional de saúde.

  • A.

    Identificar as concepções corretas do paciente sobre o tratamento e desconsiderar as errôneas, evitando, assim, o estabelecimento de idéias conflituosas e ansiogênicas.

  • B. Avaliar o nível de compreensão das instruções para saber se o paciente realmente compreendeu os procedimentos e sua execução. É importante simplificar o esquema do tratamento, subdividindo-o para torná-lo mais compreensível.
  • C.

    Oferecer uma atenção contínua e personalizada com retornos programados.

  • D.

    Identificar as dúvidas do paciente sobre a eficácia do tratamento e sua autopercepção para cumpri-lo

  • E.

    Dar informações claras e que evitem os jargões técnicos e, quando necessário, recorrer a auxílios mnemônicos, esquemas, analogias etc.

Considerando o processo de hospitalização e a perspectiva da morte, observe as afirmações abaixo.

I. Promover o cuidado paliativo é contribuir para a qualidade de vida e morte do paciente, mediante ações, como o alívio da dor e outros sintomas, e/ou oferecer um sistema de apoio que o ajude, conforme seu desejo ou necessidade, a adiar ou apressar sua morte.

II. Os pacientes, muitas vezes, vivenciam o medo da dependência, ou seja, o estado emocional decorrente da ameaça de perda gradativa de sua autonomia física, psíquica e social imposta pela doença e morte.

III. O enfermo vivencia uma dor que é multidimensional: física (lesões concretas), psíquica (tristeza, raiva etc.), social (isolamento, rejeição etc.) e espiritual (incerteza diante do pós-morte, culpabilização diante de Deus etc.).

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas

  • D.

    I, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Em relação ao processo de hospitalização, considere as seguintes afirmativas:

I - A maneira como um paciente se adapta à experiência hospitalar depende de uma variedade de fatores, incluindo a natureza o problema de saúde, a idade do paciente, a presença de apoio emocional e o estilo cognitivo e as estratégias de enfrentamento.

II - Psicólogos da saúde têm verificado de forma consistente que, quanto mais os pacientes se preocupam em atribuir a culpa por suas doenças e outros eventos traumáticos a si mesmos ou outras pessoas, pior é sua adaptação emocional à situação de internação hospitalar.

III - O quanto uma pessoa se adapta à hospitalização e ao tratamento médico depende de o paciente tender a contar mais com um enfrentamento focalizado no problema ou na emoção.

IV - O enfrentamento focalizado no problema envolve esforços para mudar determinado aspecto do estressor ao passo que o enfrentamento focalizado na emoção envolve pensamentos e ações para manejar as emoções perturbadoras que surgem dos encontros estressantes.

São corretas

  • A.

    apenas I e II

  • B.

    apenas I, III e IV

  • C.

    I, II, III e IV

  • D.

    apenas II, III e IV

A literatura indica que o modelo de aconselhamento no campo da promoção de saúde baseia-se, principalmente, no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento − MT, tendo sido já adotado como referência por instituições brasileiras relevantes na área, como o Instituto Nacional do Câncer − INCA. O MT propõe-se a orientar a mudança de comportamento e

  • A. indica dez estágios de mudança, que se referem ao grau de consciência da gravidade da prática do tabagismo.
  • B. auxilia a realização de um balanço decisório em 8 fases, escalonadas da tarefa mais difícil à mais simples.
  • C. indica seis estágios de transição entre a tomada de decisão e o início do projeto de mudança.
  • D. apresenta uma relação de condutas a serem apresentadas pela pessoa que necessita uma mudança de comportamento.
  • E. indica cinco estágios de mudança, que referem-se ao grau de motivação que uma pessoa tem para realizar uma mudança de comportamento.
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