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Psicologia - Psicologia Jurídica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O Capítulo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente trata do direito à educação, cultura, esporte e lazer, assegurando ao adolescente
o dever de respeitar os educadores
o direito de não respeitar os educadores.
o direito de brincar com os educadores, assim garantindo o espaço lúdico do adolescente.
o direito de ser respeitado por seus educadores.
Psicologia - Psicologia Jurídica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre os valores culturais no processo educacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente, determina que
no processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social do adolescente, mas não deixando de trazer, aos mesmos, os valores culturais intrínsecos à família.
o processo educacional não deve respeitar os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social do adolescente, para, assim, desenvolver neles a idéia de limite.
o processo educacional deve respeitar apenas os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social no qual está inserido o adolescente, não dando margem para confusão de valores.
no processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.
Psicologia - Psicologia Jurídica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Em geral, os alunos de um CEFET são bastante jovens, constituindo uma clientela adolescente significativa. Essa clientela requer um manejo especial. Em algumas visões, a adolescência é um estado de espírito; em outras, a adolescência hoje se prolongaria até os 25 anos de idade; finalmente, ainda em outras visões, se é adulto já a partir dos 16 anos. No entanto, para o Estatuto da Criança e do Adolescente, a adolescência vai até
os 18 anos.
os 21 anos.
os 15 anos.
o Estatuto da Criança e do Adolescente não delimita o período que compreenderia a adolescência.
Considerando-se a relação entre os gêneros, observe a seguinte situação: "O Sr. BC, primo da Sra. ML, realizou um conjunto de atitudes de conotação sexual com ela, ou seja, disse frases sedutoras, beijou-a, alisou-a nas costas etc., sendo que, para tanto, se apoiou na relação hierárquica profissional que mantinha com esta e que lhe era favorável. Com medo, em função de sua condição econômica, a Sra. ML, constrangida, manteve relação sexual com o Sr. BC". Dias depois, ela pediu ajuda a uma Psicóloga, pois se sentia violentada e desejava saber de que tipo de violência tinha sido vítima. Assinale a alternativa que identifica corretamente a resposta dada pela Psicóloga à Sra. ML.
Estupro.
Assédio Moral
Assédio Sexual
Abuso Incestuoso.
Sexo Forçado.
Ainda que a lei seja universal, o projeto PAI-PJ, através da intervenção interdisciplinar, propõe a individualização na aplicação da medida judicial a pacientes portadores de doença mental e o acolhimento desses pacientes com o objetivo de:
Julgue os próximos itens, referentes ao exercício do psicólogo em uma perícia forense.
Na área de direito da família, em casos de maus-tratos, guarda de filhos e interdições, a perícia ocorre somente quando se esgotam os recursos de acordos entre as partes, ou quando é necessária a avaliação de competências específicas. Em caso de guarda dos filhos, é indicada a permanência dos filhos menores com o genitor que exerce o papel de guardião maternalizante, papel que, muitas vezes, não é exercido pela mãe.
O tratamento para a infecção pelo HIV, a terapia anti-retroviral, é recomendado quando a contagem dos linfócitos 3 3 CD4+ mostra-se menor que 500 células/mm ou com carga viral acima de 30.000 cópias/mm . Considerando que um paciente se enquadra nessa situação, e que é necessário prepará-lo para aderir ao tratamento, assinale a alternativa incorreta quanto ao procedimento do profissional de saúde.
Identificar as concepções corretas do paciente sobre o tratamento e desconsiderar as errôneas, evitando, assim, o estabelecimento de idéias conflituosas e ansiogênicas.
Oferecer uma atenção contínua e personalizada com retornos programados.
Identificar as dúvidas do paciente sobre a eficácia do tratamento e sua autopercepção para cumpri-lo
Dar informações claras e que evitem os jargões técnicos e, quando necessário, recorrer a auxílios mnemônicos, esquemas, analogias etc.
Considerando o processo de hospitalização e a perspectiva da morte, observe as afirmações abaixo.
I. Promover o cuidado paliativo é contribuir para a qualidade de vida e morte do paciente, mediante ações, como o alívio da dor e outros sintomas, e/ou oferecer um sistema de apoio que o ajude, conforme seu desejo ou necessidade, a adiar ou apressar sua morte.
II. Os pacientes, muitas vezes, vivenciam o medo da dependência, ou seja, o estado emocional decorrente da ameaça de perda gradativa de sua autonomia física, psíquica e social imposta pela doença e morte.
III. O enfermo vivencia uma dor que é multidimensional: física (lesões concretas), psíquica (tristeza, raiva etc.), social (isolamento, rejeição etc.) e espiritual (incerteza diante do pós-morte, culpabilização diante de Deus etc.).
Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas
I, apenas.
I, II e III.
Em relação ao processo de hospitalização, considere as seguintes afirmativas:
I - A maneira como um paciente se adapta à experiência hospitalar depende de uma variedade de fatores, incluindo a natureza o problema de saúde, a idade do paciente, a presença de apoio emocional e o estilo cognitivo e as estratégias de enfrentamento.
II - Psicólogos da saúde têm verificado de forma consistente que, quanto mais os pacientes se preocupam em atribuir a culpa por suas doenças e outros eventos traumáticos a si mesmos ou outras pessoas, pior é sua adaptação emocional à situação de internação hospitalar.
III - O quanto uma pessoa se adapta à hospitalização e ao tratamento médico depende de o paciente tender a contar mais com um enfrentamento focalizado no problema ou na emoção.
IV - O enfrentamento focalizado no problema envolve esforços para mudar determinado aspecto do estressor ao passo que o enfrentamento focalizado na emoção envolve pensamentos e ações para manejar as emoções perturbadoras que surgem dos encontros estressantes.
São corretas
apenas I e II
apenas I, III e IV
I, II, III e IV
apenas II, III e IV
A literatura indica que o modelo de aconselhamento no campo da promoção de saúde baseia-se, principalmente, no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento − MT, tendo sido já adotado como referência por instituições brasileiras relevantes na área, como o Instituto Nacional do Câncer − INCA. O MT propõe-se a orientar a mudança de comportamento e
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